Após 5 etapas com total de 468 quilômetros percorridos rumo a completar a marca dos 565 km, todos os verdadeiros campeões que participam da Claro Brasil Ride, voltaram nesta quinta-feira para a primeira base do evento na cidade de Mucugê - Chapada Diamantina.
O dia amanhaceu seco em Rio de Contas e os atletas puderam despedir dos moradores da cidade, que havia recepcionado tão bem os competidores, como por exemplo, enfeitando-se suas casas com lamparinas na noite anterior.
© Marcelo Maragni / Claro Brasil Ride
A maior dificuldade desta penúltima etapa foi o desgaste físico de pedalar por cinco dias consecutivos, sob praticamento todas as condições de terreno e climáticas. O clima quente imperou, assim como as chuvas diárias, que além de refrescar, virou um atrativo especial para vencer as trilhas ténicas e paisagens da Chapada Diamantina.
Os primeiros 47 quilômetros de prova até a cidade de Jussiape foram com subidas e descidas em estradão de alta velocidade. Quando os ciclistas passaram pelo ponto de água e suporte neutro da Shimano no KM 76 no povoado de João Correa, o percurso voltou a exigir fisicamente dos competidores com a altimetria saltando de 600 metros para 1150 metros de altitude, finalizando com 17 km por vias pavimentadas. A chuva desabou neste momento e deu suas boas-vindas aos atletas nos Gerais de Mucugê, nome dado a região do platô da Chapada.
O primeiro a chegar na cidade foi o atleta Odair Pereira (Scott/Vzan/Proshock/Shimano) que pedalou "solo" escapado mais de 100km, numa demonstração de seu talento e superação física, entretanto, sem contar para classificação geral com o abandono do seu parceiro Edivando Cruz que teve uma contratura muscular na terceira etapa.
Na perseguição, os brasileiros Ricardo Pscheidt e Gilberto Goes e os tchecos Martins Horak e Milan Spolc, travaram uma intensa disputa, com a melhor para os estrangeiros que conquistaram a primeira vitória na prova.
"É preciso usar a força da mente numa ultramaratona. Já estava super cansado no final e ainda fizemos o sprint com os brasileiros. Agradeço pela cooperação deles que revezaram conosco durante toda a prova para abrir dos líderes", comentou o experiente Milan Spolc, 52 anos, que participa de sua quinta ultramaratona nesta temporada.
Os líderes da categoria Open, os suíços Martin Gujan e Bischof Christof levaram a terceira colocação, seguidos de perto por Robert Novotny e Kristian Hynek que lideram o Claro Brasil Ride com 17:44 minutos de vantagem. Os brasileiros tiveram bom desempenho, com Raphael Mesquita Mendes & Cí¬cero Silva (Moda Cup) e os locais da Chapada Diamantina, Alexandre Sousa e Maurício Pereira, ficaram com a sexta posição. Na categoria Master, Abraão Azevedo conquistou nova vitória ao lado de seu parceiro, Plínio Souza, e mantém a liderança em sua categoria, encaminhando para assegurar o título.
E mantendo a invencibilidade, as duplas mista: Jennifer Hopkinson-Smith e Brian Smith, e Ivonne Kraft e Celina Carpinteiro, no feminino, faturaram mais uma.
A sexta e última da Claro Brasil Ride acontece aos arredores de Mucugê com percurso de 98.5 quilômetros de extensão, praticamente todo plano, entre singletracks por visuais deslumbrantes da região.
Classificação Geral após 5ª etapa
Open
1 - Robert Novotny & Kristian Hynek (Cze) Free Cycling/Factor Bike - 20:47:31
2 - Martin Gujan & Bischof Christof (Swi) Swiss Machine - 0:17:44
3 - Ricardo Pscheidt & Gilberto Gois (Bra) James Crank Brother - 1:02:05
Feminino
1 - Ivonne Kraft & Celina Carpinteiro (Por) Bionicon Loule - 25:54:50
2 - Janildes Fernandes Silva & Julyana Rodrigues (Bra) Jaju - 1:16:53
3 - Sandra Araujo & Lorenza Menapace (Ita) Round The Clock - 1:18:46
Mista
1- Jennifer Hopkinson-Smith & Brian Smith (USA) To Be Decided - 23:49:26
2 - Renata Bucher & Damian Perrin (Swi) Team Zaboo Free - Mountain - 0:57:44
3 - Jeff Kerkove & Sonya Looney (USA) Topeak-Ergon - 1:30:40
Master
1- Abraão Azevedo & Plí¬nio Souza (Bra) AZ Masters - 24:20:45
2-Gonzalo Ceballos & Pedro Prats (Spa) Titan Desert - 1:27:46
3-Cesar Almeida & Paulo Freitas (Bra) Leite Piracanjuba-Tigre Rolamentos - 1:38:23
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website