Atletas de 7 estados brasileiros estiveram no distrito de Aranha, cidade de Brumadinho (MG) para disputar palmo a palmo a 2ª Etapa do Circuito Brou Aventuras de Corrida de Aventuras. A prova teve como característica mais uma vez muita orientação e trechos bem técnicos, na bike, no trekking e até na canoagem, onde um "arrasta-caiaque" em um córrego obrigou os atletas a enfiarem o pé na lama.
Criado em 2010, o Circuito Brou Aventuras vem crescendo a cada etapa, e neste fim de semana a participação de quase 100 competidores foi a comprovação de que muitos atletas de outros estados têm buscado sair de "suas casas" para conhecer novos lugares, buscando novos desafios.
Na prova Light, com 43km, os atletas largaram em um trekking curto (3km), mas com muitas trilhas e orientação exigente, para retornar para a Praça de Aranha e pegar a bike (17km), e percorrer mais trilhas, muitas "pinguelas" e plantações de mexirica. Parada no rapel (25m) e depois mais um trecho de bike (9km) e então finalmente um trekking (6,5km) com várias opções de caminho para chegar na canoagem no rio Paraopeba (6,5km) com uma saída para um córrego de poucas águas e muita lama. Finalmente uma última corrida (2,5km) até a Praça de Aranha. Foram 6h15 para os primeiros colocados (Ariranha-MG) em uma prova tão difícil que os atletas no fim não paravam de se perguntar pela categoria "light" de verdade da 2ª Etapa! Aventura para gente grande!
Na Pro, muitos atletas Top10 do Ranking Brasileiro de Corrida de Aventuras (RBCA) garantiam uma disputa acirrada na categoria Solo, Duplas e Quartetos. E a expectativa não foi frustrada. Desde o inicio os atletas imprimiram um ritmo forte, batendo os PC´s sempre em tempo inferior ao planejado pelos organizadores, surpreendendo a todos e "matando" os atletas que tentaram seguir o ritmo alucinante dos líderes: Selva Kailash (Quarteto paulista), Pablo Bucciarelli (SP e líder do RBCA) e Marcelo Santos (RS e 2º do RBCA) faziam o primeiro pelotão da prova, entrando na canoagem na primeira colocação.
Depois de sair da água, uma bike tranqüila mas em ritmo acelerado – com uma parada para o rapel com um visual de tirar o fôlego – e depois a transição para o trekking mais difícil da prova, subindo os 700m de desnível da Serra da Moeda, em um paredão quase vertical, sem trilhas!
"Foi mais ou menos o que já passamos em provas de aventura na Argentina e decidimos trazer essa idéia para nossas provas", diz o organizador Zé Elias.
E os atletas garantiram a diversão da população do distrito de Suzana, aos pés da Serra, enquando viam a galera subindo a serra com suas lanternas e depois correndo pela cumeeira pela trilha Topo do Mundo, eleita em 2006 uma das 5 mais bonitas do Brasil.
Posições mantidas no duro trecho de trekking, com Pablo saindo um pouco a frente da Selva Kailash e Marcelo dos Santos. Um trecho com muitos morros de mountain bike separavam os atletas da chegada em Aranha! Depois de 11h15 de prova, Selva Kailash e Pablo Bucciarelli cruzaram a linha de chegada praticamente juntos, garantindo a vitória na mais dura prova do Circuito Brou Aventuras até hoje.
A 3ª Etapa é em setembro, em Santo Antônio do Itambé, para explorar as trilhas e cachoeiras da região do Espinhaço, que muitos atletas já tiveram o prazer de conhecer quando subiram o Pico do Itambé durante o Ecomotion Pro 2009.
Pro
Quartetos
1- Selva Kailash (SP)
2- UNIMED Terra de Gigantes (RJ)
3- Gantua Millenium Tia Sonia (BA)
Duplas
1- Advogado Aventureiro (MG)
2- ARS São Francisco Saude
3- Advogado Aventureiro Minas (MG)
Solo
1- Pablo Bucciarelli (SP)
2- Marcelo Santos (RS)
3- Eduardo Bhering (MG)
Light
Mista
1- Suum Hidratação Balanceada (SP)
2- Bichos do Mato (MG)
3- Advogado Aventureiro 2 (MG)
Masculina
1- Ariranha (MG)
2- Dupla de Dois (MG)
3- Eu vou com Advogado Aventureiro (MG)
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website