A organização do Ecomotion Pro 2012 / Chapada dos Veadeiros vem por meio deste divulgar a classificação final oficial e os motivos de sua mudança.
O resultado atual foi definido em função de penalizações aplicadas a algumas equipes, baseadas no item 8 do regulamento, que segue abaixo: (detalhes sobre cortes estão no site)
Ranking Oficial após penalizações :
1. Columbia Vidaraid
2. Quasar Lontra Kailash
3. Unimed Rio /Terra de Gigantes
4. BMC Brasil Maquinas
5. Papaventras Orientista/ Ultrasport
6. Green's Brasília Multisport Team ( 4hs + penalização extra)
7. Trek Uruguay (4hs)
8. Xingu Arco e Flecha (4hs)
9. XK Pro Argentina
10. Millennnium Real Makro Makaira
11. Santa Rita Xokleng
12. Guanacos
13. Leões de Judá (4hs)
14. Rosa dos Ventos
15. Pinheiros Ekos
16. Advogado Aventureiro
17. Off Limits Recipallet
18. Maré Alta Koru
19. Kinesium (4hs)
20. Eu vou Adventure Team (4hs)
21. Enigma /Selva Aventura
22. Grilos
Observações sobre as penalizações:
Do Regulamento:
8. Penalidades por tempo / Desclassificação
A equipe será desclassificada por:
Comportamento anti-desportivo;
Uso de equipamento não autorizado, ex: GPS
Abandono de um ou mais membros da equipe durante uma parte da corrida;
Falta de assistência a pessoa em perigo;
Uso de drogas de melhoramento de performance;
Uso do equipamento de socorro por razões menores;
Uso de meios não autorizados de transporte.
Não passe por todos os PCs
Os fatos ocorridos durante a prova e o posicionamento da organização em relação a eles foram:
1 - Penalização sobre a não passagem no PC2:
Na primeira etapa de canoagem muitas equipes deixaram de marcar sua passagem no Posto de Controle 2 (PC2), localizado dentro da Caverna do Pato Mergulhão.
Levando em consideração as dificuldades técnicas do rio, a organização decidiu por não desclassificá-las em seu primeiro dia de prova e estipulou uma penalização de 4 horas.
A organização tem o direito de alterar a regra com a intenção de manter as equipes que se dedicaram, se preparam e estiveram presentes no evento.
2 - Penalização extra da Green's Brasília Multisport Team por comportamento antidesportivo:
A não-passagem da Green's Brasilia Multisport no PC2 foi testemunhado por equipes que estavam no local e a viram seguir direto.
Ao invés de comunicar a organização sobre o erro, os atletas da Green's jogaram fora seu passaporte deliberadamente e afirmaram ter perdido o mesmo com o picote do PC2.
Os integrantes da equipe tiveram a oportunidade de contar a verdade em mais 2 (dois) momentos durante a corrida, quando foram indagados pela organização sobre o que havia dentro da caverna, mas eles não souberam responder corretamente e mesmo assim mantiveram a palavra que tinham passado pelo local.
A tentativa de enganar a organização foi visto como uma atitude Anti-desportiva. Equipes com a mesma visão da situação entraram com recursos, baseados no regulamento.
Orientado pelo diretor jurídico da Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA), foi formado um júri com 5 pessoas: um representante dos acusadores; um representante dos acusados; um representante da mídia; o próprio diretor jurídico; e um atleta indicado pelo presidente da Confederação.
A organização informou cada participante convocado, assim como os atletas representantes de cada equipe envolvida, sobre a metodologia utilizada para a criação do júri.
Antes do início todos foram questionados se estavam de acordo com a metodologia e com os integrantes do júri e ninguém se opôs.
Como a equipe Green's Brasilia Multisport Team se redimiu ao pedir desculpas e assumir o erro, e levando em consideração a sua excelente performance na corrida, o júri decidiu que sua punição seria mais branda. Ao invés de ser desclassificada, a equipe deverá ficar fora do pódio.
A decisão mantém a equipe na classificação final do Ecomotion Pro 2012 - 6ª lugar - e permite também que ela pontue no RBCA - Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura.
Atenciosamente,
Organização Ecomotion
---------------------------------
As opiniões são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não representam a visão do Adventuremag sobre o assunto.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website