Uma experiência para o resto da vida

Por Wladimir Togumi - 03.Oct.2011

Se teve uma equipe ovacionada tanto quanto a campeã Oskalunga - e com todo o direito e merecimento - provavelmente tenha sido a equipe Ratazanas. Participantes da categoria Light, a dupla de cadeirantes Evandro Bonocchi e Clodoaldo Luciano de Carvalho tiveram a companhia de Leandro Orlandi Pereira e Luis Pimentel e emocionaram a todos ao cruzar a linha de chegada do Adventure Camp Brotas 2011.

O Adventure Camp foi uma experiência única para eles e esse dia nunca mais será esquecido. As dificuldades de uma corrida de aventura tomam proporções gigantescas para quem possui deficiência fisica como esse dois atletas e superá-las exige um esforço muito maior.

Os dois atletas fazem parte do projeto Esporte Adaptativo, de São José dos Campos, que busca levar os deficientes fisicos à prática de esportes ao ar livre. Nesa prova os dois atletas utilizaram bicicletas especializadas, com propulsão pelos braços (handbikes), e adaptadas para uso off-road.

Evandro Bonocchi, 35 anos, teve uma lesão C3 após um acidente de moto, sob chuva, quando voltava do trabalho em 2005. "Desde então venho buscando fazer esporte, que foi a maneira de ser feliz e ter qualidade de vida. Jogo basquete e faço ciclismo e agora entrei na corrida de aventura".

Ele já estava pedalando e remando e a hipótese foi levantada dentro da Esporte Adaptativo: será que a gente consegue? "Eu falei: para ter essa resposta, temos que ir lá fazer."

"Conversamos com o pessoal da organização, deu certo, viemos, curtimos! Foi sensacional! Espero ter aberto caminho para que outros venham e quem sabe ano que vem temos um categoria especial para cadeirantes. Seria sensacional!", disse Evandro, ainda absorvendo a experiência que teve nesse domingo.

"Eu vivi coisas que não imaginava. A gente está sempre focado nas provas de ciclismo onde (os participantes) são muito profissionais e as pessoas querem ver as outras pelas costas. E hoje, o que a gente foi ajudado, de solidariedade... Os caras me pagaram nos braços e me passaram numa cerca de 4 metros de altura! Atolamos no barro, caí no córrego, remamos. Está passando um filme na minha cabeça agora e não sei quando vai cair a ficha."


(à frente) Luis Pimentel, Clodoaldo de Carvalho, Zolino, Evandro Bonocchi e Leandro Pereira

O site do projeto está fora do ar - www.esporteadaptativo.com.br - mas você pode "curtir" a página no Facebook - www.facebook.com/pages/Esporte-Adaptativo e conhecer o trabalho feito para levar qualidade de vida para os cadeirantes.

O slogan do projeto é "Transformando Vidas" e não poderia ser diferente. Veja abaixo um video com imagens das atividades:

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais