Inauguro neste artigo, uma série de dicas e orientações a respeito, principalmente, do treinamento e preparação física para provas multisports, corridas de aventura e as modalidades que fazem parte destes: mountain bike, corrida e canoagem.
E começo falando exatamente desta aparente desconexão entre provas de aventura e preparação física regular para tais...
Participo das corridas de aventura desde 2002, e desde o início o amadorismo dos participantes em relação ao seu cuidado com a preparação física ficou evidente. No começo era aceitável, pois o esporte era recente, vindo para o Brasil apenas em 1998, mas hoje em 2011, a percepção ainda é a mesma... não apenas nos que estão começando, mas também nos mais veteranos no esporte.
A sensação que fica é que os participantes de provas de aventura não se vêem como atletas que são. Parece que entram nas provas para superarem sua indisciplina ou inexistência de preparo físico. Como se fossem pagar promessa, decidem fazer uma corrida de aventura e infringir ao corpo um sofrimento desnecessário e extremamente lesivo.
Confesso que a palavra AVENTURA nos remete a explorar o inexplorado, a nos desafiar, e que realmente mexe com o profundo sentimento de superar nossos limites. Mas este sentimento deve ser apenas o ponto de partida, pois a partir daí deveria começar um novo sentimento tão profundo e intenso quanto o desafio em si... o sentimento de "como se preparar para vencer este desafio?".
Vemos constantemente grandes feitos na TV e demais mídias, com exploradores fazendo a volta ao mundo em barcos, entrando em cavernas desconhecidas, correndo grandes distâncias, escalando altas montanhas e diversos outros feitos heróicos. Mas parece que não se pensa em quanto estas pessoas se prepararam para tais desafios, com treinos diários, muito estudo sobre o local e as dificuldades a serem enfrentadas, antecipando possíveis problemas e se precavendo a eles.
Ou seja, se aventurar não significa, e nunca se significou "dar um tiro no escuro" ou "vamos ver o que dá" ou "se não matar, engorda"... se aventurar exige o mesmo preparo de grandes atletas nos esportes tradicionais que conhecemos, como o futebol, triatlon e o vôlei (quem não conhece o técnico Bernardinho e sua fixação por treinamento?).
Corredores de aventura e de multisports, devem ter um mínimo de disciplina nos treinamentos físicos, para que não transformem sua participação no esporte numa experiência desagradável e frustrante.
O apelo de minha parte neste artigo, é buscar despertar nos nossos aventureiros a consciência de que uma preparação física mínima deve acontecer antes de qualquer evento esportivo, prática que somente trará benefícios ao participante.
Percebam também que estou tratando os corredores de aventura e multisporters como "participantes" e não como "atletas", pois o termo atleta para mim exige outros predicados que todos os que buscam uma atividade física deveriam buscar desenvolver ao longo de sua vida esportiva.... e a disciplina nos treinos é uma destas qualidades.
Há algum tempo, tive o prazer de ler o livro do Bernardinho, técnico multicampeão da seleção brasileira de vôlei, e nele li uma frase que se tornou um norteador na minha forma de ver o esporte:
“A vontade de se preparar deve ser maior que a vontade de vencer”
Obviamente, a vitória é sempre o objetivo maior, seja a vitória em si ganhando o evento, como a vitória particular do atleta, melhorando seu desempenho a cada prova. Mas como disse anteriormente, este deve ser o motivador, depois disso a vontade de se preparar deve vir igualmente no nosso dia-a-dia.
Treine sempre e ganhará às vezes, treine às vezes, e não ganhará nunca!
Falo como atleta que desejo ser um dia, e como professor formado e especializado em treinamento desportivo que sou. Mas não vou ficar apenas no desabafo e no puxão de orelha, daqui para frente pretendo escrever neste espaço dicas, conselhos, apresentar estudos científicos, experiências próprias e tudo que puder ajudar a fortalecer o esporte que tanto amamos.
No próximo artigo vou passar alguns princípios que regem o treinamento físico, que certamente vão ajudar a todos a organizar melhor sua rotina de treinos.
Bons treinos e boas aventuras a todos!
Márcio de Avila Palermo
Técnico especialista em treinamento desportivo e atleta multisport.
www.atletamarcio.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website