Após a divulgação da notícia da venda do Ecomotion Pro, muitas especulações surgiram sobre o futuro da maior corrida de aventura brasileira. Em entrevista exclusiva para o Adventuremag, Said Aiach e Shubi Guimarães falam sobre a negociação e os objetivos para os próximos anos.
Shubi no Ecomotion Pro 2006
O Ecomotion Pro foi realmente vendido?
Shubi: Entramos de sócios no Ecomotion. Vamos continuar com o Said, pois afinal, ele sempre fez o Ecomotion muito bem. Vamos entrar com um novo know-how como empresários, desde a parte comercial e de criar conteúdo, como também na parte técnica da prova, com a minha experiência de atleta.
Isso significa que o Said estará totalmente fora das operações?
Shubi: Haverá uma co-gestão do Ecomotion. Ambos, eu e Said, dividiremos a direção geral do evento. Claro que cada um assumindo as áreas onde tem mais experiência e capacidade.
Esta decisão representa mais do que qualquer coisa, agregar valores e competências com o intuito de elevar a qualidade do evento.
Vamos manter toda a equipe de colaboradores históricos.
Como será essa transição?
Shubi: Na verdade não há uma transição efetivamente. O que temos agora é uma equipe muito mais completa para explorar a grande oportunidade que o Ecomotion vem construindo ao longo de seus 11 anos.
Said, o que pretende fazer longe das corridas de aventura?
Said: Não estou me afastando das corridas de aventura, apenas estou dividindo a direção com o objetivo do Ecomotion crescer.
Shubi não foi a única compradora e sim a empresa FUBÁ PROJECT, quem além dela tem como sócios seus irmãos Tiago Guimarães e Pedro Guimarães.
Qual a experiência da empresa na organização de eventos? A empresa ou os sócios já atuaram na realização de eventos esportivos? Se sim, quais, desde quando, quais os principais diferenciais destes eventos que poderão ser replicados no Ecomotion?
O grande valor que a Fubá agrega ao Ecomotion esta mais ligado a como "embalar o projeto", crescer a marca, torná-la cada vez mais atraente a patrocinadores e atletas, e cada vez mais um modelo de negócio sustentável. Temos grande experiência trabalhando para projeto e marcas de vários setores da economia como Nike, Billabong, Element, Redley, Banco Real ABN Amro, Motorola, Nokia entre outras; e com grupos de mídia como TRIP, VOGUE e Globo.
Do ponto de vista de produção de eventos, nossos históricos profissionais estão repletos de participações e produções de eventos efetivamente, sejam eles de entretenimento ou esportivos, tais como: Festival Natura Nós, diversas turnês de bandas internacionais pelo Brasil, Festival Design For Humanity da Billabong, Campeonato Mundial de Surf - WCT 2010 - em Florianópolis, entre outros eventos esportivos.
Shubi, você é conhecida pela experiência em grandes provas - Eco-challenge, Raid Gauloises, Terra Incógnita, Elf Adventure, apenas para citar algumas – mas poucos conhecem seu lado empresarial. Fale um pouco sobre a Shubi empresária e qual será seu papel na nova administração do Ecomotion?
A minha vida como atleta também sempre teve um pouco de empreendedorismo. E tudo vem junto, a paixão pelo esporte, a educação e a vontade de empreender, claro. Criei a equipe Atenah, que teve sucesso não só apenas pela performance, mas pela idéia que defendia. Depois de alguns anos, junto com Amendoim (Alessandro Matero) e Cris Carvalho criamos a escola de aventura para crianças e adolescentes na USP, o Núcleo 16, e também a Clinica de Aventura, um acampamento nas ferias com o mesmo propósito de iniciar crianças e adolescentes nesse mundo do esporte e da aventura.
Ambos cresceram rapidamente e continuam até hoje. Além das minhas conquistas pessoais, venho de uma família com um pai muito instrutor, questionador e uma boa visão de mundo, que sempre nos ensinou a fazer qualquer coisa na vida com amor, dedicação e um objetivo claro.
Como essa sua experiência administrativa e como atleta, ajudarão no Ecomotion Pro?
Agregando nosso olhar para pontos que o Said não tinha. Quero cuidar bastante da relação com os atletas. Vamos trabalhar melhor a área comercial e a captação de imagens, entre outras coisas. Queremos mesmo complementar um histórico de sucesso neste 11 anos sob a gestão do Said.
Quais mudanças administrativas, de gestão, comercial e de atuação a nova gestão irá implantar no Ecomotion Pro?
Ainda é cedo para falar. A nova gestão trará sim um impacto com as competências que estão sendo agregadas. Com isso esperamos melhorar e crescer o nosso negocio.
Acreditamos que pelo meu histórico de atleta, darei mais foco ao desenvolvimento da prova, em como explorar mais e fazer a experiência dos atletas com maior qualidade. Do ponto de vista do projeto como um todo, a Fubá poderá alavancar o Ecomotion "embalando" melhor o produto, gerando maior exposição e novos negócios. Na produção do evento estamos satisfeitos com o histórico do Said, devemos apenas ganhar mais eficiência neste quesito.
O Ecomotion Pro continuará focado somente nas corridas de aventura? Haverá novos formatos de provas?
Nosso grande foco agora é a realização do Ecomotion Pro 2012 como uma prova histórica! Mas com certeza todos os esportes envolvidos nas corridas de aventura serão nosso foco. Novos formatos poderão existir. Estamos abertos a entender o mercado, a demanda dos atletas, a evolução das tecnologias para promover ainda mais os esportes de aventura e todos os temas relacionados.
Shubi, você também já atuou como treinadora, e também já realizou alguns trabalhos junto a crianças e adolescentes. A marca Ecomotion poderá atuar em outras áreas da cadeia esportiva, como treinamentos e eventos corporativos?
Como disse acima, agora o grande foco é o Ecomotion 2012. Naturalmente o meu histórico, talento, formação e paixão pela educação, crianças e adolescentes vão influenciar em novos projetos. Mas ainda é cedo pra dizer o que vai acontecer de fato.
Quais os objetivos para os próximos anos? De que forma o "novo" Ecomotion Pro poderá contribuir para o crescimento das corridas de aventura no Brasil?
Sem dúvida o objetivo desta união é ajudar na promoção do esporte de aventura no Brasil e no Mundo. Queremos fazer do Ecomotion, referencia mundial em Corrida de Aventura, junto com isso, auxiliar no crescimento e consolidação do esporte e suas modalidades.
O local da realização do Ecomotion 2012 já foi definido? Comenta-se que será em Goiás, é verdade?
Ainda não esta fechado o Estado, mas será entre maio e junho, no Centro-Oeste.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website