No último sábado, eu e meu filho Caio, de cinco anos, tivemos uma experiência inesquecível: corri com ele sua primeira corrida de aventura. Foi na cidade de Paraibuna, onde todo dia é domingo, segundo nosso companheiro das aventuras Luiz Antônio Gambá, da Adventure Camp.
Acertando a direção no mapa... papai estava tenso!
Canoagem na Represa de Paraibuna
Final feliz, aventura na dose certa!
A prova, o VI Mundial Selva Aventura, promovido pela assessoria esportiva de mesmo nome, já vem se tornando tradicional. Foi uma oportunidade pra correr, mas, sobretudo, de rever amigos, desejar boas festas, dar risada e confraternizar geral.
Aproveitei pra levar, além do Caio, minha filha Manu, como torcedora. O Caio, como já disse, me acompanhou, empoleirado numa mochila especial, adaptada para carregar crianças; o objetivo era que sentisse um pouco da adrenalina das corridas de aventura. Saímos de São Paulo cedo, depois de acordar às 4h da manhã. Estar sozinho com os dois sempre dá trabalho, mas o prazer de desfrutar essas aventuras em família nos revigora e emociona.
Chegando em Paraibuna, recebemos o mapa e eu já sabia que teria 25 km de prova, largando em trekking, depois remando na represa (4 km), mais um pouco de trekking, um rapel de 90 m, natação num bico da represa por uns 100 metros, depois mais um pouco de trekking com vara mato, e o trecho final, de bike. Para chegar no penúltimo posto de controle, PC 8, teria de encarar mais vara mato, de bike.
O Caio estava alucinado, curtiu muito, sempre fazendo perguntas, e se envolvendo com a prova. Perguntava sobre o mapa, sobre a navegação, sobre o rapel, sobre os lugares por onde passamos. Foi, enfim, uma interação emocionante, e ainda por cima correndo numa prova bem elaborada com orientação moderada, e uns trechos difíceis de trekking e bike. Tentei fazer o rapel com o Caio, mas a saída da rocha estava sinistra; então, levaram o 'piolhento' pra encontrar com o papai lá em baixo da pedreira.
No final, ainda teria uma mini corrida de orientação, de 3 km com 10 prismas, mas já era tarde e Caio e Manu tinham compromisso em São Paulo e tivemos de abandonar. Um mero detalhe perto da aventura que vivemos nesse dia.
De qualquer forma, foi uma grande experiência. Curtimos cada momento da prova, e, enquanto estava com ele ao meu lado, fiz o melhor pra que pudesse desfrutar de sua primeira prova no melhor estilo, fazendo força, dando risada, gritando e urrando, mostrando como se deve ser, feliz e agradecido a Deus pelas belezas que a natureza nos proporciona e o que o esporte nos traz: amigos, saúde e desafios que podem ser superados, sempre com ética, respeito, vontade e alegria! Sinto que estou conseguindo fazer minha parte na educação dos meus filhos. Uma mensagem eu vejo que já consegui transmitir, que é o de se viver intensamente a vida, aproveitar ao máximo cada momento, e ser feliz, pois foi pra isso que viemos a esse mundo.
Final feliz, aventura na dose certa!
Tene Enduro!
Pablo Bucciarelli é atleta de Corrida de Aventura desde 2001, navegador experiente, 2º lugar na Categoria Solo (Dezembro/2010) pelo RBCA – Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura, atleta Ativo.com by Forten 2011
Fotos: Sérgio Ricardo da Ponte (Equipe Enigma); Cristina Cesar (Kika) e Dario Forghieri
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website