Equipe Mormaii Brazil Recycling na Claro Brasil Ride 2010

Por Rafael Niro - 24.Nov.2010

Depois de ter participado de outras três provas de maratona de mountain bike pelo mundo neste mesmo ano, Tour de la Patagônia (Argentina), Cape Epic  (África do Sul), Transrockies (Canadá), chegou a hora de pedalar em território verde amarelo.

Rafael Niro e Filipe Xavier

Pela primeira vez no Brasil, a Claro Brasil Ride abriu as portas do país para esses amantes do MTB, malucos como eu que correm atrás trilhas maravilhosas, viagens inesquecíveis, amigos de diferentes culturas, mas que falam a mesma língua, o idioma das BTT (bike todo terreno) como dizem meus amigos portugueses.

Os 6 dias de prova, acumularam quase 600km de pedal, por trilhas, estradas de terra, areia, pedras, asfalto, subidas e descidas, num percurso duro e desgastante, debaixo de chuva e momentos de muito calor.

Muita chuva nos dias de prova

A cada dia uma largada, um desafio e uma noite no acampamento da Claro Brasil Ride, onde atletas, acompanhantes e staffs se reuniam para jantar e trocar as experiências vividas la no meio das montanhas da Chapada Diamantina.

Meu grande parceiro de duas edições do Cape Epic, Filipe Xavier, experiente e muito forte, um expert nas descidas escorregadias e cheias de pedrinhas, foi mais uma vez peça fundamental para o sucesso da nossa dupla, que conquistou um ótimo 32º lugar no geral de 118 equipes participantes, e 18º lugar na categoria Open Masculina.

Começamos a prova com um prólogo de 12km, super técnico, em Mucuge, em 44min e muita cautela pra poupar equipamento e físico, pois o segundo dia seria realmente punk. 140km, 3300mts de desnível até a cidade de Rio de Contas.  Num ritmo forte, debaixo de sol, chuva, fomos trocando posições com grandes atletas durante os trechos de subida e plano e disparando na frente nos trechos de descidas e técnicos. Isso fez a diferença durante a competição toda. No finalzinho do 2º dia, tive uma queda enorme no rendimento, na subida final de 11km e 800mts de desnível, mas chegamos bem até o pórtico final.

Com energias recuperadas, o 3º dia foi ótimo, bastante técnico, downhills alucinantes, uma vista maravilhosa, em companhia dos grandes amigos Alfredo e Carlos do Ceará, parceiros de África no inicio de 2010.

O 4º dia não começou bem. Com 5km de prova, meu pneu começou a vazar ar pela válvula. As tentativas de arrumá-lo não foram boas e decidimos voltar até a largada para um auxilio mecânico. 37 minutos perdidos, fomos encontrar os últimos colocados apenas com 25km de percurso. Numa corrida de recuperação, fomos passando muita gente, conversando com todos os amigos pelo caminho, até encontrar com nosso professor da selva Aventura, Caco e Ale Hadade. Um incentivo importantíssimo para o Filipe, que estava mais cansado nesse momento. Cruzamos o pórtico de mãos dadas, pra uma foto em família!

Quinto e temido dia. Novamente 135km, de volta a Mucuge. O que diziam ser plano e rápido, levou quase 7 horas, com direito a chuva doída na cara, areia encharcada e muita subida no finalzinho. Os 15km de asfalto no final, sugaram minhas energias, com o vento contra, fazendo um mini pelotão, composto apenas por nossa dupla.

Sexto dia. Tenebroso final de corrida. Chuva forte durante toda a manhã e o "medo" de sair da barraca. 100km, quase que planos, que tornaram-se intermináveis. Estradas com água até a canela acabaram mais uma vez com os freios das bikes. Tirei meu disco dianteiro para poder rodar os 80km que faltavam. Afinal, quem precisa de 02 freios na bike? rs. Muita lama, dia frio, mas aquele gostinho de dever cumprido.  Mais uma prova no currículo e mais um desafio superado. Esse é o espírito de gente como nós, amadores no MTB mundial.

Só me resta agradecer aqueles que sempre estiveram do lado, dando força, incentivando, mesmo quando a frase era "você é maluco"... familia e amigos.

Obrigado,
Mormaii, nossa patrocinadora. Os óculos Street Air usados, com lentes fotocromaticas foram fundamentais nessa prova, que a luminosidade mudava a cada segundo. Leves, confortáveis e com design bonito, fez sucesso e ajudou nosso desempenho.
Funf Sports pelo apoio nas fotos e vídeos.
Selva Aventura pelo treinamento dos ultimo 8 anos e pela dedicação ao MTB nos últimos 2.
Atena Marketing Esportivo, pela comunicação, layout de uniformes.
Carlos Mo, meu fisioterapeuta, salvador, que me deixa em condições pra pedalar tudo isso.
Officina Bikes, por tratar tao bem da minha magrela, que agüenta firme ate o final.
Mootiva.com, o portal de arrecadação que me ajuda a fazer o bem a pessoas que precisam de apoio, como os pacientes de esclerose múltipla.

Até o fim do ano devem surgir outras brincadeiras por ai, mas em 2011 a coisa vai ferver: Cape Epic e Ironman Brasil, confirmados.

Valeu galera
Rafael Niro

Objetivo conquistado

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais