Olá amigos de aventuras... Irei fazer o release do que foi a prova CARRASCO para o KAAPORAS PERERE ADVENTURE.
Bem, dia 21 chegamos na cidade de Milagres por volta das 17:00 e logo partimos para fazer o check-in e plotar o mapa. Para mim tudo era novidade, afinal seria minha primeira corrida de aventura e já buscando contribuir na navegação, calcanhar de aquiles de muitas equipes, embora tivéssemos um navegador já respeitado aqui na Bahia, Adailton Costa. Finalizado esta etapa, esperamos ansiosos o briefing técnico e ao mesmo tempo aguardávamos o restante do nosso apoio que ainda estava por vir. Dúvidas técnicas tiradas, enfim fomos nos preparar para dormir, mas antes tivemos uma sessão de acupuntura e massagem realizada pelo nosso amigo e apoio Altimar Ribeiro.
Agora já no dia 22, cerca de 3:30 da manhã acordamos para nos alimentar e nos preparar para encarar o CARRASCO que seria o mais carrasco de todos já realizados. Na hora marcada para largada já estávamos prontos, procurando nos aquecer devagarzinho, pois parecia que atrasaria um pouco a largada. Ansiedade no limite, coração a mais de 100 bpm e estava lá Eduardo Góes, Adailton Costa, Ariston Nunes e Daniela Santos na expectativa da largada, até que as 6:20 da manhã começou... 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 ... iniciou o CARRASCO 2011 e lá estava o KAAPORAS partindo para a primeira parte da prova, um cross-country de MTB com 53km.
Decidimos manter um ritmo moderado nesta parte para que ficasse confortável para nossa atleta feminina Dany e não nos desgastasse muito... e lá fomos nós encarar de cara uma subida bastante íngreme de quase uns 900m. Neste trecho algumas equipes nos passaram, mas tivemos tranqüilidade, pois logo na frente seria semi-plano por toda a prova, então a coisa melhoraria para o nosso lado, até porque este trecho de Mountain Bike teria muitos espinhos e com certeza diversas equipes iriam furar pneus e isto nos daria certa vantagem, pois estávamos usando o NoTubes.
Foi como havíamos imaginado. Durante todo o trajeto passamos várias equipes que tiveram problemas com pneus e durante cerca de uns 15km andamos junto com os amigos da Giramundo, até que um de nosso integrantes sentiu uma câimbra na coxa faltando ainda uns 15km para o final do XCM. Neste momento Dany adiantou tentando acompanhar a Giramundo e fiquei para ajudar nosso amigo Ari fazendo-lhe uma massagem na coxa que lhe deu uma revigorada e partimos para Iaçu.
Apesar deste contratempo ainda conseguimos chegar em 6° entre as equipes, uma colocação boa para uma equipe que há três meses atrás falou, vamos correr aventura e iniciamos praticamente do zero. Quando nosso apoio nos viram ficaram eufóricos, afinal tudo aquilo ali também era novidade para a maioria deles. Às vezes tinha impressão que estavam mais nervosos que a gente, rsrsrs.
Alimentados e já hidratados partimos para uma perna de 22km trekking. Nossa estratégia seria correr quando houvesse plano e azimutar cortando caminhos, afinal tínhamos dois na navegação, o Adailton como principal e eu, Eduardo lhe ajudando. Porém fizemos os 22km andando, pois Ari não conseguia correr por conta da câimbra e não adiantava forçar. Neste momento quando batemos o PC 02 a Giramundo estava a 20min apenas na nossa frente, mas como estávamos apenas andando, acredito que eles também, esta distancia se perdurou pelo PC 03 e até chegarmos a próxima área de transição que era o PC 04.
Assinamos o PC ainda em 6º, pois durante o trekking nenhuma equipe nos passou, mas também não passamos ninguém. Não imaginávamos que estava por vir a parte mais critica da prova, por isso tranquilamente nos alimentamos e hidratamos e fomos pegar o duck, caiaques infláveis, mas até conseguirmos achar um que não estava furando perdemos uns 10min nesta brincadeira.
Tudo ok, estávamos no rio e logo nas primeiras remadas surge um problema para mim, não estava conseguindo fazer o leme do caiaque inflável. Tive muito pouco tempo de treinamento e ainda assim foi em caiaques rígido tipo foca, que é mais fácil manter uma direção.
Tínhamos 14km de remo e que seria de fato um tormento, pois além da dificuldade em fazer o leme tinha muita pedra no leito do rio, e fazia com que por diversas vezes descessemos para empurar o caiaque por cima das pedras. Depois de algumas tentativas fazendo o leme, resolvemos mudar as duplas, ficando a Dany comigo, pois por ser mais leve iria facilitar e de fato isso aconteceu, mas quando finalmente peguei o jeito com o leme já tinha me cansado muito e umas 03 equipes já tinha nos passado.
Enfim chegou o PC 05, navegação de Adailton perfeita no rio. Digo isso porque duas equipes pegaram o braço errado do rio e se prejudicaram um pouco. Um pouco mais a frente, com tantas pedras no caminho, resolvemos carregar os ducks e andar pela lateral do rio, e assim percorremos uns 300m e seguimos rumo ao PC06, até que junto com a equipe INSANOS batemos o PC 06 e seguimos para o PC 07.
Neste momento era 16:30 e tínhamos apenas 1h30min para chegarmos antes de escurecer, pois estávamos sem lanterna e se escurecesse conosco no rio, putz... Iria ser problema. Então remamos, remamos, remamos... começamos a ficar na dúvida se não já tínhamos passado do PC mas Adailton decidiu continuar e quando já era por volta de uns 18:00 passamos por umas casas e gritando o "PC... PC..." alguém respondeu, ufaaaa... era o PC, então gritei Adailton que já estava mais a frente, porém achei tudo meio estranho e perguntei se era o PC realmente e a uma distancia de uns 200mt uns garotos diziam que sim, então perguntei: "Qual PC é esse?", eles responderam... "PC02", neste momento olhei para Dany e falei vamos embora, rsrsrs.
Logo em seguida, uns 500mt na frente encontramos Adailton e Ariston parados nos esperando e preocupados, pois estava já escuro e ainda não tínhamos achado o PC, quando resolvemos seguir mais um pouco e logo estava lá, a uns 50mt na frente, porém escondido atrás das arvores e por isso Adailton não conseguiu ver... Missão cumprida no remo, Ufaaaa. Tínhamos previsto 3h no máximo para este trecho e completamos em pouco mais de 5h, mas faz parte do desafio, caso contrario não seria CARRASCO.
Então fomos verificar o que tinha restado na mochila para comer e percebemos que pouquíssima coisa restou. Nosso caiaque estava furado e com água, molhou tudo. Tínhamos 8,8km de trekking para fazer no escuro até chegar ao PC 08 em Iaçu para trocarmos de roupa e nos alimentarmos melhor. Durante este trecho as câimbras não perturbavam mais nosso amigo Ari e conseguimos correr... era 5mim correndo e 3min andando e assim chegamos finalmente por volta de 19:30 no PC 08 em Iaçu e fomos mais uma vez recepcionados com muita emoção por nosso apoio...
Logo que chegamos neste PC, encontramos a equipe INSANOS saindo para mais uma perna de bike, desta vez 45km. Ficamos cerca de 25min e seguimos rumo aos próximos PCs. Cerca de 30min após passar pelo PC09, senti um sono muito grande, já era cerca de 21:30 e pedi para equipe parar por 15min de modo que pudesse tirar um cochilo. Nosso navegador Adailton não gostou muito, mas realmente estava precisando. Cheguei a cochilar pedalando umas duas vezes e meu rendimento estava também diminuindo. Então, logo após o descanso no tempo previsto, foi como imaginei, recuperei as forças e seguimos para o PC 10, desta vez pedalando num ritmo mais forte.
Por conta de nosso descanso a equipe Extreme nos alcançou próximo a este PC e partimos todos juntos para o PC11, área de transição para o que seria uma perna de remo de uns 12km até o PC12. Ao chegarmos, fomos informados que o remo tinha sido cancelado, por conta de falta de equipamentos "botes" e iríamos fazer um trekking até o PC12, que seria o segundo corte. Infelizmente, como já estávamos quase no horário do corte fomos em um ritmo tranqüilo.
Este trekking não foi muito divertido. Primeiro que foi somente estradão e segundo bastante extenso, como se não bastasse o cansaço já começava a se mostrar mais acentuado. Por esse motivo no meio deste trekking Dany nos pediu pelo menos uns 20min para descansar e dormir um pouco. A mesma estava dormindo escorada em Adailton, não muito diferente minha pessoa e Ariston estavamos como sonâmbulos, um olho fechado e outros semi-aberto, hehehe.
Ao final deste trekking, chegando ao PC12 já tínhamos sido ultrapassados pela equipe Extreme e Insanos, as quais tinham saído posterior à nossa equipe do PC11. Enfim, mais um trecho da prova cumprido, PC12 e uma travessia a nado de uns 100mt. Nadamos junto com a equipe Insanos e fizemos juntos este trecho de trekking, rumo ao PC17 que por termos pego o corte eliminamos os PCs 13, 14, 15 e 16... Foi uma pena, pois estávamos muito a fim de fazer o trecho que era considerado a parte mais complicada da corrida.
A chegada do PC17 foi emocionante com um pega eletrizante ombro a ombro entre o KAAPORAS e INSANOS. Nesta área de transição passamos uns 25min e a INSANOS saiu em nossa frente e não as vimos mais, somente na chegada. Este trecho de mountain bike foi bastante cansativo, pois além do desgaste físico, havia muitos trechos de areia e tínhamos que descer da bike para empurar. Ao final da bike mais uma vez encontramos nossa equipe de apoio e fui junto com Adailton me preparar para fazer a escalada e o rappel de 180mt, porem ao assinar o PC20, veio a frustração, fomos informados que este trecho foi cancelado pela organização por conta da chuva.
Partimos num trekking de 3km para o PC22, chegada da prova, que resolvemos fazer correndo para dar mais emoção a chegada.
Enfim, completamos... Nossa primeira prova de aventura foi CARRASCO e nós, entre dezesseis equipes mistas ficamos em 9º (nono). Esta foi apenas uma adaptação, gostamos de aventura e vamos buscar treinar cada vez mais para estar entre os primeiros colocados nas próximas provas.
Agradeço àquele lá de cima que nos deu força durante os treinos e prova, a minha equipe que foi maravilhosa e em conjunto conseguimos nos superar, a todo nosso apoio que foi fundamental, inclusive Altimar com as agulhas (acupuntura), massagens e bastão mocha. Por fim, esta prova de superação dedico a todos do KAAPORAS Clube de Aventura que acreditaram em nossa equipe e ao nosso patrocinador oficial PERERÊ MOTOCICLO.
Eduardo Santos Góes – CAPITÃO
KAAPORAS PERERÊ ADVENTURE
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website