Atual pentacampeã e recordista no percurso, a equipe TriboQPira será uma das forças no 9º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas, no próximo dia 30. A prova terá largada e chegada na Praia da Aparecida, em Santos, e os atletas remarão 76 km, entre mar, rio e parte do Porto de Santos, na mais longa disputa de canoagem oceânica do Mundo, feita ininterruptamente.
Entre os destaques do time, o experiente Celso Filetti (Fitness Shop) orgulha-se de ter atuado nas cinco vitórias. Apesar de preferir as provas individuais e ser pentacampeão brasileiro e da Rio Va'a (etapa sul-americana do Mundial) na categoria master, ele tem como uma das prioridades a competição que abre a temporada 2011. "É uma prova onde é fundamental a sinergia de todos os atletas, é preciso a união do início ao fim, porque é preciso muito esforço", diz.
"A cada ano a prova está mais difícil, com equipes fortes e bem treinadas, porém é a nossa praia. Conhecemos pedra a pedra, de ponta a ponta. Estamos preparados e vamos para ganhar", relata, confiante, Celso Filetti, que terá como companheiros de prova os canoístas Felipe Neumann (também seu parceiro em provas de OC2), Marcos Mendes, Kadu Zaidan, Cauê Serra, Jefferson Libório, Fernando Teixeira, Luis Gustavo e José Paulo Neto.
No ano passado, a equipe TriboQPira garantiu o pentacampeonato, com direito a novo recorde, completando o percurso em 5 horas, 52 minutos e 6 segundos. A disputa foi acirrada contra a equipe mais tradicional do País, a Brucutus/Cavalera/Prefeitura de Santos, que após um problema com o barco de apoio, perdeu tempo e, mesmo assim, chegou muito próxima (5h58min50s).
"Competi as cinco vezes e ganhei todas. Tive o prazer de estar em todas. Nosso grupo se destaca pela união. Somos todos amigos", afirma o atleta de 46 anos, hoje um dos grandes nomes na master. "A categoria vem crescendo, tanto que na Rio Va'a tinham mais atletas masters do que na open na prova individual. Fico muito contente, porém cada vez mais aumenta o número de remadores, muitos mais novos, aumentando nível", falou.
A prova reunirá até 15 canoas OC6 (seis remadores) e as equipes podem fazer o revezamento de atletas durante o percurso (os outros três integrantes seguem no barco de apoio, obrigatório). A largada será no estilo Le Mans, com os competidores correndo em direção às canoas, em frente ao Colégio Escolástica Rosa (Tenda de eventos da Prefeitura Municipal de Santos).
De lá, as canoas seguem pelo mar, costeando Guarujá até o Canal de Bertioga, completando metade do percurso. A segunda parte da prova é feita no Canal de Bertioga, em meio à vegetação nativa, e depois no Porto de Santos, para ser encerrada novamente na Praia da Aparecida.
O 9º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas tem organização da Canoa Brasil, com os patrocínios de Slide Glass e Caiaques e Canoas Opium. Apoio da Onbongo, Panificadora Rainha da Barra, Vit Shop, Navega Praia Grande, Gatorade, Prefeitura Municipal de Santos, Loucos Por Água e Agência Urbana.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website