Thule Adventure Team vence o Grand Raid Nord Pas de Calais 2011

Por Redação - 01.Jul.2011

A região norte da França é conhecida principalmente por ser uma das primeiras do mundo a entrar na era industrial. Minas de carvão, indústria textil, grandes portos comerciais e a indústria pesqueira fizeram muito dinheiro ali e acompanhou a forte tradição agrícola.

Disputa nacional de estudantes no primeiro dia
© My Zoom

Largada da categoria Elite
© Olivier Degoulange

"Longe côte" foi uma nova disciplina
© Olivier Degoulange


© My Zoom

Thule Adventure Team
© Olivier Degoulange

Com o espirito de cultivar esse paradoxo, a corredora de aventura Karina Baillet, conhecida mundialmente, vencedora do Raid Gauloises Vietnã e que esteve presente no Ecomotion Pro 2007- Búzios, pegou o desafio de organizar uma grande corrida de aventura em sua região natal. Seu objetivo era mostrar que próximo às antigas áreas industriais havia muita natureza a ser explorada como dunas de areia, penhascos e uma complexa rede de rios, pântanos e lagos ideais para uma prova de alto nível.

Durante 5 dias algumas das melhores equipes do mundo percorreram 450 quilômetros em 8 diferentes disciplinas. A maioria das equipes presentes eram da Europa, mas o evento contou também com a presença de atletas do outro lado do mundo com a New Zealand, país que produziu alguns dos melhores corredores de aventura do mundo. Algumas equipes a serem destacadas são:

-Thule Adventure Team (França/Suécia) com Martin Flinta, Per Vestling, Jacky Boisset e Myriam Guillot
-Wilsa AFG (França/Nova Zelândia) com Sébastien Sxay, Elina and Richard Ussher e Marcel Hagener.
-Buff Thermocool (Espanha) com Emma Roca, Juan Jose Sancosmed, Dani Terrisse e Josef Ajram
- Os Direct (Ucraina) com Marchenko Kostiantyn, Dmytruk Oleksandr, Artemenko Ivan e Kolomiec Nadejda

A segunda edição do Grand Raid Nord Pas de Calais teve início na cidade de Calais no dia 22 de junho com dois eventos em paralelo. De um lado estavam jovens estudantes envolvidos num desafio nacional e do outro, o primeiro estágio da Elite. Os jovens tiveram a oportunidade de correr ombro a ombro com os melhores corredores de aventura do mundo nas modalidades de canoagem, orientação, mountain biking e trail running.

Enquanto a Elite percorria os primeiros quilômetros do percurso de 450, os estudantes terminaram seu desafio no final do dia, com a vitória dos estudantes da região de St. Joseph Touquet.

O segundo dia de prova foi o maior de todos, com 179 quilômetros a serem percorridos em 22h30, horário limite do estágio. Apesar da região não ter muita diferença de altitude, os atletas foram desafiados principalmente nas seções de orientação e também pela mudança constante do clima: do sol para chuvas fortes e ventos quase sempre frontais.

Além disso, logo no começo da corrida uma nova disciplina chamada "Longe côte" exigiu muito dos atletas. O "Longe côte" consistia na progressão a pé com a água pela cintura e com os atletas equipados com um remo de pá duplas para ajudar na progressão e na estabilidade no mar aberto.

Durante a corrida os competidores tiveram acesso a alguns locais históricos da região com o Fort-Nieulay, construído no século 14, cemitérios militares que são tão serenos que escondem sua origem trágica.

O quarto dia de prova contou com uma inovação. Os organizadores permitiu a participação dos chamados atletas de final de semana, que fizeram uma disputa contras as equipes da Elite. É como se uma das últimas etapas do Tour de France fosse aberto aos amadores também.

47 duplas se dispuseram ao desafio, o que representa uma grande vantagem porque os atletas da Elite estão correndo em quartetos, incluindo uma mulher. O confronto aconteceu próximo a Lille, na região de Saint-Amand les Eaux, e as disciplinas envolvidas foram a orientação, mountain biking, bike'n run e canoagem e um percurso com aproximadamente 82,5 quilômetros.

Descansados e motivados, muitas equipes da categoria Challenge conseguiram lideram a corrida durante os primeiros 13 quilômetros de trilha, mas ao final da canoagem a resistência, a organização e a força da categoria Elite ressurgiu e a hierarquia esportiva prevaleceu.

O último dia de prova aconteceu em Lille e após 5 dias de disputas diárias a vitória ficou com a equipe franco-sueca Thule Adventure Team, com os neozelandeses da Wilsa AFG em segundo lugar e a Buff Thermocool em terceiro lugar.

A melhor equipe francesa foi a Cap Opal, conquistando o quarto lugar e os ucranianos da Os Direct ficaram em quinto.

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais