Pilhas recarregáveis: boa opção para o bolso e para a natureza

Por Fernando Tsukumo - 18 Nov 2002 - 12h49
Olá! Sei que você deve usar muita pilha nas head-lamps, lanternas e outros equipamentos, por isso aqui vai uma tentativa de ajudar a racionalizar o uso de pilhas. Quem sabe eu convenço um ou outro a usar pilhas recarregáveis? Assim, permitam-me fazer uma pequena campanha de biólogo, e encorajar você a aderir a mais essa. Se você usa muita pilha alcalina, saiba que poderia economizar muito usando pilhas recarregáveis. De quebra estará ajudando e poupando o ambiente desses metais pesados.

Essa pesquisa começou por causa de uma discussão que tive com minha irmã sobre a polêmica de se esperar pra descarregar por completo as baterias (do meu celular e palm). Aí entrei na web pra resolver isso de uma vez. Achei algumas páginas que acho que todos que têm celular e/ou outros aparelhos elétricos/eletrônicos podem achar interessante. Vou tentar resumir o que achei. Pra facilitar vou citar sempre pilhas, mas tudo sempre vale pra baterias também.

Primeiro você deve checar que tipo de pilha você possui ou quer usar. Dentre as recarregáveis, as mais populares são as de NiMH (Níquel-Metal-Hidreto) e NiCd (Níquel-Cádmio), sendo que as últimas estão sendo gradualmente sendo substituídas pelas de NiMH, pela menor poluição gerada (não contém Cádmio) e por sua maior densidade de carga.

Outra vantagem das pilhas de NiMH é que praticamente não apresentam o chamado efeito memória. Efeito memória é aquele fenômeno presente em pilhas de NiCd que faz com que tenhamos que descarregar todo o celular com pra que a vida útil não se deteriore rapidamente. Por exemplo, o efeito memória se manifesta após sucessivas descargas até apenas 50% da vida útil, onde a partir daí a pilha tem usa capacidade reduzida para 50%. Verifique aí. Se a bateria do seu celular não for de NiCd, nem precisa ficar esperando pra ouvir aquele bipezinho irritante pra começar a recarregar...

Alcalinas descartáveis poluem menos que as de NiMH/NiCd por unidade, mas cada pilha de NiMH chega a durar 500 vezes mais que uma alcalina descartável ou 1000 vezes no caso de NiCd. Assim, se formos transformar isso pra gramas de poluente por vida útil, acho que a conta fica bem óbvia. A única desvantagem que vejo para corredores de aventura é a sua carga máxima, que é aproximadamente metade das pilhas alcalinas descartáveis. Mas mesmo nesse caso, há recarregadores solares pra quem estiver disposto a pagar um pouco mais.

O preço também compensa. Em São Paulo ou Rio de Janeiro, um conjunto de 4 pilhas pequenas de NiMH mais o recarregador de parede é encontrado em lojas de eletronicos mais especializadas facilmente por 40-50 reais. Não precisa dizer que 500 pilhas alcalinas certamente custam bem mais, não é? Se formos calcular 500 recargas de uma pilha de NiMH, e pilhas alcalinas a R$10,00 por 4 unidades, R$5.000,00 seria o preço equivalente, ou seja, aproximadamente, 100 vezes mais caro que um conjunto de pilhas recarregáveis mais o recarregador. Doeu no bolso, hein?

Portanto, acho que não tem desculpa né, pessoal? É melhor pro seu bolso, melhor pro ambiente.

Há ainda novas alternativas, as pilhas de LiIon (Lítio-Ion) ("estado da arte" para pilhas, se puder comprar, de longe a melhor!) e alcalinas recarregáveis (boas para correntes reduzidas, pouco poluentes), mas são mais difíceis de se encontrar e ficam pra uma outra vez.

Abraços!

Para ler mais:
http://www.nimhbattery.com/techfacts.htm
http://www.questbatteries.com/perform.html
http://www.powerstream.com/Compare.htm

 

As corridas de aventura me fascinaram por 4 fatores principais: o espírito de luta; a camaradagem, seja dentro das equipes, seja entre elas; o fato de ser uma competição onde mesmo chegando em último você sente que venceu; e a consciência ambiental. Pena a última estar sendo cada vez mais rara. Ainda não tive a coragem de participar de uma corrida, apesar de estar treinando pra correr "um dia".

Conheci as corridas de aventura através da equipe Suindara, no Ecomotion de Itatiaia. A partir deste evento nunca mais deixei de acompanhar o esporte. Participei da organização do Raid Terra de Itirapina e agora, do de Torrinhas. Sou Biólogo formado pela UFSCar.
E-mail: tsukumo@eudoramail.com

Fernando Tsukumo
Por Fernando Tsukumo
18 Nov 2002 - 12h49 | General |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais