E a aventura para a QuasarLontra começou mais cedo que o previsto. Rafael Campos e Marcia Blanes tiveram problema com uma das caixas de bike em Santiago e perderam a conexão para Balmaceda, cidade a cerca de 60 Km de Coyhaique, sede do Desafio Aysén Verano 2012.
"Ficamos esperando na lista de espera do vôo hoje (19/01) e conseguimos chegar em Coyhaique, mas a caixa de bike da Marcia não tinha chegado", disse Rafael Campos.
"No meio do briefing ficamos sabendo que a caixa tinha chegado e agora vamos dar prosseguimento na organização das coisas".
As equipes precisaram entregar hoje uma caixa com roupas e equipamentos que serão encontrados no 2 acampamentos e a correria foi grande para deixar tudo em ordem.
Faz muito calor em Coyhaique e Francisco Vio, organizador da prova, disse que o clima não está normal para essa época do ano. Em alguns picos de montanha deveria haver neve no lugar onde hoje só vemos pedras e rios e lagos estão abaixo do normal, obrigando a portagem em um ponto da canoagem.
Francisco Vio, organizador do Desafio Aysén
© Wladimir Togumi
Rafael Campos e Marcia Blanes atentos ao briefing
© Wladimir Togumi
Finalmente a caixa de bike chega em Coyhaique
© Wladimir Togumi
O diferencial da corrida será a navegação no trekking. Para chegar em alguns postos de controle as equipes encontrarão várias opções de caminho e quem fizer uma boa escolha pode ganhar muitas posições. Os trechos de mountain biking e canoagem não tem muito segredo, a não ser fazer força.
No terceiro e último dia de prova acontecerá a seção de cavalgada. Francisco Vio disse que a modalidade foi incluída porque a cavalgada faz parte da cultura da região, contribuindo com a identidade do evento. Apenas um atleta fará essa seção e o animal será avaliado por veterinárias em determinados pontos do percurso para evitar abuso. Caso o batimento cardíaco do seu novo companheiro de equipe esteja muito alto, o atleta não poderá prosseguir até que seu estado normalize.
Hoje aconteceu também a conferência de imprensa, onde representantes da Sernatur disseram que o intuito de apoio ao evento é o desenvolvimento turístico da região, aliando a prática do esporte junto à natureza belíssima da região.
A largada acontece amanhã (20/01) às 08h00 na praça central da cidade em mountain biking. Apesar de teoricamente haver paradas noturnas, apenas as equipes mais rápidas poderão desfrutar desse descanso. A relargada do segundo dia acontece às 6h00 e quem chegar, por exemplo pouco antes desse horário, deverá seguir para a etapa seguinte sem descansar.
Nesse momento os atletas da QuasarLontra estão se preparando para a largada amanhã. Enquanto Rafael Campos trabalha em cima do mapa, Marcia Blanes prepara sua bicicleta que chegou atrasada.
Mas tem equipe em situação pior que a deles. Uma equipe argentina saiu de San Juan de carro (como referência de distância, ela fica à norte de Santiago e Coyhaique fica a mais de 1.000 Km a sul) mas ele quebrou e os atletas iam pedir a ajuda de um conhecido em Bariloche para prosseguir viagem e até agora não chegou.
Provavelmente novas informações serão postadas aqui apenas no final da prova, pois os 2 acampamentos serão remotos.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website