"Andando por entre os becos / Andando em coletivos / Ninguém foge ao cheiro sujo / Da lama da Manguetown". A letra escrita por Chico Science é imortalizada pela organização da Chauás e é lembrada todo ano quando acontece a etapa Manguetown, conhecida também por etapa Peruíbe, e que desta vez encerrou a temporada 2010.
E não houve escapatória. Para evitar que os atletas buscassem caminhos alternativos (leia-se, sem lama), a organização distribuiu 20 PC's pelo bairro de Guaraú. O primeiro trecho crítico de navegação foi feita por todos os atletas e os iniciantes puderam ter uma idéia do que é enfrentar um caminho sem trilha marcada e ao mesmo tempo, se necessário, contar com a ajuda dos participantes mais experiêntes. Mas provavelmente a dificuldade tenha sido igual para todos e é nesse momento que os navegadores mas técnicos se destacam do restante do grupo.
As duas categorias se dividiam no PC11. Enquanto os participantes da Light remavam em direção à praia e posteriomente seguiam de trekking para a chegada, o restante do grupo tinha muita prova pela frente, com destaque para dois trechos bastante difíceis de trekking.
Apesar das dificuldades, teve atletas encarando sua primeira corrida de aventura nesta etapa. Leandro Godoy participou do evento de canoagem organizado pelo Lucas há alguns meses e decidiu participar da prova. "Eu falei para o Lucas que ia correr a Chauás e ele perguntou se eu sabia navegar. Eu disse que não e que iria na prova para aprender", disse Leandro, que correu na categoria Solo e recebeu uma resposta direta: não iria conseguir terminar a prova. "Eu fiz o curso de orientação e realmente o Lucas tinha razão, eu não conseguiria terminar. Foi minha primeira prova, minha primeira navegação. Errei uns 30-40% mas acho que está bom. Vamos melhorando para a próxima".
A disputa principal ficou entre os atletas solo Juninho, Pablo Bucciarelli e Matheus Madureira, que alternaram a liderança durante toda a corrida. Para Juninho, campeão da etapa, com as informações pré-prova a vitória estava do lado do Pablo. "Conversei com ele durante a semana e ele tem um trekking muito forte e eu, uma bike muito forte. Como a prova teria pouca bike, ele tinha mais chance", disse Juninho. "Mas como a prova tinha muita navegação, uma hora eu estava na frente, na outra ele estava, em outro momento estava o Matheus. Faltava uns 3 Km de trekking para pegar a bike final e foi quando a disputa começou. Consegui sair na frente do Pablo e pegar a bike primeiro. Ainda estava com gás e consegui dar um sprint final, garantindo um primeiro lugar sofrido".
Etapa Perúibe
Quarteto
1 - Enigma
Chauás Fast
Dupla Mista
1 - Lebreiros
2 - ARS São Francisco Saúde / Acquaflora Cosméticos
3 - Lebreiros Galgo
Dupla Masculina
1 - Santa Ritta Adventure
2 - Irmãos Metrilhas
3 - Hiking / Aventura Santos
Solo
1 - Juninho / Brou
2 - Pablo Bucciarelli
3 - Matheus Madureira
Chauás Light
Dupla Mista
1 - Lebreiros
2 - Pé de Poeira
3 - Os Fodões
Dupla Masculina
1 - Vaca H
2 - Tropaventura II
3 - Montanheiros
------------------------------------------------------------
Circuito Chauás 2010
Expedição Chauás
1 - Enigma
2 - Curtlo Lobo Guará
3 - Brasilia Multisport
Chauás Fast
Dupla Mista
1 - ARS São Francisco Saúde / Acquaflora Cosméticos
2 - Ogros
3 - Kbeça & Kdera
Dupla Masculina
1 - Hiking / Aventura Santos
2 - Advogado Aventureiro
3 - Irmãos Metrilhas
Solo
1 - Pablo Bucciarelli
2 - Marcelo Sinoca
3 - Xikito
Chauás Light
Dupla Mista
1 - Pé de Poeira
2 - Adventeam
3 - Prato Grande
Dupla Masculina
1 - Montanheiros
2 - Advogado Aventureiro Minas
3 - Tomate Cru
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website