Festival Brasil Ride 2015 reúne 4.200 ciclistas e corredores em Botucatu

Por Redação - 02 Jun 2015 - 18h46
Mountain Bike

O Município de Botucatu vai receber, entre quinta-feira a domingo (4 a 7/06), o maior encontro de bikes do país. O Festival Brasil Ride de Botucatu vai reunir 4.200 participantes em sete eventos diferentes, incluindo provas de mountain bike, ciclismo de estrada, corrida nas montanhas da região da Cuesta, passeio ciclístico, competição de bike para crianças e palestras esportivas, numa realização da Prefeitura de Botucatu em parceria com Ministério do Esporte.

"O Festival Brasil Ride Botucatu cresceu muito em relação ao ano passado. Esta é a terceira edição do evento, que começou com 450 participantes. Ano passado tivemos 1.500 atletas e este ano praticamente triplicamos, pois chegamos a 4.200. Além isso acrescentamos uma série de eventos ao calendário. Agora temos três dias de provas de mountain bike e uma atração para as crianças, a Corrida Kids", comemora o organizador Mário Roma, que também é responsável pelo Brasil Ride, ultramaratona disputada na Bahia, no segundo semestre.


Este ano a categoria Pro terá 3 dias de provas © Wladimir Togumi

Atrações para todas as idades - O aumento na dimensão do Festival veio com atrações para públicos de todas as idades. O evento de abertura será o Road UWCT Brasil Ride, a única etapa na América Latina do circuito mundial de ciclismo amador. Prova de ciclismo de estrada, 68,7km disputados nas estradas municipais da cidade de Pardinho.

Na quinta-feira (4), começa também o mountain bike, com a primeira das três etapas do Warm Up Brasil Ride. O MTB terá duas divisões: na primeira, a Pró, os atletas disputam as três etapas (11,6km na quinta-feira, 76,6km na sexta e 107km no sábado). Na segunda, a Sport, os ciclistas encaram um só desafio, de 71km, no sábado.

Atração para as crianças, a Corrida Kids Bike está marcada para o sábado, com 100 crianças. O circuito será urbano, dentro de Botucatu, com 1km. O objetivo é criar o amor pelo esporte desde cedo nos participantes.


Trail running fechará o evento no domingo © Wladimir Togumi

O Festival Brasil Ride Botucatu termina no domingo com dois eventos. O primeiro é o Passeio Ciclístico, para que o público possa torcer por quem estiver disputando o segundo desafio do dia: a Trail Run Brasil Ride, uma corrida de montanha nas belas trilhas da Base da Nuvem, a mais famosa montanha da região.

A prova tem 700 corredores inscritos e será dividida em dois percursos: 6 km (iniciantes), com saída às 9 horas, e 16 km (atletas mais experientes), a partir de 10 horas.

Todos os participantes receberão um kit com camiseta exclusiva da Kailash em tecido dry, além do numeral com chip, para cronometragem. Os atletas que conseguirem finalizar o percurso receberão uma medalha, e o campeão de cada categoria ganhará um tênis de alta performance da Pearl Izumi.

Para atender as expectativas dos atletas, a organização preparou um circuito especial para a Trail Run Brasil Ride. O percurso terá variedade de terreno, com trilhas de terra, pedra, lama e areia, passando por um túnel e até mesmo atravessando um riacho de águas cristalinas.

Palestras acontecerão na sexta feira
Palestras acontecerão nas sexta-feira © Wladimir Togumi

"O percurso da Trail Run será nas belas nas belas trilhas da Base da Nuvem, a mais famosa montanha da nossa região. A corrida de montanha está ganhando muitos adeptos no Brasil e certamente será uma das principais atrações do Festival e um desafio para todos os participantes", explicou Mario Roma, organizador do Festival Brasil Ride Botucatu.

Até mesmo quem não é atleta poderá participar: na sexta-feira, serão realizadas palestras, falando sobre corrida em trilha (com Rafael Campos, campeão do Cruce de Los Andes de 2013), dicas para manutenção da bicicleta (com os profissionais da Shimano), preparação para o Brasil Ride (com Adriana Nascimento, bicampeã do Brasil Ride) e novidades do Brasil Ride, por Mario Roma.

Confira a programação:

Dia 4 (quinta-feira)
- Road UWCT Brasil Ride: única prova da América Latina do circuito mundial amador da UCI. Largada às 9h
- Warm Up Brasil Ride Pró: primeira etapa, de 11,6km de MTB. Largada às 15h.

Dia 5 (sexta-feira)
- Warm Up Brasil Ride Pró: segunda etapa, de 76,4km de MTB. Largada às 10h.
- Palestras a partir de 16h: Corrida em Trilha (por Rafael Campos), Dicas Shimano, Preparação para o Brasil Ride (por Adriana Nascimento) e Novidades do Brasil Ride.

Dia 6 (sábado)
- Warm Up Brasil Ride Pró: terceira etapa, de 107km de MTB. Largada às 8h.
- Warm Up Brasil Ride Sport: prova de 71km de MTB. Largada às 10h.
- Corrida Kids: prova infantil de 1km. Largada às 11h.

Dia 7 (domingo)
- Trail Run Brasil Ride: corrida de montanha de 16km (Pró) e 6km (Sport). Largadas às 9h (Pró) e 10h (Sport).
- Passeio Ciclístico: largada às 8h30.

 

Serviço
Brasil Ride Festival 2015
04.06.2015
Redação
Por Redação
02 Jun 2015 - 18h46 | sudeste | Mountain Bike
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente