Sucesso na primeira etapa do Circuito Terra Fast 2011 - Casimiro de Abreu

Por Wladimir Togumi - 25.May.2011

Casimiro de Abreu foi a cidade escolhida para a primeira etapa do circuito Terra Fast 2011. Localizada a cerca de 140 quilômetros do Rio de Janeiro, a região possui todos os ingredientes para desafiar os corredores de aventura: trilhas, cachoeiras, estradas e o grade rio Macaé.

Quem esteve no Ecomotion Pro 2007 passou pela cidade, mas não conheceu o potencial da região. Naquela corrida os atletas pegavam seus carrinhos de rolemã para percorrer 24 quilômetros pelos trilhos de trem.


Clique na imagem acima para ver a galeria de fotos

A corrida aconteceu no domingo, mas as atividades da organização junto a comunidade local começaram na sexta feira à noite, quando foi lançado o projeto Cine 0800, que tem a proposta de exibir produções audiovisuais que despertem interesse e reflexões sobre temas relevantes, de acordo com as necessidades dos moradores. Na ocasião foram exibidos vídeos com temáticas relacionadas à interação do esporte e meio ambiente, o que pode estimular a economia local.

Com a proposta de fortalecer e estimular o crescimento das corridas de aventura no Rio de Janeiro, a corrida contou com as categorias Pro e Light e os participantes puderam escolher correr em dupla ou solo.

Os atletas largaram correndo e o primeiro desafio foi saltar do alto de uma cachoeira. A maioria não pensava duas vezes e já pulava em direção ao poço, enquanto outros observavam seus adversários e onde eles caiam antes de se arriscarem. Quem achava aquilo arriscado demais, podia fazer a descida por uma corda lateral.

Lá embaixo os atletas seguiam fazendo um canioning até a base da Canoar, onde pegavam suas bóias e corriam pela estrada lateral rio acima e voltavam flutuando por dentro do rio Macaé.

Para continuar na corrida e partir para a seção final da corrida, de mountain biking, os atletas tinham que atravessar o rio novamente por uma tirolesa, levando suas "magrelas". Com o peso e a resistência dos mosquetões na corda, a atividade exigiu muita força dos competidores. Nas duplas, o outro atleta fazia a travessia a pé e a correnteza e a profundidade do rio em alguns locais assustava um pouco os mais desavisados.

A navegação foi tranquila, mas uma distração tirou a vitória do atleta Pablo Bucciareli e da dupla Advogado Aventureiro Minas, quem vinham na frente do pelotão.

"Larguei correndo forte e já abri vantagem que mantive por quase todas as sessões, nunca perdi a liderança e a facilidade na orientação me deu um certo conforto. Foi nesse momento que perdi a concentração e cometi um erro no trecho de bike; pedalei uns 10 km até retomar o percurso e tentar reverter o quadro. Consegui terminar apenas 4 minutos do vencedor, o que de certa maneira me consolou, mas isso demonstra o quanto devemos estar atentos e focados, até a linha de chegada", avaliou Bucciarelli, que ficou com a segunda colocação.

A vitória na categoria Solo ficou com o mineiro Pedro Alex Viana e o terceiro lugar, com o gaúcho Ederson Chaves.

Nas duplas masculinas a vitória ficou com a Klimax Forever Living, capitaneada pelo experiente Pietro Carlo. Nas duplas mistas, vitória da Azimute, com o atleta Fausto Silva chegando com a corrente quebrada.

A segunda etapa acontecerá em novembro e acontecerá na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Pro Masculina
1 - Klimax Forever Living
2 - Advogado Aventureiro Minas
3 - The Hunters

Pro Mista
1 - Azimute
2 - O Céu e o Limite
3 - Iguana

Solo
1 - Pedro Alex R. Viana
2 - Pablo Bucciareli
3 - Ederson Chaves

Light Mista
1 - Rede de Proteção a vida I
2 - Rede de Proteção a Vida II

Light Masculina
1 - Eu Vou com o Advogado Aventureiro
2 - Pe na Cova
3 - Trekkeiros do Rio

Mais informações: www.expedicaoterradegigantes.com.br

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais