Camila Nicolau no The Lake to Lighthouse Challenge

Por Camila Nicolau - 28.Nov.2011

Finalmente posso dizer que estou trilhando um caminho certo! Este final de semana foi muito especial por uma série de acontecimentos que ficarão marcados, não somente sobre a minha prova, The Lake to Lighthouse Challenge, mas também pelo renascimento do EMA, em um novo formato, e que pelo visto agradou bastante a todos.

Aqui na Nova Zelândia tive um inverno daqueles, com direito a snowboard e tudo mais e após meu terceiro lugar no Peak to Peak, em agosto, comecei a direcionar meus treinos para o Coast to Coast do ano que vem. Porém, como parte da minha preparação, escolhi uma prova de grande desafio, o Lake to Lighthouse.

Em sua quarta edição, a prova acontece na região do Parque Nacional Urewera, ilha Norte aqui da Nova Zelândia. Por ser uma área de acesso um pouco complicado, o lugar é praticamente intocado e possui uma grande comunidade Maori que defende esse pedaço de terra mágico, tornando-o místico. Todos foram extremamente gentis e prestativos, tivemos diversas apresentações e jantares típicos, além dos troféus serem fabulosos!

A prova teve 185km, divididos em dois estágios. O primeiro 15km de MTB, 14km de canoagem no lago Wakaremoana, 46km de trail run em torno do mesmo lago na primeira parte e subindo a Panekire range na segunda parte e finalizando com 6km de Mtb. No segundo dia largada com 23km de MTB, seguindo com 43km de road bike, 21km de canoagem num rio de águas bem paradas, eu diria até contra pois depende da maré e mais 16km de corrida pra acabar de vez com tudo que restou!

Minha estratégia para o primeiro dia foi largar forte e tentar me manter com as primeiras meninas. Remar forte, pois tenho a canoagem como a minha melhor modalidade e depois sobreviver na corrida num ritmo devagar e sempre. O segundo dia dependeria do resultado do primeiro.

Com atletas de grande nome competindo e um percurso desafiador, achei que o melhor resultado seria o de completar a prova, por isso não criei grande expectativa em torno de um pódio. Mas na largada começaram a chamar alguns atletas com resultados expressivos esse ano para se posicionarem na frente e de repente, lá estava: "Camila Nicolau, third place at 3D Rotorua Australasian Championship", essa era eu! Alguém resolveu colocar expectativa em mim, tudo bem, respira, se acalma!

Dada a largada, um ritmo alucinante foi imposto e tive que fazer força pra me manter. Com 300 metros de desnível já de cara, pulei o tal do aquecimento e fui logo pro fervilhamento. Meu corpo borbulhava de suor e meus músculos queimavam. Precisava respirar, beber e comer, mas só lembrei disso no final do pedal pulando para o caiaque.

O lago estava bem marolado, me favorecendo, sem medo do vento lateral me recuperei e me preparei para a longa corrida que viria. Saí da água em terceiro lugar, apenas um minuto atrás das atletas Rachel Cashin e Elina Ussher, mas até ali tudo podia mudar com os duríssimos 46 quilômetros de corrida pela frente.

Alcancei a Rachel logo no começo e por uma hora corremos muito próximas, depois disso consegui me distanciar. Com 26km tivemos um ponto de apoio da organização para abastecer. Ali troquei minha mochila e encontrei com o Carrijo que iria me acompanhar nos 20km finais. Na verdade, não tão finais assim, pois demoraram mais do que os 26 primeiros, com uma serra de 600 metros de desnível de uma vez só. Mais um belo sobe e desce e menos de 3km de descida bem íngreme no final. Encontrei meu apoio ao final dessa corrida e fechei a prova com os 6km de MTB, só de descida, em 8:51:39. A Elina, excelente corredora abriu pouco mais de 50 minutos só nos 46km e para minha surpresa, o terceiro lugar do dia ficou com uma outra atleta, Helen Chittenden, 24 minutos depois de mim.

Agora vinha a parte difícil da história, descansar e recuperar pro segundo dia! Tive um planejamento nutricional feito pelo meu amigo e nutricionista Fernando Carvalho, da Clínica 449 em Brasília, onde deveria me hidratar com isotônico constantemente e me alimentar a cada duas horas. Claro, minha noite de sono foi praticamente às claras, com o corpo dolorido e muito cansado, era difícil pregar os olhos. Quando levantei, percebi que meu estômago não estava lá tão amigo e como isso já aconteceu comigo em provas no passado, sabia que o dia poderia dar bem errado se não me cuidasse.

Ao contrário do dia anterior, onde chovera até granizo, o sol estava raiando e me senti em plena manhã de prova no Brasil. Alinhamos no mesmo local, mas largamos para o sentindo oposto. O mountain bike dessa vez foi dentro de uma fazenda e bem técnico, apesar de bastante estradinha 4x4. Minha bike, que já está mais pra lá do que pra cá, por pouco não me deixou totalmente na mão. Na metade do pedal tinha somente quatro marchas pra brincar, em todas as outras acho que ficaria sem corrente! Aliás, no exato momento onde pensei nisso durante a prova, uma menina, fazendo a prova em equipe, quebrou a sua corrente logo a minha frente e teria um belo push bike até a transição.

Segui num ritmo cauteloso e pouco antes da transição, a Rachel me alcançou. Saímos juntas e trocamos bastante roda no trecho de ciclismo seguinte. Entramos pra remar e ali estava numa posição confortável, acompanhando quem estivesse em segundo lugar até o fim da prova. Saindo pros últimos 16km de corrida fui bem tranquila e completei o dia em 7:09:44 minutos. Com menos de vinte segundos de diferença chegou a Helen Chittenden, que fez um belo tempo na última corrida recuperando-se e mantendo seus 4 minutos de diferença para a atleta Rachel Cashin.

Ao final de toda essa matemática, tivemos uma bela cerimônia de premiação em Wairoa onde colocamos o Brasil em evidência graças a nossa graça e as muitas camisetas do Brasília Multisport sorteadas!

Muito obrigada a minha equipe fera de apoio: Flavio Vianna, espero que esteja correndo na próxima; meu pai Zé, apoio oficial dos multisports; Carrijo, apoio comunicativo e moral na corrida; e meu namorado e coach Cam, só ele sabe o duro que dei pra ter esse excelente resultado, afinal planilha é uma ordem!

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais