Praia do Saco, litoral Sul do Estado de Sergipe. Visual explêndido. Do outro lado da baía formada pela foz dos rios Real, que divide os Estados de Sergipe e Bahia, Piauí e Guararema observa-se a explendorosa Mangue Seco-BA, onde foi filmada a novela Tieta. Neste cenário de extrema beleza natural aconteceu a última prova do CSA 2010 – Circuito Sergipano de Aventura, reunindo equipes da Bahia, Alagoas e Sergipe.
Após ouvirem as instruções iniciais da direção da Prova às 06:30 h da manhã, e planejarem seus roteiros e estratégias, os atletas em quartetos e duplas, partiram, às 08:23 h, para uma expedição de 140 km. A direção da prova enfatizou aos atletas que a primeira fase, um trekking de 25 km, poderia definir a prova devido ao forte calor que traria potenciais reflexos nas outras fases.
No retorno os atletas realizaram uma prova de conotação turística no interior de uma pousada na Praia do Saco, onde foi possível uma hidratação, cortesia da pousada e da organização.
Os atletas retornaram ao local da largada e enfrentaram um mar com forte correnteza na natação de 600 metros. O corpo de bombeiros e uma lancha da organização realizavam a segurança dos atletas.
Após a natação, a próxima etapa seria pedalar 25 km e encontrar 05 PCVs até alcançarem o PC11, área de transição entre pedalar e remar. Remos a postos, as equipes se lançaram no rio Fundo, afluente do rio Piaui que banha a cidade de Estância. A equipe alagoana Oskaba dominava na categoria quartetos, lançando-se no rio às 14:35 h. Uma hora depois chegava a primeira dupla, R2 Companheiros, da Bahia. A diferença entre a segunda equipe e a sexta era de 23 (vinte e três) minutos demostrando a alta competitividade na prova.
No rio Fundo as equipes realizaram uma tarefa na ilha das Tartarugas, 5 km após o início da canoagem. Mais 13 km remando e atingiriam a cidade de Santa Luzia do Itahim, povoado Castro. Mais uma tarefa, incluindo a aquisição de alimentos não perecíveis. Muitos atletas jantaram no restaurante Brisa do Mar, parceiro da organização e credenciado pelo Sabor Brasil.
Mais 5 km de braços nos remos e nova tarefa. Obter nome do restaurante e do proprietário em Porto dos Cavalos, local onde os carros aguardam a balsa para Terra Caída, dando acesso à Linha Verde (Bahia).
Já era noite do sábado, 13 de novembro. Depois de mais 21 km de remadas (ao todo foram 44 km de canoagem), as equipes retornaram ao local onde deixaram as bikes. A Oskaba continuava a dominar na categoria quartetos, retornando às 21:20 h. A equipe Atauuba-Ecotrip, na categoria dupla, assumia a primeira colocação retornando às 22:10 h.
O desafio agora era pedalar até Porto dos Cavalos, obter uma informação da organização da prova representada pelo folheto turístico-cultural da cidade de Estância, e rumar para a chegada. 38 km de pedaladas à noite com bikes bem equipadas com farol e sinalizadores.
Durante o dia e a noite, a direção da prova acompanhava cada uma das equipes, muitas vezes fornecendo água, face ao forte calor que as equipes estavam submetidas.
Após 15:17 h de prova (25 km de trekking, 63 Km de pedaladas, 600 m de natação e 44 Km de remadas) o quarteto Oskaba cruzava a linha de chegada, no PC17. A dupla Atauuba-Ecotrip terminou a prova em primeiro lugar às 00:40 h da madrugada do domingo. E assim as equipes foram chegando até às 06:17 h, quando o último quarteto concluiu a prova.
A sugestão agora era relaxar, após um refrescante banho e curtir as belezas naturais da praia do Saco no domingo e na segunda-feira, 15/11 feriado.
A organização da prova, estrategicamente, programou o final da expedição para a manhã do domingo no intuito de que atletas e familiares aquececem o comércio e o turismo da região, face ao feriado do dia seguinte.
Em entrevista, o Eng. Herbert Pinheiro Cordeiro, diretor geral da prova de expedição, disse ter ficado surpreso com a performance das equipes. "A expectativa era que a primeira equipe cruzasse a chegada por volta das 08:00 h do domingo. A Oskaba antecipou a chegada em mais de 08:00 h. "De certa forma, ao permitirmos que as equipes se dividissem na busca de 05 (cinco) PCs virtuais, postos de controle onde não existem fiscais presenciais, antecipamos o final da prova. Mesmo assim, nossa expectativa era uma antecipação de 03 (três) horas, mas a realidade nos mostrou outro cenário. Isso se deve a melhoria contínua do nível técnico das equipes de Corrida de Aventura".
Classificação final:
Quartetos
1 - Oskaba (AL)
2 - R2 Companheiros (BA)
3 - Academia Vida Ativa / Raso da Cata (BA)
Duplas
1 - Atauuba - Ecotrip (SE)
2 - Maré Alta (SE)
3 - Selva / Cultura Inglesa (SE)
4 - R2 Companheiros (BA)
5 - Onça Aérea (SE)
Foram coletados mais de 150 kg de pilhas e baterias inservíveis além de alimentos não-perecíveis que foram doados a pessoas carentes. As equipes também apresentaram um filme onde foi registrado o plantio de uma árvore por toda a equipe, o que representou a segunda prova de preservação ambiental.
A próxima expedição será realizada na praia da Caueira-SE, em 12-13 de fevereiro de 2011, com o Sergipe Praias do Sul Challenge 2001, primeira prova do Circuito Sergipano de Aventura.
Face ao sucesso da corrida rústica, Trekking Solo, que aconteceu no sábado, 13/11, a organização realizará uma nova corrida, agora na praia de Aruana-Aracaju, no domingo 12/dezembro, envolvendo percurso em dunas e na beiramar. O evento previsto para 8 Km poderá ser realizado individualmente, ou em dupla, onde cada atleta correrá 4 Km.
Mais informações: www.nordesteaventura.com.br
Informações no website www.nordesteaventura.com.br e nos telefones (79) 9136 3075 e (79) 9198 1897.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website