De Sol a Sol 2011

Por Redação - 14.Sep.2011

Já havia passado das 23h30 de sexta feira (02/09) quando foi encerrada a renião técnica audiovisual na sala de conferências do Arapey Thermal Resort & Spa com a cereja da torta: um reconhecimento pela 10ª apresentação na linha de partida de Javier de León, somada aos seus cinco triunfos. A partir desse momento ecomocionante os competidores se deslocaram para o restaurante internacional do hotel para o jantar de massas e depois para suas hospedagens para preparar a logística da corrida e descansar.

Às 10h00 do sábado, em ponto, e com um forte vento foi dada a largada do DSAS 2011 (De Sol a Sol) na explanada do hotel, com uma linha de partida que estavam os melhores da aventura rioplatense.

Tudo começou com um trekking mais forte que o desejado, que acabou causando incríveis erros de navegação pelas equipes de ponta. No entanto, acelerando, os mais fortes foram se posicionando na cabeça da corrida, mas os danos estavam feitos: o trekking exigente e os erros de navegação custou caro para vários candidatos ao pódium.

Ao terminar a seção nas bordas da piscina municipal para a prova de natação, a lider Banco Hipotecário/XK Race tinha conquistado uma grande vantagem. Na categoria mista a equipe Giant MDQ dominava, mas seus perseguidores estavam muito próximos. A cauda da corrida começou a se distanciar cada vez mais e as equipes Hipertensión Controlada e MDP Calquin tiveram uma disputa particular divertida.

Durante a canoagem não houve mudanças de posições, tudo seguiu da mesma maneira. Com certeza os competidores estavam se guardando para a seção de mais de 80 quilômetros que viria pela frente. Ao chegar em Pueblo Palomas, lugar escolhido para base secundária para abandonos e troca de modalidade, a equipe Giant MDQ, da Argentina, decidiu descansar e passar para a categoria Aventura, devido a uma bicicleta quebrada e muito cansaço.

Isso abriu caminho para as equipes uruguaias Giant e Sirius, junto com a Trek Punta del Este e os entrerrianos da Rotary Colón RFR, todos separados por apenas alguns minutos. Na categoria masculina a vantagem dos ponteiros era superior a uma hora. A MDP Calquin acabou "saindo de cima" da Hipertensión Controlada, que abandonava por esgotamento fisico de Iñaki Castañares.

Na travessia do Rio Arapey, pelo Paso de las Piedras, estava Pablo Reyes para ajudar as equipes com três botes. Ali foi possível ver quem abriria vantagem e quem perderia preciosos minutos na técnica utilizada para cruzar o rio com forte corrente.

Ao chegar no PC Camp de Rafa Lima as equipes pararam um pouco para respirar, se alimentar e se trocar, para então começar um trekking enorme que incluia o desafio de cruzar duas vezes o temível Monte Criollo del Arapey Chico. Alguns atletas decidiram dormir um pouco, outros não perderam tempo e saíra imediatamente. Neste local se deu o abandono da Sirius Nossar Rotor que vinha com o atleta Federico Sosa sentindo-se mal.

E neste local aconteceu de tudo: equipes perdidas durante a noite; outras que voltavam por cansaço; equipes que navegaram bem e recuperaram posições. Foi onde aconteceu a definição da prova, com grandes atuações de Rona Plast, Giant e Pasos del Sur. Ao sair deste trekking a sorte estava lançada.

Apenas duas equipes fizeram a canoagem final, como previsto pela organização, que deslocou apenas quatro botes até o Paso de la Cadena. Uma delas foi a equipe vencedora da categoria masculina Banco Hipotecário/XK Race, de Alito Luchini, Panchi Cajén e Gerardo de Vita, que chegaram pouco depois das 8h00 da manhã no Arapey Thermal; a outra foi da equipe vencedora da categoria Aventura, Giant MDQ, também da Argentina.

Quase às 11h00 cruzou a linha de chegada a grande vencedora da prova, a equipe mista Giant Uruguay, de Julio Fernández, Laura Rossi e Federico Vázquez, que ganharam também a vaga na Expedición Tembiasa, no Paraguai.

Os argentinos da Rona Plast Envases Plásticos e os uruguaios da Pasos del Sur, que fizeram uma grande corrida, completaram o pódio masculino. Sirius Mixto e Rotary Colón RFR completaram o pódio misto.

Às 14h00 a corrida era encerrada pela MDP Calquin, da Argentina, com um super trecho de mountain biking com mais de 24 horas, seguramente inesquecível para eles.

A entrega de prêmios New Balance foi o momento escolhido para ver as fotos da competição. Veja as imagens no facebook da corrida.

 

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais