Mark Webber deixou o ambiente de alta octanagem da Fórmula 1 para trás nesta quarta feira ao participar do primeiro dia de competição do Swisse Mark Webber Tasmania Challenge no Parque Nacional Freycinet.
Webber fez dupla com a lenda do ironman australiano Guy Andrews na seção de abertura com orientação, canoagem, mountain biking, rapel e corrida em um percurso de 55 quilômetros.
Amanhã (quinta-feira), Webber segue para a India em uma pausa no seu retorno para o Reino Unido, onde retorna para o mundo da F1, e Andrews continua na corrida com o também triatleta Darren Clark. Mas o aventureiro da F1 terminou o primeiro dia com muita competitividade e aproveitou o pouco tempo de volta a Tasmania.
Mark Webber (à frente) e Guy Andrews no primeiro dia do Mark Webber Tasmania Challenge 2011
"Foi um primeiro dia absolutamente incrivel", disse Webber. "O clima estava fantástico, o mountain biking foi muito bom, tudo funcionou perfeitamente. É muito boa a sensação de estar no percurso. E é sempre a mesma coisa de querer estar melhor preparado, mas foi bom ter participado."
"Fiquei um pouco desapontado em ter atrasado Guy um pouco enquanto estávamos um tempo com os franceses (Team Renault-Garmin) na bike".
O que mantém Webber voltando sempre para a Tasmania é sua paixão pelo evento e a fuga que ele providencia. "O que gosto do evento são as pessoas que encontramos", ele disse. "É um mundo completamente diferente do que vivo normalmente e eu me sinto realmente confortável aqui com essas pessoas."
O homem que está em seu próprio quintal é Mark Padgett, que liderou o primeiro dia de prova com seu parceiro na Team Ironhouse - e também morador da Tasmania - Mark Hinder. Padgett é um experiênte corredor de aventura que mora na península de Freycinet e tem isso como vantagem.
"Conhecemos muito bem a região e onde os postos de controle estão, por isso não tivemos que nos preocupar onde eles estavam", ele disse. "Pegamos todos os créditos em tempo também (por fazer uma distância maior). Esse era nosso plano. O trecho a mais leva uma hora para ser percorrido, mas você ganha 2 horas de crédito, portanto definitivamente valeu a pena"
As equipes francesas - Renault Garmin 1 e 2 - esperavam lugar pela vitória também, mas eles estão sofrendo com as condições e jetlag neste primeiro dia.
O piloto da V8 Supercars, Rick Kelly, cruzou a linha de chegada com seu amigo da Red Bull, o sul africano Ryan Sandes, sem fazer o percurso extra, portanto deixaram de ganhar os créditos que outras equipes conquistaram.
Mas Webber não tem dúvida que a corrida ainda não tem vencedores definidos com 4 dias de prova pela frente. “Padge (Mark Padgett) está indo bem, mas acho que Guy e Darren subirão na classificação nos últimos dias e haverá outras mudanças com o desenrolar do evento", ele disse.
"A disputa está apertada entre os primeiros. Há um pouco de estratégia com as pessoas buscando as seções extras, o que é bom. Nessas provas de 5 dias não é fácil se segurar e puxar muito o ritmo muito cedo, portanto haverá mudanças nos próximos dias, tenho certeza."
A corrida ataca a Península da Tasmania amanhã, depois segue para a Ilha Bruny na sexta feira, as Montanhas Hartz no sábado e termina em Hobart, no domingo.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website