O clima mais fresco e a chuva já anunciaram o início de uma nova estação: o outono. A mudança no tempo influencia diretamente no guarda-roupa e um dos maiores exemplos está no lançamento da coleção outono/inverno de diversas marcas. Essa tendência se estende, inclusive, à pratica de esporte. O 16º Volta à Ilha ASICS 2011 não reunirá apenas 3.600 aficionados pela prova de corrida pedestre em revezamento, mas também servirá de passarela, onde será possível observar atletas que mandam bem tanto no esporte quanto na moda.. "Para esportes mais intensos, como a corrida, o ideal é usar roupas leves e que permitam a transpiração, para manter a temperatura do corpo estável, porém a variedade de uniformes é realmente grande", afirma o coordenador do evento pela Eco Floripa, professor Carlos Duarte.
A tradicional competição do calendário de corridas nacional e internacional será realizada no dia 30 de abril. Segundo o organizador, será possível observar equipes que unem conforto e sofisticação. "Para o Volta à Ilha, distribuiremos aos competidores uma camiseta especial, com um tipo novo de tecido, o Run, fabricada pela Santaconstancia", informa Carlos Duarte. Feito com fios de poliamida, o Run tem efeito de segunda pele, proporcionando ao esportista conforto térmico, o qual é responsável por manter a termorregulação do corpo, minimizando o gasto de energia e melhorando o desempenho.
De acordo com o professor Duarte, nem todos os atletas vestem uniforme combinando, mas a utilização de algumas peças, que identificam o grupo, também ajuda na união e marcam a presença da equipe.
Estilo e tecnologia - Nesse contexto, durante a realização de exercícios físicos, as tendências do vestuário acompanham as necessidades que a prática esportiva exige como conforto, segurança e mobilidade, pois roupas inapropriadas podem prejudicar o desempenho do esportista e até causar prejuízos a sua saúde. A ASICS, patrocinadora do evento, irá lançar uma linha especial de produtos para a 16ª edição do Volta à Ilha. Tanto roupas quanto tênis terão tecnologias específicas.
Quando o assunto é vestuário, a equipe "Quase lá" é uma das que mais se destaca na competição. Além de adotarem uma metodologia solidária, na qual todos não param de correr até que o último tenha cruzado a linha de chegada, os integrantes sempre vestem uniformes coloridos e estilizados. "Aqui quem manda é as mulheres. Somos cinco e eles, oito. Já fizemos os rapazes correrem até de rosa choque", conta a coordenadora da equipe, Cláudia Elen. A equipe, que treina junta todos os sábados, já participou de seis edições do Volta à Ilha e, em 2010, usou uniformes azul turquesa. "Para escolher a roupa pensamos no conforto, desde tênis, shorts e camisetas, mas também no destaque que corredor obtém ao vestir um uniforme diferenciado", conclui ela.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website