Retrospectiva e compilação de imagens de 2011

Por Wladimir Togumi - 20.Dec.2011

Mais um ano está acabando e mais uma vez as corridas de aventura levaram as pessoas a conhecerem novos lugares, enfrentarem situações adversas, resolverem conflitos, vencerem medos e desafios. Foram eventos realizados em quase todo o país, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, passando por rios, lagos, praias, montanhas, mata atlântica, sertão, caatinga e todas as grandes variedades de vegetação, terreno e clima que temos nesse grande pais chamado Brasil.

Se fizermos um retrospecto e formos falar de quantidade de participantes em provas, a região sudeste mantem a hegemonia, mas se voltarmos o assunto para a premiação em dinheiro, no geral a região nordeste foi a que ofereceu a maior quantia para os vencedores.

E falando em participantes, pudemos observar um crescimento na participação de novos corredores de aventura. As categorias de entrada, que recebem nomes diferentes em cada organização como Sport, Iniciantes, Light, etc, vêm recebendo a cada evento mais pessoas. No último Haka Race, realizada em Salesópolis, a quantidade de participantes nessa categoria foi a mesma que na categoria Pró. E essa mesma situação pôde ser vista na Extremaventura (PR) e no Circuito Tchê de Aventura (RS), este último realizando eventos praticamente para esse público.

Adventure Camp Brotas
Arena do Adventure Camp Brotas 2011

A dúvida é se esses novos entrantes continuarão se dedicando ao esporte e preencherão vagas em provas mais longas, mantendo o mercado aquecido e também mantendo vivas provas de 60 Km, 100 Km, 150 Km, 300 Km até chegar no Ecomotion Pro, a maior prova em território nacional até o momento, mas isso é assunto para outro texto.

E falando em Ecomotion Pro, esse foi o ano dos boatos sobre seu fim. As perguntas ouvidas antes, durante e depois eram: "acabou mesmo? Não vai acontecer mais?" Meses depois da realização da edição 2011 em Porto Seguro (BA), foi divulgada a entrada da Atenah Shubi Guimarães, e seus irmãos Tiago e Pedro (Fuba Project) na sociedade com Said Aiach Neto e todos estão trabalhando juntos na montagem do Ecomotion Pro 2012, a ser realizado no mês de maio na Chapada dos Veadeiros, Goiás.

O Ecomotion Pro é visto como objetivo para muita gente e ao mesmo tempo uma corrida dificil de se fazer, não só pela distância percorrida, mas também pelo tempo fora de casa e do trabalho e o dinheiro investido. Se consideramos as provas "normais", aquelas em que o investimento se baseia num final de semana, a grande corrida do ano foi a Expedição Terra de Gigantes, realizada no final de agosto em Paraty (RJ). Pela variedade de sotaques e palavreados regionais, muitos a descreveram como um mini-Ecomotion. E a prova teve apenas 150 quilômetros. A grande vencedora da corrida foi a Selva Aventura, que ganhou também a vaga no Ecomotion Pro 2012, depois de uma disputa acirrada com a Oskalunga.

Apesar de não ter vencido esta corrida em particular, a Oskalunga foi campeã do Ecomotion Pro 2011 e hexacampeã do Circuito Adventure Camp 2011. De quebra, foi representar o país no AR World Championship, realizada na Ilha da Tasmânia, na Austrália, percorrendo 700 quilômetros e depois de enfrentar muitas dificuldades, terminar em 26º lugar entre 80 equipes que largaram.

Com um formato semelhante da Expedição Terra de Gigantes (distância e premiação em dinheiro) e considerada uma das maiores provas da região nordeste, a Carrasco este ano teve duas edições: a primeira aconteceu em janeiro, em Milagres e a segunda em novembro, em Ilhéus, logo após a Chauás 300 Km. Apesar de ter atraido equipes de São Paulo e do Rio Grande do Sul, acredito que a segunda prova tenha sido prejudicada (em relação ao número de participantes) por ter ficado entre a Chauás 300Km e o final de ano.

E a Chauás 300Km recebeu uma invasão de paranaenses. Equipes e atletas estiveram presentes em todas as formações - quarteto, dupla masculina, dupla mista e solo - e não fizeram feio, mostrando que apesar do estado ter praticamente provas curtas, eles estão prontos para dar trabalho em percursos de qualquer distância.

Mas o destaque da prova ficou mesmo com uma equipe "desconhecida" - Guanacos? Quem são esses Guanacos? - que disputou o primeiro lugar entre os quartetos e perdeu a liderança no final para os goianos da Leões de Judá, mas não saíram de mãos abanando e foram sorteados com a vaga no Ecomotion Pro 2012. Agora os atletas terão que treinar muito mais, não só pela participação no Ecomotion Pro, mas por ter se tornado uma referência e uma das equipes a ser vencida em qualquer prova e terão que provar ao longo do próximo ano que não foi apenas um golpe de sorte e sim, resultado de muito força e técnica.

E como tem acontecido nos últimos anos, segue abaixo uma compilação das imagens captadas ao longo de 2011 nas provas em que o Adventuremag esteve presente. Ainda que muita coisa tenha ficado de fora, são muitas imagens a ser reunidas em pouco tempo, por isso não pisque o olho, porque você pode perder sua foto. É sério.

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais