No último domingo (29/05) aconteceu a 3ª edição do Running DAVENTURA e desta vez a Praia do Forte foi o local escolhido para a realização do evento que reuniu mais de 700 participantes na corrida cross-country e corrida de aventura.
A concentração foi montada no Castelo Garcia D'Ávila, erguida em 1551 e única construção das Américas com caraterísticas medievais. O castelo serviu de sede do maior latifúndio do mundo e as propriedades dos Avilas se localizavam, da Bahia ao Maranhão, dentro de uma área de cerca de 800 mil quilômetros quadrados, equivalente a 1/10 do território brasileiro de hoje, o que equivale às áreas, somadas, de Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Suíça.
Os corredores de cross-country puderam escolher entre 3 desafios: 5 Km, 8 Km e 14 Km. Já os corredores de aventura enfrentaram 40 quilômetros nas modalidades trekking, mountain biking, canoagem e natação. Para os iniciantes nas aventuras, a organização montou um percurso de 10 quilômetros de trekking e orientação por trilhas e praias.
Com o castelo como pano de fundo da largada, os atletas foram divididos de acordo com as modalidades e as categorias. Os primeiros a sair foram os corredores de aventura em suas bicicletas e logo depois os participantes da corrida cross-country.
Enquanto os primeiros colocados da corrida a pé já retornavam para a chegada no castelo, os corredores de aventura apenas começavam a "exploração" da Reserva Ecológica Sapiranga, uma área de proteção composta por Mata Atlântica às margens do Rio Pojuca.
E as dificuldades já começaram no primeiro posto de controle (PCV1) quando muitas equipes se complicaram na navegação e perderam tempo para encontrá-lo. Dificuldade diferente da dupla Insanos - dentre tantas outras com mesmo nome - formada por Daniel Cardoso e Danielly Gomes, que teve uma das bicicletas quebradas nesse começo de prova e mesmo assim terminaram a prova.
Muitos participantes estavam ali em sua primeira corrida de aventura. Alguns se aventuraram sozinhos, outros contaram com a ajuda de atletas experiêntes, como o caso dos atletas da equipe Gantuá, Alan Pedreira e Ângelo de Oliveira, que formaram duplas com novos participantes. Diana Gomes, também da Gantuá, estava presente apenas como espectadora, já que se recupera de uma lesão que sofreu no braço durante uma queda de bicicleta no Ecomotion Pro.
Yedda Leite Dias sempre acompanhou as corridas de aventura como apoio ou espectadora e também esteve pela primeira vez como atleta no Running DAVENTURA. Ao lado de Paulo Reis, subiu ao pódium em sua estréia e conquistou o segundo lugar na categoria.
Os vencedores da prova de Cross Country foram:
-
Tiago Reis Garrido (5km – masculino)
-
Sandra Midlej (5km – feminino)
-
Hélio Cássio Bispo dos Reis (8km – masculino)
- Luciana Giannini Garcia (8km – feminino)
-
Damião Nonato da Silva (14 km – masculino).
Corrida de Aventura
Não Mista
01 - Calangos
02 - Gantuá Millennium Tia Sônia 1
03 - R2 Companheiros
Mista
01 - Insanos Adventure 2
02 - Insanos Adventure 3
03 - R2
Dupla Trekking 10 K
01 - Carcará Clube de Orientação
02 - Xuxu com Milho Verde
03 - Haupt
Mais informações: running.daventura.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website