Não tem como não se impressionar com a beleza da Patagonia, mesmo no verão, quando há neve somente nos picos mais altos. As grande montanhas, as águas azuis dos lagos e as estradas de cascalho foram os principais obstáculos enfrentados pelos participantes do Desafio Aysén 2012. Equipes do Chile, Brasil, Colômbia, Argentina e Uruguai percorreram a região em 3 dias de prova com muito calor e clima seco.
A temperatura média durante o dia passou dos 30 graus, clima atípico de acordo com organizador Francisco Vio, que disse que nessa época estaria mais frio e as montanhas estariam cobertas de neve. A chuva esperada também não caiu, o que foi bom para todos os envolvidos com o evento.
O primeiro dia de prova teve largada na Plaza de Armas, no centro de Coyhaique, cidade sede do evento. Ao descer da van que fez o translado do hotel, pode ser constatado o sucesso de Michel Teló no exterior ao ouvir a música "Ai se eu te pego" em espanhol saindo da caixa de som. E ela seria tocada pelo menos mais uma vez até que os competidores saíssem pedalando pelas ruas da cidade.
A equipe Trek Uruguay, formada por Ruben Mandure e Federica Frontini, tomou a frente do pelotão logo nos primeiros quilômetros de prova, onde eram acompanhados pelos atletas da QuasarLontra, mas os brasileiros foram ultrapassados pela dupla masculina de Bariloche (ARG), Gimnasio Equilibrio Bariloche, que junto com os uruguaios praticamente formaram um quarteto, andando juntos por quase toda a prova.
Ruben Mandure, Fernando Amparo, Nicolas Alfageme e Federica Frontini (Trek Uruguay e Gimnasio Equilibrio Bariloche, duplas vencedoras)
O briefing realizado na quinta feira mostrava que os pontos críticos da corrida seriam os trechos de trekking. Os trechos de mountain biking e canoagem não teriam muitas dificuldades de navegação, com as bicicletas percorrendo estradas e os caiaques seguindo uma linha reta passando por 3 lagos. E assim foi.
As equipes líderes eram esperadas no primeiro acampamento por volta das 22h00 de sexta feira, mas a dificuldade do terreno e da orientação nas montanhas deixaram o "dia mais longo". Os líderes foram aparecer somente na madrugada de sábado. A equipe Ejercito de Chile/The North Face Club, segunda dupla mista e formada pelo chileno Jorge Cifuentes e a argentina Soledad Cristiano, chegou no acampamento somente por volta das 4h00 da manhã.
A QuasarLontra passou por mais dificuldades ainda. Rafael Campos e Marcia Blanes levaram cerca de 30 horas num trekking de aproximadamente 40 Km pela Reserva Nacional Cerro Castillo e com previsão de 12 horas caminhando. O terreno sem trilhas demarcadas e com pedras soltas que dificultam a progressão, além de um trecho de mata fechada, foram alguns dos obstáculos enfrentados pela dupla, que no meio da madrugada decidiu parar e dormir nas montanhas, já sem comida. A equipe chegou no primeiro acampamento somente às 19h00 do dia seguinte.
Com esse atraso geral, a largada do segundo dia de prova passou das 7h00 para as 13h00, com as equipes correndo cerca de 3 quilômetros até o início da canoagem pelos lagos Disierto, Azul e La Paloma, com muitas ondas e vento-contra. Francisco Vio, organizador, brincou dizendo que as equipes remaram no único dia em que o vento soprou contra no Lago La Paloma.
Para o terceiro e último dia a novidade ficou por conta da seção de cavalgada, realizada apenas por um dos atletas. Enquanto isso sua dupla poderia descansar um pouco antes que eles retornassem e seguissem pedalando de volta para a Plaza de Armas, no centro de Coiaique. E mesmo nessa seção com cavalos, foi preciso navegar e algumas equipes também acabaram se perdendo.
Os campeões Trek Uruguay (mista) e Gimnasio Equilibrio Bariloche (masculina) cruzaram a linha de chegada juntos. "Em algumas das etapas, foi uma das corridas mais duras da minha vida", disse o uruguaio Ruben Mandure. "Foi muito dificil, passamos por lugares agrestes, sem caminhos e trilhas". Vale destacar que a corrida foi a lua de mel de Ruben e Federica, que se casaram poucos dias antes da corrida.
"Esta foi a segunda edição do Desafio Aysén Verano. Estamos muito contentes com o resultado e foi muito importante a presença de equipes do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia. E esperamos ter equipes de outros países latino-americanos e fazer uma festa do esporte de aventura aqui na região de Aysén", disse o organizador Francisco Vio.
A organização não divulgou até o momento a classificação geral. Extra-oficialmente a QuasarLontra está em 4º lugar entre as duplas mistas.
Duplas Mistas
1º lugar - Trek Uruguay (Ruben Mandure / Federica Frontini)
2º lugar - Ejercito de Chile - The North Face Club (Soledad Cristiano / Jorge Cifuentes)
3º lugar - Meliquina MDP - Argentina (Mercedes Oneto / Federico de Achaval)
Duplas Masculinas
1º lugar - Gimnasio Equilibrio Bariloche (Fernando Aparo / Nicolas Alfageme)
2º lugar - Andesgear - Ejercito de Chile (Samuel Morales / Victor Piñeira)
3º lugar - Tatoo Adventure (Luis Soto / Pablo Garrido)
O próximo Desafio Aysén será a segunda edição de inverno, no mês de agosto. Mais informações: www.desafioaysen.com
Agradecimentos:
LAN / Andesgear / Hertz / Hotel Diego del Almagro / Lodge Lago Monreal / Municipalidad de Coyhaique / Restaurante Mammagaucha / Adidas / Lipigas / Escuela de Guias de la Patagonia / Forestal Mininco / Sernatur / Fundacion Sendero de Chile / Esbit
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website