Brasileiro participa do Desafio a Toda Prova, corrida somente para adolescentes

Por Wladimir Togumi - 12 Dez 2002 - 16h18

Entre os dias 19 e 22 de julho deste ano, 12 jovens com idade entre 13 e 17 anos participaram do Desafio a Toda Prova, uma corrida de aventura para adolescentes organizada pelo Discovery Channel e realizada em Veracruz, no México. A prova teve um percurso de 200km divididos em 4 dias e as modalidades foram: trekking, rapel, canoing, rafting, canoagem, tirolesa, cavalgada em cavalo e em lombo de burro, mountain bike e outras modalidades.

Os representantes brasileiros foram Azoth Brandão Bertarello, 14, e Luciana Fernanda Mayumi Pereira, 15. Leia abaixo o relato de Azoth sobre a competição, que teve participantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela (um garoto e uma garota de cada país). Veja também os horários de transmissão do programa.


Competição reuniu jovens da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela
foto: Discovery Kids


Azoth Bertarello no patins in-line
foto: Discovery Kids


Evento aconteceu em Veracruz, no México
foto: Discovery Kids

“Eu já conhecia a prova pois acompanhei pela TV a corrida do ano passado, que foi realizada no Chile e na Argentina. Quando vi a propaganda do concurso DTT-II pedi ao meu pai que ele me autorizasse a participar. Acho que ele não “botou fé” que eu fosse ser escolhido, mas eu sabia que tinha uma boa chance pois eles estavam selecionando pessoas que já tivessem alguma experiência em esportes de aventura e eu já conhecia um pouco de cada esporte. Logo após o envio da carta em que mencionei meus conhecimentos e o porquê eu gostaria de participar, fui convocado para algumas entrevistas eliminatórias e acabei sendo selecionado.

Após a fase de seleção, comecei a treinar auxiliado por uma planilha enviada pela Discovery, foi quando meu pai entrou em contato com alguns patrocinadores e eu passei a treinar com muito mais qualidade. Os patrocinadores me forneceram equipamentos, treinamentos e até um treinador, e quando fomos para Belo Horizonte para fazer o treinamento final eu estava muito melhor preparado.

Viajei para a Cidade do México com muito receio de não conseguir compreender as pessoas pois todos só falavam espanhol. Não foi tão difícil assim, logo já estava me comunicando com todos sem muitos problemas. Os primeiros dias foram somente de passeios (conhecemos vários locais históricos) e gravações de publicidade, mas todos nós estávamos mesmo é com vontade de que a competição tivesse início.

Viajamos para Veracruz e, enfim, chegou o dia da competição. Fomos divididos em 3 equipes mistas e com pessoas de diferentes países, a Verde, a Azul (da Luciana) e a Vermelha (minha equipe). Formados os grupos, deu-se início à tão esperada corrida, e aí o “bicho pegou”. Passamos por Florestas, andamos em pântanos e em dunas, escalamos, cruzamos rios, lagos e cânions, fizemos hafting (níveis 3 e 4), cayaking, tirolesa, 2 rappels (60m e 125m), treking e bike tinha todo dia, cavalgamos em cavalo e em lombo e burro, etc e etc. Tudo isso para vencer 200km da selva ao mar (Desde o município de Jalapa até Porto de Veracruz), fazendo, possivelmente, parte da mesma trilha que fizeram Hernán Cortéz e outros exploradores no século XVI.

Sob um sol escaldante, os grupos se revezavam na dianteira, alguns tinham maior dificuldade em algumas atividades, outros grupos em outras. A reta final foi vencida em cima de patins, até chegarmos à meta.

Para mim, as provas de ciclismo foram as mais difíceis, e as de rappel e hafting as mais emocionantes. Na minha opinião a prova, em si, não foi tão difícil, o que mais “pegou” foi a enterocolite que me atacou no 2º dia de prova, essa sim foi difícil. Tive dores muito fortes no abdomen (até piscar doía). Na realidade, boa parte dos competidores e da produção, também foram acometidos de dores abdominais e diarréia. Todos brincavam que essa era a vingança de Montezuma, o imperador azteca, contra os invasores.

O que eu posso dizer é que foi a maior aventura da minha vida e, mesmo que tendo que me encontrar com o Sr. Montezuma novamente, faria tudo de novo. Fiz amigos, enfrentei situações novas e acho que estou mais seguro de mim mesmo. Gostaria de agradecer à Discovery por ter me proporcionado essa oportunidade. Por falar em agradecer, não posso deixar de agradecer à PROCÓPIO, à RUNNER e à CURTLO que me patrocinaram e também ao Diglu (da equipe Runner Adventure), ao meu treinador Aulus Sellmer (da 4ANY1) e à minha família que me apoiaram em tudo, principalmente meu Pai que teve que vencer muitos temores para me permitir participar de tudo isso, ao final acho que ele estava até mais entusiasmado do que eu.

Quero lembrar também que DTT é a primeira corrida de aventuras feita para adolescentes, é produzida pela Discovery Kids e seu Produtor Executivo, Rafael Rodríguez, foi também o diretor geral da prova. Com ele, eu e os outros competidores, fizemos uma grande amizade, ele é um cara muito legal e sempre estará em nossos corações."

Você quer saber qual foi a classificação geral e qual equipe foi a vencedora? Então assista à DESAFIO À TODA PROVA–VERACRUZ–MÉXICO pelo canal DISCOVERY KIDS, a partir de 15/12/2002 serão 5 capítulos de uma aventura inesquecível, e visite o site concursodiscoverykids.com/port/index.html .

Estréia no canal DISCOVERY KIDS:

Domingo, 15 de dezembro
- 15:00 h (horario Miami)

Reprises na DISCOVERY KIDS:

Domingo, 15 de dezembro
- 18:00 h (horario Miami)
- 21:00 h (horario Miami)

Sábado, 21 de dezembro
- 5:00 h (horario Miami)
- 13:00 h (horario Miami)
- 21:00 h (horario Miami)

Domingo, 22 de dezembro

- 5:00 h (horario Miami)
- 13:00 h (horario Miami)
- 21:00 h (horario Miami)

 

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
12 Dez 2002 - 16h18 | General |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais