De venda de camisetas a patrocinadores anônimos: Oskalunga rumo à Tasmânia

Por Wladimir Togumi - 03.Oct.2011

Profissionalismo, conquistas, títulos, carisma. É difícil definir o motivo que levou a uma das maiores ajudas para uma equipe de corrida de aventura no Brasil, de forma espontânea e inesperada.

Como muita gente está sabendo a equipe Oskalunga Multisport está de malas prontas para o ARWC 2011, o campeonato mundial de corrida de aventura que será realizado no final do mês na Tasmânia, Austrália. O orçamento é alto e todos os recursos provenientes das corridas, como a premiação do Ecomotion Pro 2011, já foram investido no projeto e mesmo assim as contas não fechavam.

A equipe está fazendo o máximo para economizar e a principio nem ficariam em hotel para diminuir os custos por lá, e para buscar mais recursos venderam camisetas durante o Adventure Camp Brotas, neste final de semana. Em pouco tempo era possível ver as camisetas azuis circulando por todos os lados.

Mas então surgiu uma outra idéia: fazer o leilão de uma camiseta. O momento escolhido foi pouco antes da premiação - quando muitos participantes estariam reunidos - e Rafael Melges falou um poucos das dificuldades financeiras e os valores que ainda faltavam para conseguir chegar no Mundial. Logo os lances começaram a ser lançados e o arremate ficou com Heddy Akkouh, em um valor cerca de 6 vezes o original.

Leilão camiseta Oskalunga
Camiseta leiloada e arrematada por Heddy Akkoou

Leilão encerrado, teve início então a premiação e como de praxe um dos atletas de cada equipe do pódium falou um pouco da disputa de domingo, seguindo do terceiro lugar até a campeã. Ao chegar na sua vez, o discurso de Rafael Melges foi interrompido pelo locutor Douglas Souza: a equipe acabara de ganhar um novo "patrocinador", que pediu anonimato e iria contribuir com metade do valor anunciado antes do leilão.

Enquanto agradecia a ajuda inesperada e ainda com lágrimas nos olhos, Rafael foi interrompido mais um vez: uma nova contribuição, também anônima, tornava a Tasmânia cada vez mais próxima.

"É inacreditável!", comentou Rafael Melges. "Essa semana mesmo, pensamos nas dificuldades. A gente está treinando forte, fazendo o melhor possível. Não tem como mudar mais nada para se dedicar mais. Querendo ou não, às vezes temos uma cobrança, da nossa parte e também da familia, que pergunta - o que vai dar isso? - e no meio de tudo isso, dessa falta de reconhecimento, recebemos esse prêmio por aguentar essa pressão toda. Acho que agora vamos ficar mais forte do que nunca".

Rafael disse ainda que a equipe agora não será apenas o quarteto que estará fisicamente na Austrália, mas muito maior, com muita gente mandando energia para eles.

É difícil falar sobre as expectativas de uma prova em que não há muita informação divulgada, mas a equipe está bastante focada. "É lógico que não vamos para nenhuma prova para perder. Queremos ter um resultado histórico e estamos nos dedicando ao máximo. Agora é saber usar a cabeça por lá, não fazer besteira e não quebrar equipamentos. Estou gastando muitas horas do meu dia para conseguir fazer uma caixa de bike muito boa e que possamos ganhar algums minutos preciosos nas transições. (O objetivo é ) manter a cabeça, se alimentar direito e ter energia sempre."

"Tivemos uma lição de vida no Ecomotion Pro e vimos que se alimentar corretamente faz muita diferença e vamos manter sempre a vontade de ganhar, independente do que aconteça", completou Rafael Melges.

O quarteto para o ARWC 2011 se completa com Diogo Malagon, Bárbara Bomfim e o atleta convidado da Selva, Caco Fonseca.

Acompanhe a equipe no blog Oskalunga no Mundo
www.adventuremag.com.br/blogsv2/oskalunganomundo

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais