Corrida de Aventura em Portugal!

Por Jonas Junckes - 24.Nov.2010

Nesse último sábado estive em Vila de Barreiros, que fica perto de Lisboa, e estive competindo com a equipe dos portugueses Pedro, Ricardo e Hugo.

Aqui as corridas são um pouco diferente, apenas 3 dos 4 atletas competem e o atleta que fica de fora da etapa faz o transporte do carro e equipamentos. Além disso a corrida é dividida em Etapas. Nessa prova haviam 5 etapas, podendo substituir os atletas 6 vezes.

O primeiro aspecto que conta é a quantidade de pontos que a equipe conquistou e não o tempo. O tempo aqui só é considerado se houver empate nas pontuações. Cada etapa tem um tempo limite e se a equipe não a completar no tempo estipulado, ela perde a etapa e os pontos que ali conquistariam. (Por isso que muita equipe boa no Mundial de 2009 aqui em Portugal se deu mal. Queriam pegar todos os prismas, não contabilizaram bem o tempo e acabaram estourando o tempo e perderam os pontos!)

Os PC`s são todos com balizas de Orientação e usam chip como controle. Os mapas também são os usados em orientação, com escalas de até 1:25000.

As corridas são muito dinâmicas e estratégicas, além do mais o ritmo aqui é elevadíssimo! Com ritmo forte, ficamos em 9º lugar e havia apenas 10 equipes na elite.

A largada foi dada com um batedor da Policia e fomos até uma praça da cidade. Lá foi feito o briefing e logo dada a partida no formato Le mans, pegando o mapa num varal para iniciar a primeira etapa.

A primeira etapa contava com uma Orientação Pedestre Urbana, que fizemos em menos de 15 minutos. Logo pegamos a bike e fomos buscar os próximos pontos. De todos os pontos nessa etapa podíamos deixar 2 para trás, que foi a canoagem e o Arco e Flecha. Fomos atrás deles, mas eu não estava no meu dia de mira e nem o alvo eu acertei!!! Terminamos essa etapa com 2 horas e 40 minutos.

Até então estávamos eu, Hugo e Ricardo e para a segunda etapa, o Pedrou entrou no lugar do Hugo.

A segunda etapa foi uma etapa de Orientação pedestre. Tínhamos 3 mapas, todos com pontos diferentes e com uma dificuldade diferente da outra. Um era normal, outro estava sem as trilhas e o terceiro era um mapa de janelas. A estratégia foi fazer o mais fácil e com isso perdemos muitos pontos no final, porque todas equipes com exceção da nossa e uma outra não fez todos os pontos.

A 3ª etapa foi um mountain bike plano, mas com trechos de areias e a 4ª etapa foi a que definiu a corrida Ela era dividida em trekking e mountain bike.

Tínhamos um tempo de 5 horas para pegar o máximo de pontos. Conseguimos pegar 6 balizas no trekking e mais 3 na bike.

A quinta e última etapa foi um SCORE 100 na cidade. Cada posto de controle tem uma pontuação e o objetivo e conquistar a pontuação mais próxima de 100. Conseguimos pegar Score 80 e conquistamos 2 pontos.

Eu só tenho a agradecer a equipe CAOS, que me aceitou tão bem e também quero agradecer ao Pedro, que me hospedou por dois dias em sua casa! E fez um pedal maneiro na Sexta!

Valeu galera e até a próxima, que vai ser uma semana antes de eu ir embora em Fevereiro! Fiquem ligados no BLOG!

Jonas Junckes
jonasaventura.blogspot.com

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais