O estado do Rio Grande do Sul está presente desde 2002 no calendário nacional de Corrida de Aventura. O surgimento de eventos e provas dessa modalidade esportiva se deu através de um trabalho intenso e persistente de diversos organizadores, dentre alguns podemos citar Evandro Schutz (Eco-atitude); Leonardo (Átria); Rógério (ss.esp.br) e mais recentemente do Sammy (Desafio de Verão) e Luis Leandro Grassel (Circuito dos Vales, IGEA) entre outros que não me recordo no momento.
Com o passar dos anos surgiu a necessidade de tentar criar de forma organizada o Circuito Gaúcho de Corrida de Aventura, que foi realizado somente em 2006 e 2007 e mesmo assim sem a criação de regras e padrões nas etapas realizadas. Sua continuação não foi possível, somente sendo realizadas provas avulsas, onde regras e modalidades eram ofertadas de acordo com a organização do evento. E assim seguiu durante o ano de 2008, sem planejamento estratégico e técnico para o desenvolvimento da modalidade no estado.
Seguindo os passos do Circuito Try-On Eco Atitude (Evandro Schutz), foi criado em 2009 na cidade de Santa Cruz do Sul, através do profissional de educação física Luis Leandro Grassel, a primeira etapa de um circuito sem patrocínio, evento esse denominado "Circuito dos Vales". O objetivo principal era difundir a modalidade no estado, mais precisamente nos Vales do Taquari, Rio Pardo e dos Sinos, criando um padrão de evento com regras e normas condizentes com a realidade do RS.
O circuito foi realizado em três etapas. Além de Santa Cruz do Sul, ainda teve a etapa de Estrela e Candelária. Foi um trabalho novo, cheio de desafios e contratempos, que muitas vezes fizeram o seu idealizador, que também era coordenador, diretor de prova e traçador de percurso, pensar em não dar continuidade ao seu novo empreendimento, pois são muitas portas fechadas, falta de apoio, muitos afazeres e pouco reconhecimento.
No final do circuito 2009 foi totalizado a média de 82 participantes por etapa, desta forma não correspondendo às expectativas, mas como era algo novo, tinha que continuar.
Veio 2010, ano novo...vida nova... novo desafio... novas idéias... continuação do trabalho. Surgiram novos municípios apoiando e acreditando no desenvolvimento da Corrida de Aventura no estado. O Circuito dos Vales 2010 foi composto de quatro etapas: Estrela, Guaporé, Sertão Santana e Igrejinha. O aumento de participantes era inevitável, pois o objetivo era o mesmo de 2009 e graças ao bom homem lá de cima, e ao trabalho dos homens aqui em baixo, tudo ocorreu da melhor maneira e ao final de 2010 foi totalizado a média de 112 participantes por etapa.
Então veio 2011, ano novo... vida nova... novo desafio... novas idéias... novo circuito e a criação do Instituto Gaúcho de Esportes de Aventura, comandado mais uma vez por Luis Leandro Grassel, que teve a visão de criar o Circuito Tchê de Aventura, com mais infra-estrutura, mais apoiadores, mas profissionalismo.
Neste ano o fator primordial para o crescimento da modalidade de Corrida de Aventura foi a seriedade, o comprometimento e o profissionalismo demonstrado pela equipe organizadora do Circuito Tchê de Aventura. A começar pelo mapa: um único mapeador, criando um padrão em todas as etapas, alguém com conhecimento técnico para tal função. Segundo: o atendimento, a hospedagem das equipes em alojamentos/ginásios, sem custo, a possibilidade de jantar e tomar café da manhã no mesmo local da hospedagem/largada e chegada. Terceiro: a parte técnica da prova...modalidades, percurso, enfim.
Atletas tratados como clientes e não com meros corredores de aventura. O crescimento de participantes superou as expectativas, passando para 142 participantes por etapa, sendo assim, podemos concluir que o trabalho está sendo feito de maneira correta, no azimute certo e é "socando a bota" (giria usada entre os atletas de corrida de aventura para andar em ritmo forte) que ficará melhor ainda.
O Circuito Tchê de Aventura, só fica atrás dos circuitos Adventure Camp e Haka Race, ambos de São Paulo, em número de participantes. Mais um indício que o rumo é a vitória!
Pois é pessoal...vem aí 2012...e agora? Agora, está na hora de crescer ainda mais, está na hora de profissionalizarmos ainda mais a modalidade de corrida de aventura no nosso Rio Grande, está na hora de ser realizado o Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura.
Depois de 3 anos consecutivos à frente de circuitos de corrida de aventura e mais de 5 provas isoladas no estado, acreditamos que chegou a hora e a necessidade de ser criado o principal e único Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura. Sua visão e objetivo é atender de maneira eficiente e com profissionalismo os mais diversos atletas/clientes que fazem parte dessa odisséia de aventura pelo Rio Grande do Sul.
Rodrigo Muradás
Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura 2012.
www.cgca.esp.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website