Crise econômica, eleições e Copa do Mundo eram os principais fatores que dificultaria a vida dos organizadores de corrida de aventura no Brasil em 2010. Apesar disso a maioria deles já tinha suas etapas agendadas e o calendário estava praticamente fechado.
Logo nos primeiros dias do ano o cenário em São Paulo mudou com a chegada do circuito Hyundai Adventure adicionando mais três etapas à concorrida temporada paulista, que já havia ganhado o Troféu SP como mais um organizador. No total foram 21 provas e a realização da primeira edição do Campeonato Paulista de Corrida de Aventura. Vale destacar também a premiação de um Suzuki Jimny para o vencedor do circuito Adventure Camp.
Uma das maiores expectativas era como o mercado reagiria com a realização de três corridas de Expedição no mesmo ano. Em comemoração aos seus 10 anos, a Expedição Carcará 2010 apresentou sua prova de 500 quilômetros em terras potiguares e se juntou ao pequeno grupo formado por Brasil Wild Extreme e Ecomotion Pro. No final ela foi a única prova de longa duração no calendário nacional e distribuiu R$ 12.000,00 em dinheiro como premiação.
No começo de fevereiro a organização da Brasil Wild Extreme divulgou um comunicado sobre o cancelamento da prova e poucos meses depois divulgou seus projetos de corrida trail running, maratona de canoagem e Brasil Wild 24 horas.
Em setembro foi a vez da organização do Ecomotion Pro, que também completaria 10 anos organizando provas ininterruptamente, divulgar o adiamento para 2011.
Com a proximidade do final de ano, era esperado que as outras corridas acontecessem normalmente e o adiamento deixasse apenas um espaço vazio no calendário. Mas a data passou a ser disputada pela Brasil Wild 24 horas (SP) e Carrasco (BA). Após tentativas de conciliar as duas provas, a primeira foi cancelada e a segunda, adiada.
Mas a crise não atacou somente as corridas de aventura. Provas tradicionais do mountain bike como o Iron Biker e MTB 12 horas também não aconteceram em 2010. De acordo com um comunicado no site do Sampa Bikers, a edição 2011 do MTB 12 horas, prevista para janeiro, também não acontecerá.
Outras provas foram adiadas, outras canceladas, mas a maioria aconteceu como programado. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos organizadores, tivemos 90 corridas de aventura realizadas no Brasil em 2010.
Ano novo, novo ano
As novidades para 2011 até o momento são a realização de novos circuitos no Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No sul da país, a Expedição Xokleng retorna ao mercado após um ano de pausa e guarda segredo do formato e distância de sua corrida em terras catarinenses. O circuito Sul Brasileiro também foi reestruturado e em 2011 contará com 2 etapas em cada estado.
Em São Paulo a Chauás divulgou a realização de uma corrida de aventura em etapas. Serão 120 quilômetros divididos em 3 dias, sendo 2 etapas diurnas e uma noturna.
E a Chauás também está envolvida num conflito de datas. Sua prova de 300 Km e o Haka Expedition (150 Km) estão agendados para acontecer no feriado de Proclamação da República.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website