Segunda etapa do Circuito Carioca Adventure

Por Wladimir Togumi - 27 Dez 2002 - 02h14

A segunda etapa do Carioca Adventure promete! Será uma legítima expedição! Uma prova dinâmica e divertida, cruzando estradas de terras, trilhas, córregos e muitos rios encachoeirados num cenário belíssimo. Os atletas irão percorrer cerca de 60 km em etapas curtas de mountain bike, bike’n run, trekking, canyoning (trekking em rios), bóia-cross, canoagem em águas brancas (embarcação surpresa) e tirolesa. A escolha dos melhores caminhos, a logística e a estratégia na divisão dos atletas durante a etapa de canoagem serão determinantes no desempenho das equipes.


Competidores na primeira etapa do Carioca Adventure
foto: Bruno Marques

As etapas de corredeiras, apesar de tecnicamente simples, são garantia de uma prova divertida e com muita adrenalina. A navegação também será simples, mas poderá ser um diferencial entre as equipes. Assim como na primeira etapa, serão exigidos conhecimentos básicos de manuseio de bússola e, principalmente, de interpretação de mapas.

O relevo montanhoso da região exigirá bastante do condicionamento físico dos atletas, especialmente nas pernadas de mountain bike, que incluirão uma subida “cascuda” de 500 m de desnível. As etapas de bicicleta reservam ainda uma boa dose de adrenalina em belos trechos de “down-hill” em trilhas e pequenas estradas de terra. A travessia de rios sobre pontes pênseis ou com a bicicleta nas costas dará o toque final a essa modalidade.

A tirolesa sobre uma cascata com 30 metros de queda, finalizada com um mergulho no rio, irá coroar o fim da expedição.


DETALHAMENTO DA PROVA


Local da prova: A pouco mais de 100 km da Cidade do Rio de Janeiro. (o local exato só será divulgado na semana da prova)

Obs: As equipes que vierem de São Paulo e sul do Brasil terão de passar na Cidade do Rio de Janeiro antes de chegar ao local da prova.

Cronograma:
Checagem de material – 31 de janeiro de 2003 (18 às 20 horas)
Briefing - 31 de janeiro de 2003 (21 horas)
Prova - 1 de fevereiro de 2003 (7 às 20 horas)
Premiação – 1 de fevereiro de 2003 (21 horas)

Modalidades:
Mountain-bike – 30 km
Bike n’run (uma bicicleta por equipe) – 5 km
Bóia-cross – 3 km
Canoagem em águas brancas (embarcação surpresa) – 3,5 km
Trekking – 13 km
Canyoning (trekking em rios) – 2,5 km
Técnicas verticas - tirolesa sobre uma cascata com 30 m de queda
Orientação

Obs: As distâncias de cada modalidade são aproximadas e podem sofrer pequenas alterações.

Não é necessário conhecimento técnico prévio para a realização das etapas de corredeiras (canoagem e bóia-cross), que serão tecnicamente simples. Os atletas interessados terão a oportunidade de realizar uma pequena prática de bóia-cross assistida por canoístas experientes no local da prova no dia 31 de janeiro, das 15 às 17 horas. A etapa de técnicas verticais também não exigirá experiência prévia. Noções teóricas de descida de corredeiras e técnicas verticais serão passadas em um workshop que será oferecido aos atletas na semana da prova. A navegação da prova será simples, mas assim como na primeira etapa exigirá conhecimentos básicos de manuseio de bússola e, principalmente, de interpretação de mapas (é necessário saber reconhecer trilhas, rios, curvas de nível e formas do terreno!).

A organização da prova estará oferecendo cursos teórico-práticos de navegação, técnicas verticais e primeiros socorros direcionados para corridas de aventura. Maiores informações no site da prova.

Equipes: 2 ou 3 integrantes sem apoio.(somente equipes mistas de três terão direito à premiação geral e pontuação no circuito).

Categorias: A competição está sendo idealizada para que a maioria das equipes complete a prova. Para garantir isso, as equipes estarão sujeitas a cortes no percurso no decorrer da prova em certos postos de controle. Equipes mais fortes irão fazer o percurso completo (categoria Expedição), enquanto outras equipes irão percorrer trajetos mais curtos, seguindo por caminhos alternativos (categorias Aventura e Alternativa). Apesar dos cortes, os percursos de todas as categorias incluirão trechos de mountain bike, corredeiras, trekking e técnicas verticais, garantindo adrenalina e diversão para todos.

Premiação:
Categoria Expedição – troféus para as três primeiras equipes mistas de três atletas;
Categoria Aventura – troféus para a primeira equipe mista de três atletas;
Primeira equipe mista de dois atletas
Medalhas para todos os atletas que completarem a prova, inclusive equipes não mistas e/ou de 2 integrantes.

Obs: estão sendo negociados prêmios em dinheiro e em artigos de esportes de aventura com empresas de apoio e prefeitura local.

Inscrições:
Vagas – 100 atletas.
Até 24 de janeiro.
Por competidor, R$ 75,00 até 10 de janeiro, depois R$ 90,00.
Depósitos na conta:
Elmiro de Carvalho Mendonça
Banco do Brasil
Agência: 001-9 conta-corrente: 1106074-3

Próximas etapas do circuito Carioca Adventure

3a ETAPA

Local: Região dos Lagos
Data: maio de 2003
Modalidades: mountain bike, trekking, costeira, natação, técnicas verticais e orientação.
Distância: aprox. 50 km
Informações adicionais: Etapa noturna.

4a ETAPA

Local: Costa Verde
Data: agosto de 2003
Modalidades: canoagem em caiaques oceânicos, trekking, mountain bike, técnicas verticais e orientação.
Distância: 100 a 150 km

Mais informações no site www.cariocadventure.hpg.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
27 Dez 2002 - 02h14 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais