Falta menos de uma semana para o El Cruce Columbia 2012, a maior corrida de montanha da América do Sul, que desta vez unirá simbolicamente a Argentina com o Chile. Trilhas agrestes, bosques milenares, lagos e até as neves eternas de um vulcão em plena Patagônia serão os objetivos a serem superados pelos 1.500 competidores vindo de 23 países.
A prova acontece entre os dias 02 e 05 de fevereiro e exigirá preparo físico e psicológico em toda sua duração. A base do evento foi montada na cidade de San Martin de los Andes, onde acontecerá também o briefing técnico com o diretor Sebastián Tagle. No dia seguinte ao briefing, as 750 duplas cruzarão a fronteira e seguirão para Puerto Pirehueico, no Chile, onde embarcam numa balsa até o primeiro acampamento em Puerto Fuy. No local os participantes encontrarão suas barracas montadas e poderão se preparar para a corrida.
A largada está prevista para o dia 2, às 8h30, com os primeiros quilômetros de corrida. Serão 34,7 Km para esta primeira etapa, que possui o maior desnível já que inclui a subida do vulcão Mocho. O segundo dia será o mais duro e com maior duração, com cerca de 40,3 Km e chegada no Lago Pirehueico.
O terceiro e último dia cruzará a fronteira na passagem Hua Hum, em direção a San Martin de los Andes. Mas para finalizar, os participantes terão que utilizar canoas infláveis para chegar no Camping Nonthué.
A novidade deste ano é a categoria CHAM RACE (Chile Argentina Mountain Race), uma corrida em paralelo e classificatória para o El Cruce 2013. As duplas participantes percorrem cerca de 60 quilômetros durante dois dias, com um acampamento em montanha.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website