A bela região de Santo Antonio do Itambé recebeu a terceira e última etapa do circuito Brou Aventuras 2011 neste final de semana (24 e 25 de setembro). Quem participou do Ecomotion Pro 2009 deve se lembrar da subida ao pico do Itambé, com 2044 metros de altitude, o que lhe garante o título de ponto mais alto da Serra do Espinhaço.
A prova fez parte da Ita-Arte 2011, evento que reuniu feiras de artesanato, shows e apresentações de livro e saltos demoto.
Devido ao tempo de prova não foi desta vez que os participantes da Brou Aventuras puderam chegar no topo do interior mineiro, mas isso não tirou a beleza e a dificuldade da corrida e a todo o momento a pedra estava à vista. E como não poderia ser diferente em terras mineiras, foi preciso fazer muita força para chegar ao final das longas e íngremes subidas, muitas vezes empurrando as magrelas ao invés de pedalar.
Para a festa dos participantes da região, as duas primeiras equipes a completar a prova foram a Diamantinenses e Canela de Ema, formada por atletas de Diamantina, e que deixara muita gente boa para trás.
Entre os quartetos a vitória ficou com a Papaventuras, liderada pelo casal Valmir Schneider e Rose Muller e complementada com o goiano Wagner Malveira e o brasiliense Daniel Romero.
A Quimera fez uma grande prova de recuperação e terminou em segundo lugar depois de ficar quase na última colocação. Atrasados para a largada, os atletas não acompanharam todo o briefing com as últimas informações e perderam a informação de que o PC3 havia sido cancelado. Enquanto todas as outras equipes seguiram de volta para o mesmo local da largada para pegar as bicicletas, a equipe seguia para o outro lado.
Nas categorias Pro Solo e Dupla a corrida foi definida no trecho mais crítico de navegação. Pablo Bucciareli e a dupla Caliandra seguiam na liderança em suas categorias, ambos com um certa vantagem em relação aos seus concorrentes, mas acabaram ficando para trás.
Na solo a vitória ficou com o atleta catarinense Pedro Pinheiro, que passou por muitas dificuldades desde o início da corrida, ainda a caminho do PC2, quando caiu sentado em espinhos e assim como a Quimera, veio conquistando posições ao longo da corrida.
O sol e o calor no sábado de manhã aliados ao clima seco complicaram bastante a vida dos atletas, que encararam uma longa subida nos primeiros quilômetros de mountain bike. O visual próximo ao povoado de Capivari era recompensador, com a estrada percorrendo uma crista que dava uma visão panorâmica da região. Era difícil escolher para qual lado olhar.
Assim como a Cachoeira da Fumaça no PC2, a Cachoeira do Tempo Perdido – nome sugestivo para quem demorou mais que o previsto no mountain biking inicial – surpreendeu os participantes pela beleza do local do rapel.
A prova encerrou o Circuito Brou Aventuras 2011 com chave de ouro. A abertura do circuito 2012 está programada para o mês de março. Veja abaixo a classificação da etapa e do circuito 2011.
Clique aqui para ver a galeria de fotos da etapa Santo Antonio do Itambé
Clique aqu para ver o GPS Track da etapa Santo Antonio do Itambé
Campeões da etapa Santo Antonio do Itambé
Pro Quartetos
1 - Papaventuras (RS)
2 - Quimera (MG)
3 - Sempre Viva (MG)
Pro Dupla Masculina
1 - Diamantinenses
2 - Canela de Ema
3 - Advogado Aventureiro
Pro Dupla Mista
1 - Ascalon Pro
Solo
1 - Pedro Pinheiro
2 - Pablo Bucciarelli
3 - Pedro Alex Rodrigues Viana
Light Dupla Mista
1 - Brous de Salto Alto
2 - Botocudos Apaixonados
Light Dupla Masculina
1 - Eu vou com Advogado Aventureiro
2 - Dupla de Dois
3 - Terreno Extremo
Light Solo
1 - Xikito
2 - Marcos Parreira
3 - Arnaldo de Flávio Aguiar Caetano
-------------------------
Campeões do Circuito Brou Aventuras 2011
Pro Quarteto Misto
1 - Papaventuras
2 - Azimute
3 - Sempre Viva
Pro Dupla Mista
1 - Trotamundo
2 - Ascalon
Pro Dupla Masculina
1 -
Advogado Aventureiro
2 - Diamantinenses
3 - Leões de Judá
Pro Solo
1 - Pablo Bucciareli
2 -
Pedro Pinheiro
3 - Matheus Madureira
Aventura Dupla Mista
1 - Bro de Salto Alto
2 - Planetaventuras/Quimera
3 -
Suum Hidratação Balanceada
Aventura Dupla Masculina
1 - Eu Vou com Advogado Aventureiro
2 - Dupla de Dois
3 - Filhotes do Brou
Mais informações: www.brouaventuras.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website