MTB 12hs - 4º lugar e muita diversão

Por Rafael Niro - 30.Nov.2011

Finalmente participei da famosa prova MTB 12hs. Uma competição que sempre tive vontade de correr, com largada às 12h do sábado e término à meia noite. O vencedor é aquele que der mais voltas no circuito bem tecnico de 6km.

Toninho aceitou meu convite para correr em dupla e a nossa estratégia foi de fazer duas voltas cada um e assim continuar durantes as 12hs. Deu certo. O dia quente e seco, com trilhas de areia e bastante pó, foi aos poucos se transformando em um diluvio frio e com o percurso com muita lama. A cada volta, os 200 atletas que passavam deixavam a coisa sempre pior.

A primeira parte do circuito era mais dura, com bastante subida e alguns singles e uns drops bacanas. A segunda parte era inteira de singles, dentro da mata, com passagem por inúmeras pontes que com a água se tornaram um perigo pra quem fazia as curvas erradas. Era tombo atrás de tombo.

Eu terminei a prova zerado, pelo menos no quesito tombo. Me dou bem em percursos técnicos e adorei cada curva da prova, colado na roda de quem aparecia na frente e planejando ultrapassagens de filme. Fazer duas voltas era bacana, porque consegui acelerar bastante na primeira e na segunda, manter um ritmo forte, um pouco menos intenso.

Mal sabia o que minha dupla, Toninho, estava achando da corrida. O pouco que falávamos era na transição e se resumia a "está escorregando muito, cuidado". Depois disso, ia para o nosso super apoio: três barracas enormes, muita comida, musica, churrasco e cheio de gente animada. Causando, literalmente, no pedaço, rs. Era tudo que eu precisava para esperar voltar pra pista. Uns 40 ou 50 minutos de comilança, risadas, parabéns pra Deka e dancinhas no melhor estilo brega. Cerveja e vinho pra quem não corria e alguns que arriscavam.

A noite caiu, as luzes iluminavam os blocos de lama voando na cara e a chuva nos olhos.

Às 22:00h, na transição, avisei o Toninho que faltavam apenas 02 voltas pra ele e quatro pra mim. Já dominávamos a 4ª colocação. Ele, desanimado, disse que não dava mais, que não valia a pena empurar a bike na lama e correr o risco de de acidentes. Pedalei as duas voltas com isso na cabeça, pensando se aguentaria fazer as então 6 voltas finais. Já estava morto...

Mas a Luli e nossos apoios convenceram o Toninho a pedalar mais uma sofrida volta. No fim, veio a recompensa. Pódio: 4º lugar na categoria e 19º no geral. Ótimo resultado.

Fiz força pra caceta, fiquei um bom tempo com os olhos com meia visão de tanta lama que teimava em não sair, dor nas costas e sempre com vontade de quero mais!! haha, vai saber porque gostamos de tanto perrengue.

Obrigado a todos que participaram e se divertiram com a gente. Agradeço a Selva Aventura por emprestar a barraca aos alunos e me treinar; ao Toninho que encarou este desafio; ao Mura e Ju, que me hospedaram no pós prova; aos ótimos apoios da mulherada Elenita, Deka, Raquel e Bianca; ao Tom Cox, meu mecânico, que vai ter trabalho com essa magrela toda ferrada de lama; e a todos que de uma forma ou outra me apoiam, seja com apenas um "Boa Prova".

Rafael Niro

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais