O XK Race - Sierras de Olavarria aconteceu no dia 06 de novembro e contou com a participação de 87 equipes da Argentina, Uruguai e Brasil. Foram oferecidos dois percursos: Promocional (125 Km) e Elite e Desafio Pro (185 Km). As modalidades utilizadas foram a orientação, trekking, mountain bike, canoagem, natação, costeira e técnicas verticais.
A organização buscou montar uma corrida especial devido a volta do evento a Olavarria, que remonta às origens do XK Race e a um terreno não tão montanhoso quanto aos utilizados em outras edições. A idéia era desenhar um percurso que mantivesse a exigência característica da prova e que cubrisse as expectativas dos participantes, além de mostrar as belezas naturais da região.
© Alejandra Melideo - www.alejandramelideo.com.ar - Clique na imagem para ver a galeria de fotos
Para facilitar a participação de novos atletas em competições de maior duração, foi criada a categoria Promocional, com percurso de 120 quilômetros e parada obrigatória de 8 horas durante a noite.
A corrida teve um formato de expedição com largada em bicicletas e depois um trekking em Trébol, passando pelos pitorescos povoados de Sierra Chica, Colonia Hinojo, Colonia Nievas e Colonia San Miguel até chegar na transição em Sierras Bayas. A primeira equipe demorou 2h22 para fazer esta seção, decidindo atacar o PC6 no pico de San Cayetano carregando as bicicletas e assim, cortar caminho.
Algumas equipes não tiveram sorte e tiveram que esperar alguns minutos até que um trem de carga passasse na região de Hinojo.
Em Sierras Bayas começava um trekking pelas montanhas San Cayetano, Largo e Matilde. As últimas equipes passaram por essa seção ao cair da noite. Foi no trekking noturno que começaram os problemas de navegação e muitas equipes levaram o dobro do tempo das primeiras colocadas.
No meio da corrida havia a opção de buscar um PC Bônus e apenas 7 equipes se dispuseram a buscá-lo e ganhar 1h30 de benefício. As equipes líderes Banco Hipotecario e San Juna decidiram buscar o bônus enquanto que a Trek Uruguay e Team San Rafael, correram para compensar a diferença de tempo na canoagem que vinha a seguir.
Sem dúvida alguma a seção nas águas do Arroyo Tapalqué foi uma tarefa tediosa para muitos competidores, pois as equipes levavam em média 3 horas e tinham que arrastar seus caiaques sit-on-top em alguns momentos porque havia pouca água nas corredeiras. Ao sair da água, as duas equipes Team Banco Hipotecario estavam na liderança, com a San Juan cerca de 30 minutos atrás.
Um pedal técnico costeando o lago e um último trekking pelas Sierras Dos Hermanas manteve a disputa acirrada e na manhã de domingo nenhum resultado ainda estava definido.
Todas as equipes seguiam na prova e demonstravam um bom preparo fisico e técnico. Nem mesmo a tempestade que se aproximava a oeste das serras, trocando o céu azul por nuvens negras, desanimou os participantes. De qualquer maneira a organização estava alerta e pronta para fazer alterações no percurso caso fosse necessário, mesmo faltando muito pouco para a chegada.
As técnicas verticais foram montadas na região de Salto de Piedra e era formada por uma tirolesa e uma ponte comando (falsa-baiana). Para finalizar, 5 quilômetros de mountain bike até as imediações do Balneário Municipal, onde uma natação para as primeiras equipes e uma costeira para a restante, encerrava a prova.
Olavarria possui muitos recursos para o esporte, não apenas geograficamente falando mas também em recursos humanos dispostos a trabalhar, apoio municipal e conhecimento de toda a região pela organização.
A próxima edição do XK Race acontecerá na Costa Atlântica, com características distintas como mar e praia.
Classificação Parcial
1 - Banco Hipotecario
1 - Banco Hipotecario
3 - Trek Uruguay
3 - San Rafael Team
Mais informações: www.xkrace.com.ar
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website