Festival Aventura Paraty: Multisport Spirit + Cinema ao Ar Livre

Por Redação - 16 Set 2013 - 09h02

A Paraty Multsiport Spirit é uma prova multiesportiva que une canoagem, corrida de montanha e mountain bike. Marcada para o sábado dia 26 de outubro, os atletas terão diversas opções de categorias para participar deste que é muito mais que uma prova de endurance ou um teste de aptidões físicas de aventureiros em busca do melhor tempo possível.

Multisport Spirit 4

Por definição o multisport difere das corridas de aventura por ser uma disputa sobretudo na categoria solo, contra o relógio, com percurso balizado e ausência de orientação com bússola. Difere do triátlon por propor ilimitadas transições e por inserir novas modalidades na prova, de acordo com a característica de um determinado local ou região.

Seguindo a política do "faça chuva ou faça sol" os participantes poderão correr, remar e pedalar os 40km sozinhos. Podem também em duplas remar caiaques duplos por 10km, em seguida revezar os trechos de corrida e bike (cada um faz um trecho e um faz o apoio do outro), e finalmente poderão montar equipes de revezamento, com três integrantes, onde cada um faz uma modalidade da prova (totalizando 5 trechos – 2 de canoagem, 2 de bike e 1 de corrida).

Já na categoria Pró o desafio será um pouco maior, com atletas remando 20km, correndo 20km e pedalando 20km em 6 trechos, totalizando 60km nas categorias Solo Open, Solo Feminino, Solo Master e Duplas Open. A diferença de quilometragem de ambos percursos será complementada por um trecho de corrida realizado nos entornos do centro de Paraty e de 10km a mais na canoagem oceânica, realizada no fundo da baía em local próximo a arena de largada e chegada.

A retirada dos kits de prova será feito na sexta feira a noite, na Praça da Matriz, centro histórico de Paraty. No dia seguinte, antes da largada, os atletas devem posicionar suas bicicletas no Parque Sport Aventura (ótima base para acompanhantes com lanchonete, tirolesas e arvorismo, estacionamento e monitores para cuidar das crianças). A largada da Pró será as 7:30am, na modalidade corrida. Na categoria Sport os atletas largam de canoagem, na praia do Pontal (Centro de Paraty) 2 horas depois da Pró, por volta das 9:30 da manhã.

Para fazer a prova o atleta / equipe deve trazer a bicicleta e ser responsável pelo próprio caiaque. Estes podem ser alugados na cidade ou com fornecedores de São Paulo, Santos e Angra dos Reis. Os valores de locação variam de R$40 (para caiaques recreacionais) passando por R$100 (caiaques turismo) e até mais – para caiaques performance (incluindo frete de apoio na prova). Apesar da dificuldade em promover a prova com caiaques gerenciados pelos atletas, a organização almeja desenvolver a modalidade canoagem - ainda muito limitada no pais – bem como conscientizar os atletas das dificuldades e dos custos da operacionalização de eventos com embarcações padronizadas.

No mesmo final de semana da prova será realizado o Festival Aventura, com a exibição de filmes de esporte na natureza em praça pública. A organização trabalha na inclusão de outras atividades ainda não confirmadas. Haverá medalhas para todos os que cruzarem a linha de chegada, troféus para os 3 primeiros colocados das diversas sub-categorias, brindes dos patrocinadores. No final do evento será servida uma mesa de frutas e pães integrais da Padaria Integrale, de Ubatuba, e delícias da Bananinha Paraibuna.

Mais informações: www.multisportspirit.com

Serviço
Multisport Spirit 2013
26.10.2013
Redação
Por Redação
16 Set 2013 - 09h02 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente