A Catedral de Pedra, principal cartão-postal de Canela (RS), foi o cenário escolhido para a largada do X-Run 60 Km, corrida cross-country que reuniu mais de 130 atletas no sábado, 27.
A competição iniciou às 9 horas pelas ruas do centro e contagiou moradores e turistas da Serra Gaúcha com a empolgação dos atletas que enfrentaram o desafio. "Reunimos pessoas de vários estados brasileiros por meio do esporte e mostramos o potencial que Canela tem para os eventos de aventura", comemora o professor de educação física Anderson Roos, organizador da prova.
Em um dia ensolarado, os 60km de montanhas, vales, rios, trilhas, asfalto e estradas de chão com mais de 1.500m de ascensão acumulada foram percorridos por atletas individuais e equipes de dois, quatro e oito competidores. O percurso foi dividido em oito trechos de 4,4 a 13km com diferentes níveis de dificuldade. "A configuração do trajeto e das categorias tornou a prova bem democrática, permitindo a participação de corredores de várias idades e com níveis diferentes de condicionamento", explica Anderson Roos.
Depois de passar por localidades como Parque do Caracol, que abriga a famosa Cascata do Caracol, Floresta Nacional do Ibama, Vale do Rio Paranhana, Linha São João, Chapadão e Quilombo, os atletas chegaram ao Hotel Fazenda Pampas da Serra. A primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi o quarteto masculino Petiskeira/Sub 4, de Porto Alegre (RS), que finalizou o percurso em apenas 3h59. "Optamos por revezar em todos os oito trechos para que pudéssemos descansar entre os trajetos", conta o corredor Adriano Silva.
O segundo lugar da categoria ficou com a equipe Canela e o terceiro lugar com a Run 4 Life/Mapi II, de Porto Alegre.
Entre os atletas individuais, o primeiro colocado na categoria masculina foi Helcio Terres, de Canela (RS), que concluiu a prova em 5h54. "Estar na minha cidade ajudou bastante no fator psicológico porque eu sempre sabia onde estava e o que vinha pela frente. Além disso, costumo treinar nesse tipo de terreno", revela.
Charles Pereira, de Blumenau (SC), e Gustavo Sebben, de Canoas (RS), conquistaram o segundo e o terceiro lugar na categoria, respectivamente.
Na categoria solo feminino, Andréia Henssler, de Igrejinha (RS), foi a primeira colocada, com 6h17. "Essa corrida de montanha contou com 7 áreas de transições onde pude contar com meus apoios (Fê, Rafa, Gil, Hulk)", disse Andréia. "A prova largou forte, por se tratar de corrida de montanha e 60 km. Os 21 km viramos em 1h40 mais ou menos e os 41 km virei em 4h10. Eu e a minha principal concorrente, a Lú, vínhamos nos 'engalfinhando', hora ela na frente, hora eu, até chegarmos na subida do Quilombo, onde consegui tirar uma boa diferença, o que me deu a felicidade de cruzar a linha em primeiro lugar".
Andrei iniciou o ano com vitória nos 83 Km da TTT (Travessia Torres-Tramandaí) e encerra sua temporada com outra, no X-Run 60 K.
Para Luciane, que corre longas distâncias há dois anos e ficou com a segunda colocação, "A prova foi maravilhosa e o percurso estava muito bem distribuído". A terceira colocada na categoria foi Claudia Ribeiro, também de Porto Alegre.
Corrida Urbana/Hiper Academia, de Porto Alegre, foi a primeira dupla a vencer os 60km de prova, em 4h51, seguida da Afac, de Canoas (RS), e da Max Trainer, de Porto Alegre.
Já na categoria quarteto misto, o lugar mais alto do pódio ficou com a equipe Furacão, de Porto Alegre. Run 4 Life/Mapi I, também da capital gaúcha, foi a segunda colocada e Pé no Asfalto/Konsolle, de Curitiba (PR), a terceira.
A vencedora entre os octetos foi a equipe Run 4 Life Mapi III, seguida de Athlética/Pulsar Assessoria Esportiva e Stillo O2.
As equipes foram premiadas com troféus e produtos Kailash. Todos os participantes receberam medalha de participação, camiseta, caramanhola, viseira, hidratação e mesa de frutas na chegada e ainda participaram de um sorteio de quatro pares de tênis da loja Big Wall.
O objetivo da prova, que passará a ser realizada anualmente em Canela, foi agregar a infraestrutura local, os eventos do município e a natureza da região serrana, destacando o potencial que a cidade oferece para o turismo esportivo.
Próximos desafios – Em dezembro abrem as inscrições para o Multisport Brasil 2011, um triathlon em montanhas que cruza a ilha de Florianópolis (SC) com etapas de corrida, ciclismo e canoagem, totalizando 90km que podem ser percorridos individualmente ou em equipes. O evento, que entra na 5ª edição, acontece no dia 19 de março.
Uma das novidades será a 1ª edição do Trail Running de 9km. E no dia 21 de maio acontece o próximo desafio X-Run em Garopaba, no litoral de Santa Catarina.
Resultados
Solo Masculino
1º Helcio Terres – Equipe Lagartixa Corrida de Aventura – Canela (RS)
2º Charles Pereira – Blumenau (SC)
3º Gustavo Sebben – Equipe Gohl Running – Porto Alegre (RS)
Solo Feminino
1º Andréia Hennsler – Equipe Lagartixa Run/Andréia Hennsler Academia – Igrejinha (RS)
2º Luciane Pimentel – Equipe Petiskeira/Win/SNC - Porto Alegre (RS)
3º Claudia Ribeiro – Equipe Miriam Caldasso - Porto Alegre (RS)
Dupla
1º Corrida Urbana/Hiper Academia - Porto Alegre (RS)
2º AFAC – Canoas (RS) 3º Max Trainer - Porto Alegre (RS)
Quarteto Masculino
1º Petiskeira/Sub4 - Porto Alegre (RS)
2º Canela – Canela (RS)
3º Run 4 Life/Mapi II - Porto Alegre (RS)
Quarteto Misto
1º Furacão - Porto Alegre (RS)
2º Run For Life Mapi I - Porto Alegre (RS)
3º Pé no Asfalto/Konsolle – Curitiba (PR)
Octeto
1º Run 4 Life Mapi III - Porto Alegre (RS)
2º Athlética/Pulsar Assessoria Esportiva - Porto Alegre (RS)
3º Stillo O2 - Porto Alegre (RS)
Mais informações: www.sulbrasilis.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website