Corrida em Conceição do Mato Dentro encerrou circuito Brou Aventuras 2012

Por Redação - 16 Out 2012 - 17h08

A Brou Aventuras realizou sua 3ª e última etapa de 2012 neste fim de semana em Conceição do Mato Dentro, cidade na região da Serra do Cipó que abriga cachoeiras e serras com visuais inacreditáveis.

Os 4.500 metros de desnível positivo divulgado antes da prova gerou comentários como "poxa, Zé e Juninho, vocês vão nos colocar para escalar meio Everest nesta prova!", feito por um dos atletas da Unimed Rio Terra de Gigantes. E realmente a galera sofreu.

As aventuras começaram na sexta a tarde, no famoso Salão de Pedras de Conceição do Mato Dentro, atrativo turístico que sempre atrai os escaladores para a região com boulders. O Desafio Kailash de Boulder levou os aventureiros a buscarem os cumes das diversas vias da área. No fim, Juliana Lemes e Wagner Malveira, ambos do quarteto Leões de Judá (GO), foram os campeões.

Já na noite de sexta a movimentação foi na praça principal da cidade. Na largada, realizada à meia noite, os atletas da Pro e da Light e mais os inscritos no Tripp Brutality Night Trekking fizeram uma corrida de orientação de 10km, passando por áreas históricas de Conceição do Mato Dentro e também por trilhas ao redor do Salão de Pedras. Após esta corrida, a categoria Pro seguia normalmente pela prova - agora de bike - e os demais descansavam para a relargada da Light, às 10h da manhã de sábado. Os vencedores do Tripp Brutality Night Trekking foram os atletas da dupla Policia Civil de Viçosa/MG.

Madrugada adentro, e após uma bike rápida até o PC1, quase todos os atletas se perderam ao buscar o PCV2, sob chuva e frio que se intensificavam a cada minuto. Se deram bem a dupla Sempre Viva (MG) e o quarteto Leões de Judá (GO), chegando na entrada da canoagem mais de 40 minutos a frente do pelotão principal da prova.

De volta à cidade no amanhecer chuvoso, e com a Sempre Viva ainda na liderança, as equipes pegavam o Mapa 2 com o restante do percurso da prova. Valia então a estratégia de preparar bem o mapa para seguir pelos melhores caminhos. E foi ai que a Leões de Judá, que vinha liderando entre os quartetos, optou por uma trilha de bike cheia de empurra-bike e perdeu bastante tempo, ficando para trás.

Na próxima transição, no povoado de Tabuleiro, a liderança era dividida entre a Green´s BMS, a Advogado Aventureiro, Xikito e Marcelo Santos, que saíram juntos para o trekking mais brutal da prova: mais de 1000m de desnível positivo, passando pelo cânion no alto da cachoeira de Tabuleiro, por um mirante em sua parte baixa e em uma caverna incrível, que tinha a entrada bem difícil de ser encontrada, o que mais uma vez fez vários atletas perderem preciosos minutos (e até horas!).

Neste momento da prova, a Light também estava nestes mesmos PC´s (Mirante e Caverna) e foi interessante ver todos os atletas na busca dos mesmos PC´s pelas montanhas da região.

Na Pro uma grande surpresa aconteceu neste trecho, com o atleta local Gilvan Stork (Gil do Tabuleiro) deixando todos para trás e assumindo a liderança geral, para não ser mais ultrapassado por ninguém e se tornar o campeão geral da 3ª Etapa do Circuito Brou Aventuras.

Antes de ir para a chegada, no entanto, os atletas deviam seguir pelas margens do Parque Estadual Serra do Intendente até chegar em outra área de grande beleza: a cachoeira Rabo de Cavalo e o Cânion do Peixe Tolo. Infelizmente com o atraso dos atletas para achar os PCV2 e o PCV Caverna, nenhum atleta passou pelo corte no PC13 às 14h e todos perderam um trekking espetacular. Ficou para a próxima!

Enquanto isso, na Light, os atletas seguiam em busca do PCV Caverna e de lá deveriam encarar mais 20 km de mountain bike por trilhas e estradas, com muitas subidas, rumo a canoagem e ao rapel, já próximos à Conceição do Mato Dentro.

No fim, após mais de 17h para a Pro e 8h para a Light, os atletas começaram a chegar de volta à Praça de Conceição do Mato Dentro, para curtirem a grande festa de premiação que os organizadores prepararam para celebrar o incrível ano de 2012: cerveja, churrasco e um show de rock and roll!

Veja as fotos no facebook:
www.facebook.com/media/set/?set=a.495661587125718.123524.327130253978853&type=1

Resultados Conceição do Mato Dentro
Pro
Quartetos:
1 - BMS
2 - Papaventuras
3 - Caliandra

Duplas:
1 - Advogado Aventureiro
2 - Harpya
3 - Unimed Rio Terra de Gigantes

Solo
1 -Gilvan Stork
2 - Xikito
3 - Marcelo Santos

Light
Solo
1 - Vilmar Laureano
2 - Marcelo Tavares Melo
3 - Luiz Gustavo

Duplas Mistas
1 - Yaks
2 - A Dupla
3 - Psycho Killers Team

Mais informações: www.brouaventuras.com.br

Redação
Por Redação
16 Out 2012 - 17h08 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais