Emoção, água, terra, trilhas, poeira e muita adrenalina no Athletic Way Adventure

Por Luciano Hanysz - 23 Out 2002 - 19h08
O dia amanheceu chuvoso no sábado, 12, o que não assustou os 51 aventureiros que participaram da primeira etapa da Athletic Way Adventure. Mostrando espírito de equipe desde o inicio, os jovens apaixonados por emoções fortes esperavam ansiosos o inicio da prova desenhada nos moldes de uma corrida de aventura.

A aventura proporcionou aos maníacos por fortes emoções, 12 horas de muita adrenalina em meio à exuberante natureza que predomina nas Serras do Planalto Norte. Cascatas, mata atlântica, animais exóticos e um dos melhores climas do país abraçaram as 17 equipes, com 3 integrantes, vindas de vários cantos de Santa Catarina e Paraná e que foram os responsáveis pelo show de preparo físico, psicológico e trabalho em equipe.


Navegação foi fundamental para se dar bem.
foto: Luciano Hanysz

A aventura iniciou às 7hs da manhã depois da entrega dos mapas e com a largada das equipes, que aconteceu na praça Getúlio Vargas, no centro de São Bento do Sul. Um trekking de 17Km abriu a prova e no primeiro PC, na Estrada dos Imigrantes, as equipes mostraram que realmente vieram preparadas, pois mesmo carregando os aproximados 8kg de equipamentos nas costas, nenhum sinal de desgaste podia ser visto no brilho dos olhos dos atletas.

O trajeto foi percorrido em aproximadamente 1:30hs, quando os aventureiros chegaram no segundo PC e AT (Área de Transição), na localidade de Fragosos – Campo Alegre. Chegou a hora de esquecer a estrada e cair na água. As primeiras equipes, sem parar para nada, pegaram os caiaques e encararam as águas do Rio Negro. Cerca de 14 km de remadas rítmicas e versáteis foram necessárias para garantir boas colocações. As equipes de Florianópolis Mini Kalzone, Sulbrasilis e Perna Longa “Tribo dos Pés” e a paranaense Paranaventura , foram as primeiras a cumprir a transição e encarar as frias águas do Rio Negro.

O 3º PC, na localidade de Fundão, interior de São Bento do Sul, recebeu a primeira equipe às 10:15hs. A Mini Kalzone, de Florianópolis, assume a ponta da competição, mas com a diferença de apenas 1 minuto da rival Sulbrasilis, também de floripa, que chegou às 10:16hs. Para acelerar a disputa, às 10:18hs chegou a equipe Pégasos Aventura, outra representante da capital catarinense, pronta para a abandonar as águas do Rio Negro e encarar o trajeto de 54km de Mountein Bike.


Competidor encara o rapel de 125m
foto: Luciano Hanysz

Apenas alguns segundos para tirar os coletes salva-vidas e tomar algum tipo de isotônico e nossos aventureiros caíram na estrada. O tempo, que amanheceu chuvoso, a esta altura da prova colaborou com o evento e o sol apareceu em meio às nuvens para embelezar a magia das paisagens mágicas da região. Um bom navegador foi fundamental para a equipe seguir as trilhas, que trouxeram um grau de dificuldade bastante comentado entre os feras dos pedais. Poeira e muita gente perdida, mas nada tirou a concentração dos atletas que cumpriram o 4º PC, virtual, onde os mesmos deveriam relatar a frase “ Casa Noturna – BR-280” ao chegar no 5º PC, localizado no interior do Bairro Serra Alta, em São Bento do Sul.

A aventura estava mesmo só começando e a parte mais pesada da trilha estava por vir. Quando os atletas subiram e desceram a Serra de Corupá, parando apenas no 6º PC para checagem de equipamentos, todas as equipes traziam os equipamentos necessários para seguir viagem e encarar alguns quilômetros de asfalto. Vento no rosto e descanso para os braços e pernas.

Nesta altura da aventura a diferença entre as equipes que lideravam a prova e as demais já chegava a 2:30hs. Na passagem pelo 6º PC, novamente a equipe Mini Kalzone chegou na frente pontualmente às 13:21hs, seguidos de perto pela Sulbrasilis, que marcou sua passada às 13:30hs. Dezoito minutos mais tarde Pégasos Aventura passava pelo local, demonstrando que a diferença entre os líderes era pequena e o resultado poderia mudar no decorrer da prova.


Canoagem no rio Negro
foto: Luciano Hanysz

Depois do descanso na decida da Serra de Corupá, mais exato no 7º PC e AT, nossos campeões deixaram as bikes de lado e encararam mais um trekking, de 5Km. Apesar do sol forte e um possível cansaço, a grande quantidade de líquido controlava a resistência dos atletas, que precisaram de muita atenção para não passar despercebido pelo 8º PC, virtual e, neste caso, uma placa com a palavra "água" colocada em um ponto da trilha e a chave para a passagem do 9º PC e AT, localizado na Rota das Cachoeiras em Corupá. Neste ponto as feras das trilhas paravam de caminhar para encaram um rappel de 125 mts, um dos maiores do sul do Brasil. Concentração, técnica e coragem foram pontos fundamentais, além de um preparo psicológico invejável.

Mas a liderança da Mini Kalzone se confirmou e a equipe chegou no 9º PC às 16:06hs, e encarou a descida do rappel, se preparando para cruzar a linha de chegada. A equipe Sulbrasilis, que até então vinha mantendo a 2ª colocação, por uma falha de navegação se perdeu e o transtorno foi 2 horas de atraso. Às 16:55hs chegou no PC9 a equipe Perna Longa “Tribo dos Pés”, que assumia a 2ª colocação, seguidos da equipe Oceano, que se manteve durante toda a prova, muito bem colocada, chegando para o rappel, às 17:03hs.


Corrida teve participantes de Santa Catarina e Paraná
foto: Luciano Hanysz

Depois da monstruosa descida, nossos heróis das trilhas encararam mais 3km de trekking, em meio às belezas da já consagrada Rota das Cachoeiras em Corupá/SC que fez parte da trilha que levou os atletas ao 10º PC e AT. E as bikes voltaram para a estrada, onde um percurso de 15km fazia a diferença entre o último PC e o final da prova, na 1ª Bananenfest, localizada também na pacata cidade interiorana do Estado Catarinense.

O favoritismo se confirmou quando a equipe Mini Kalzone, composta pelos irmãos Adriano e Ângela Giacomet e Vladimir Vincenzi, cruzou a linha de chegada às 16:40hs; em seguida chegou a equipe Perna Longa “Tribo dos Pés” que trazia os atletas Paulo Umezawa, Nilson Modro e Lisiani Geisler, que consagrou-se vice-campeã às 17:43hs, seguida dos incansáveis atletas da equipe Oceano composta por Angelita Ribeiro, André de Oliveira Motta e Gerson Luiz Machado, que completou a prova às 17:49hs.

A próxima etapa da Athletic Way Adventure acontece no dia 14 de dezembro e promete ser mais emocionante ainda. A Aracnos Ecoturismo, empresa especializada em esportes radicais em São Bento do Sul, é a responsável pela elaboração do evento e segundo Sandro Jankosky, responsável pela empresa, os preparativos para a próxima etapa já estão em andamento e promete surpreender ainda mais os apaixonados por aventuras.

Luciano Hanysz
Por Luciano Hanysz
23 Out 2002 - 19h08 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais