Relato da Moleques do Sul, equipe vencedora da Rota Radical

Por Anderson Roos - 09 Dez 2002 - 16h42

A equipe de corridas de aventura Moleques do Sul (novo nome da Floripa Sul Brasilis), participou e venceu neste sábado, dia 7 de Dezembro, a prova Rota Radical, realizada no município de Dois Irmãos / RS. A prova contou com a participação de 17 equipes, num percurso de 40 km. Foi disputada sob muita chuva, lama e morro, nas modalidades de mountain biking, trekking, bóia-cross, tirolesa e orientação.

Os "Moleques do Sul", venceram a prova, no geral e na categoria Quarteto Misto, com o tempo de 5h e 35 minutos. A vitória foi conquistada na última transição da corrida, numa verdadeira corrida de recuperação!!!

Relato da equipe Moleques do Sul / Sul Brasilis na prova Rota Radical

Após viajar a noite inteira sob muita chuva, a equipe Moleques do Sul chegou na cidade de Dois Irmãos / RS, à 1:30 da madruga. Um breve giro pela cidade fez a equipe optar por dormir na frente do ginásio de esportes, local da largada. Seria uma ótima noite de sono, não fosse um fusca começar a dar "cavalinho de pau" e "zerinho" no estacionamento do ginásio....

6:00h. A organização chegou no local e se surpreendeu com aquela galera "jogada" no canto. Levantamos logo para não perder tempo, pois ainda tínhamos que levar a bikes para a AT1, pegar os mapas e fazer os últimos preparativos para a corrida. Após rápida análise dos mapas, adotamos como tática, "socar a botina", já que seria uma corrida bastante curta.

8:00 hs. Com um pequeno atraso, a largada. Iniciava-se com trekking pelo meio da cidade. Saímos correndo forte, junto com outras equipes, já abrindo o pelotão "da frente". Como era pelo meio das ruas, muitas equipes começaram a separar, buscando melhores "atalhos". Tentamos manter nosso percurso traçado no mapa e seguimos confiantes na rota.

De repente, começamos a perceber as primeiras equipes perdidas, cruzando ruas pra todos os lados e direções. Também percebemos, que o PC estava demorando muito pra chegar, mas pensamos: mais uma quadra. E na próxima quadra, de novo: mais uma. E mais uma....Opa!!! Também tínhamos nos perdido!!! Nos separamos, para tentar encontrar mais rápido o maldito PC. Quando fomos perceber, tínhamos pegado uma rua paralela e já tínhamos saído mais de 1 km do mapa!!!!

Tentando manter os ânimos, continuamos correndo no mesmo ritmo e quando passamos no PC1, a surpresa: última colocação!!! E as equipes de ponta, já estavam mais de 30 minutos na frente!!! Lamentável, perdemos muito tempo na ruas da "mega-metrópole" de Dois Irmãos!!!

Pensamos na longa viagem que fizemos para estar lá correndo, e decidimos ir buscar o prejuízo. Para o PC2 (já em trilha), passamos uma equipe, e pulamos para 15o (uma equipe tinha sumido!!!). Continuamos alucinados, e logo engolimos mais três!!! No PC3/AT1, outra surpresa. Estávamos em 6o, mesmo passando apenas 3 times!!! Várias equipes se perderam nesta trilha. Mas, a vantagem dos primeiros colocados ainda continuava em 20 minutos.....

Mountain Bike = Up-hill forte, muito forte. No trecho da bike, enfrentamos desnível forte, com muito cascalho. Sorte, que o tempo estava pra chuva, então o calor não era tão grande. Não demorou 5 minutos, já passávamos mais uma equipe. Cortamos por um atalho, que nos fez ganhar posições e logo em seguida perdê-las de novo, devido a um pneu furado no "atalho".

No PC4, um desânimo: Estávamos em quinto, mas 35 minutos atrás do líderes. Achávamos que era muito tempo pra se tirar numa prova curta. Mas tudo bem....Continuamos no nosso ritmo. Quando chegamos no PC 5, tivemos um estímulo: Tínhamos tirado quase 20 minutos de vantagem dos líderes!! Agora eram apenas 16 minutos atrás.

Tínhamos pela frente, um alucinante down-hill e na sequência, mais um up-hill forte. Pedalamos forte, ganhando mais uma posição no up-hill. Chegamos no PC6 e então fomos informados que o rapel e o canynoning tinham sido cancelados devido ao grande volume de água do rio. Teríamos que seguir direto para o PC8, de trekking, após fazer uma Tirolesa bem legal improvisada pela organização, em substituição ao Rapel.

Neste meio tempo descobrimos que os líderes tinham se perdido e que ocupávamos a 2a colocação!!! E o melhor, a 6 minutos atrás do novo líder!!! Fizemos uma transição muito rápida e logo já estavámos correndo pelo estradão que nos levaria ao PC8. Não tardou muito e avistamos a equipe. Mais motivados do que nunca, mantivemo o trote e chegamos juntos com eles no PC8.

Pegamos as bóias e continuamos correndo (era mais 1 km de descida até o rio). Por um tempo eles tentaram nos acompanhar, mas nem tomamos conhecimento. Quando caímos na água não avistávamos mais a outra equipe. Sem aliviar o ritmo, e com as pernas dando várias fisgadas de cãibra, nem deu pra aproveitar muito a paisagem do rio!!! Só queríamos cruzar a linha de chegada em primeiro!!

A faixa da organização na margem do rio indicava o ponto de saída. Era o sprint final: 500 metros de trekking até o ginásio, carregando as bóias no pescoço. Linha de chegada: várias fotos e comemoração. Pra nós, a alegria era geral. Para a organização, a surpresa da extraordinária recuperação!!!

A equipe Ximango Sagaz / RS, que travou o duelo conosco no ponto final, chegou 18 minutos atrás.

Foi uma prova muito bem organizada e bonita. Para os vencedores, um cheque de R$ 400,00 para serem gastos na loja de equipamentos Big Wall.

Agradecimentos à equipe, que manteve o clima "moleque" e extrovertido durante a prova, e mostrou muita garra na recuperação. E também ao Marcos, nosso fotógrafo e motorista.