No próximo dia 11 de junho, os principais triatletas do Brasil e do mundo vão encarar os desafios da Selva Amazônica no XTERRA Amazon. A etapa, válida para o Circuito Mundial de Triathlon Cross Country (XTERRA Global Tour), faz parte do circuito brasileiro da modalidade e vale vaga para a grande final, no Havaí, em novembro. A prova na Amazônia será a segunda - e a mais importante - de 11 programadas para o país durante o ano e acontece dentro do Centro de Instrução de Guerra na Selva do Exército Brasileiro (CIGS). Disputado desde 2005, o XTERRA Brazil teve três edições em Ilhabela/SP (2005-06-07), três em Mangaratiba/RJ (2008-09-10) e chega pela primeira vez à Amazônia em 2011. Em 2010, o CIGS recebe uma etapa Regional do XTERRA, contando menos pontos no ranking nacional e sem classificar os atletas para o Havaí.
Antes da disputa pelas 35 vagas para o Mundial no Havaí, 300 triatletas terão pela primeira vez a oportunidade de passar a noite em redes, no meio da mata primária. Na Base de Instrução 4 (BI4), dentro do chamado "Quadrado Maldito", área de treinamento do exército, os atletas profissionais e amadores serão apelidados de Mundurukus (formigas vermelhas) e receberão instruções especiais dos militares sobre sobrevivência na selva. Lá, os aventureiros vão montar suas próprias redes e descansar para a grande disputa na manhã do dia seguinte.
Para o General Mattos, do Comando Militar da Amazônia, essa experiência será inesquecível:
"Os atletas terão a grande oportunidade de conhecer um dos mais belos e exuberantes ambientes naturais do planeta, a Amazônia brasileira. Tenho a plena convicção de que os participantes do evento jamais esquecerão esta grande aventura. SELVA!", diz General Mattos.
Para os "Mundurukus" a aventura começará logo cedo, às 8 horas, quando será dada a largada, no Rio Amazonas, para 1,5 km de natação, seguido por 30 km de mountain bike e 9 km de corrida nas estradas de terra e trilhas da selva fechada.
Feliz em receber novamente o XTERRA em Manaus, o Secretário Municipal de Desporto e Lazer, Fabrício Lima, vibra com a etapa válida para o Global Tour: "Em 2010, tivemos a oportunidade de receber a etapa regional pela primeira vez. O Circuito Mundial nos anima muito mais. Tenho certeza que a prova será ainda mais emocionante. Agora, é recarregar a bateria para enfrentar as surpresas da selva no 'Quadrado Maldito', o calor e a adrenalina" fala Fabrício.
Com a maior premiação do Brasil, o triathlon vai distribuir nesta etapa o prêmio de R$ 25 mil para os cinco primeiros colocados na categoria profissional.
"Pelo segundo ano consecutivo estamos levando o XTERRA para Manaus. A diferença é que esse ano o evento é internacional e faz parte do XTERRA GLOBAL TOUR. Não tenho dúvida que essa prova será épica. Serão mais de 2000 atletas envolvidos, entre todas as provas, mais toda equipe de produção e ainda contamos com o apoio do CIGS e do Comando Militar da Amazônia para toda logística. É um evento especial, diferente e único", declara Bernardo Fonseca, diretor da prova.
A novidade este ano é que, além de receber a prova de triathlon, o CIGS se prepara para recepcionar os aventureiros da Night Run e da Kids Running. Ainda no dia 11, às 16 horas, será a vez dos atletas mirins. Crianças entre um e 12 anos de idade vão participar de disputas de corrida dividas de acordo com a idade.
As lanternas da animada Night Run vão iluminar as matas da selva, a partir das 19 horas. Os 1.500 atletas profissionais e amadores poderão escolher as distâncias da sua aventura. A prova será dividida e terá a opção de 5km ou 10 km. Na última edição, ambas as provas foram realizadas na orla de Ponta Negra, em Manaus e este ano serão realizadas dentro da Base de Instrução 5 (BI5), dando ainda mais emoção à disputa.
A Night Run vai premiar os três primeiros colocados no geral com troféus e os três primeiros colocados de cada categoria com medalhas. Todos os corredores que completarem a prova levarão de lembrança da sua aventura na selva uma medalha suvivor.
A criançada também recebe uma medalha suvivor e, no kit, camisa XTERRA Kids Mini Corrida e brindes. No final da provas, todas as crianças sobem no pódio.
Mais informações: www.xterrabrasil.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website