Mariza Souza relata sua participação no Ecomotion Pro com a equipe Brasil 500 Anos Quimera

Por Mariza Helena de Araújo Souza - 23 Nov 2007 - 20h28

Com menos de 1 ano na Corrida de Aventura com a Equipe Yak's, para minha surpresa e do meu treinador Roberto Chiari, recebi o convite irrecusável do meu amigo Cadu (Carlos Eduardo) da Equipe Brasil 500 Anos Quimera para participar do Ecomotion/Pro 2007. Isso aconteceu no início de agosto, apenas como uma cogitação. Logo após a Chauás na Chapada dos Veadeiros, corrida a qual participei com a Equipe Forrest Gump, recebi a ligação do Cadu: "Marizinha, infelizmente você terá que gastar toda sua energia no Ecomotion/Pro"; assim foi a confirmação do convite.

A partir daí iniciaram os preparativos e os treinamentos específicos se intensificaram. Meu parceiro de treinos, amigo e companheiro de corridas Cagui (Carlos Guilherme), o qual iria participar conosco, machucou a menos de 2 semanas do evento e foi substituído pelo Ricardo Vovô (que aproveitaria a prova para comemorar seu aniversário de 60 anos!). Os dias começaram a parecer curtos, trabalho, família, treinos, compras de equipamentos, roupas, alimentação etc... Apesar da espectativa de como seria correr com 3 atletas pela primeira vez e ainda em minha primeira prova com mais de 200km, o tempo inteiro me mantive confiante de que tudo daria certo.

Após toda preparação e conferência de equipamentos, roupas e alimentação, chegou o momento de partir para Búzios/RJ. Fomos recepcionados pela equipe de organização do Ecomotion com brindes, conferência de equipamentos obrigatórios, fotos e almoço de confraternização (onde ocorreu a troca de camisas), tudo isso sob um clima de muita descontração e aventura.

Na noite de sábado (20/10/07) foi o momento de sabermos qual seria nosso destino nos próximos dias, recebemos os mapas e para nossa surpresa, o briefing só seria realizado no domingo (21/10) pela manhã. A tarde seguimos para o Rio de Janeiro, na Urca, onde foi a largada.

Após atraso de 2h, finalmente às 23h largamos em grande estilo, de caiaque pela Baía de Guanabara, por onde remamos a noite inteira até que a maré começou a baixar e atolamos no mangue. Esse foi um momento para mim de muita diversão (risos), entrei no clima de "brincadeira de criança na lama" e empurramos por um bom tempo os caiaques até que vimos outras equipes chegando e atolando em locais diferentes... Seria inútil continuarmos empurrando, por isso resolvemos esperar a maré subir enquanto isso tiramos um cochilo nos caiaques. Assim que percebemos o nível da água subir, retomamos o "reboque" dos caiaques rumo ao rio o qual subimos até o ponto de transição para Bike. Ufa!! Chegamos lameados, mas inteiros!

Trocamos as roupas e iniciamos um pedal maravilhoso com trechos em estradas de terra, single track, "carrega bike", down hills deliciosos e muita aventura. Ao final da bike encontramos com nosso apoio e COMIDA!!! Bom demais!!! Seguimos para o trecho de trekking que foi a travessia Teresópolis/Petrópolis pelo Parque da Serra dos Orgãos - local de belezas naturais deslumbrantes - muita mata fechada, pedras enormes, riachos de águas cristalinas e campos dignos de imagens cinematográficas. Após esta travessia foi momento de subirmos nas bikes novamente e partimos para mais um trecho de pedal duro, subidas e frio acompanhado de muito sono, porém o alto astral estava sempre presente e a sintonia da equipe sob total controle. A aventura estava cada vez melhor!

Após 2 horas de sono obrigatório, passamos para trekking desta vez pelo Parque Estadual dos Três Picos. Novamente foi hora do recreio e demos boas gargalhadas durante a belíssima e técnica descida dentro da mata com direito a longos trechos de "esqui-bunda", de novo na lama.

Depois deste longo trekking estávamos outra vez nas bikes pra enfrentar subidas e descidas sob uma chuva constante atravessando inclusive a Serra da Sibéria, onde descobrimos que o nome não foi dado ao acaso: era congelante.

Após uma rápida transição em São Pedro da Aldeia, saimos para o último trekking da prova, também longo, frio e em mata fechada. Após algumas horas de progressão lenta, chegamos ao consenso de que seria melhor dormir e seguirmos de manhã, pois não seria possível chegar no próximo PC antes do último corte. Assim ficamos "impedidos" de realizar uma parte da prova, mas isso não abalou nossa equipe, continuamos firmes e realizamos todo restante de percurso que nos foi permitido com muita alegria, descontração e diversão...

Já que por motivo de segurança a organização estabeleceu uma "Dark Zone" e teriamos uma relargada para o último trecho de remo (26Km) somente as 05h de sábado, aproveitei e fiz uma passada estratégica no Salão da Tina, em Barra de São João, para fazer minhas unhas (pé e mão) (risos).

Essa foi uma verdadeira Corrida de Aventura, ficam as experiências adquiridas e as lembranças de momentos deliciosos juntamente com meus companheiros e hoje grandes amigos - Adriano, Cadu e Vô! E que o Ecomotion/Pro de 2008 supere o de 2007, se possível, certamente estarei presente.

PARABÉNS a todos os atletas que encararam este desafio e foram até onde Deus permitiu.
Grande abraço!
Mariza Helena de Araújo Souza (Marizinha)"

Site da equipe:
www.brasil500anosquimera.blogspot.com

Mariza Helena de Araújo Souza
Por Mariza Helena de Araújo Souza
23 Nov 2007 - 20h28 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais