Adventure Sports Fair 2010 apresenta novidades para mercado de aventura

Por Redação - 28.Sep.2010

Entre os dias 23 e 26 de setembro o Pavilhão de Exposições do Anhembi recebeu a 12ª edição da Adventure Sports Fair, o maior evento de esportes e turismo de aventura do Hemisfério Sul, que teve várias novidades e atrações para todos os públicos.

A Adventure Sports Fair abriu uma oportunidade para o público definir novos roteiro de viagem. Representantes de diversos destinos estiveram presentes no evento, tanto atrações internacionais como Argentina e Chile, como roteiros bem brasileiros nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Cidades como São Pedro (SP), Capão Bonito (SP), Gonçalves (MG) e Paraty (RJ) mostraram suas riquezas naturais e seu estilo de vida ao ar livre que atraem turistas o ano todo.

"Fiquei admirado em ver a quantidade de opções para turismo de aventura nacionais e internacionais presentes na feira", comentou Marcelo Malavolta, videomaker esportivo.


© Marcelo Malavolta


© Marcelo Malavolta

Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de experimentar diferentes esportes nas atrações interativas. A intenção foi criar uma praça central para a prática de mergulho, escalada, arvorismo, cascading e caiaque. Sem contar a pista off-road e a pista de gelo artificial para esqui e trenós com lobos. Em todos os casos, os curiosos puderam vivenciar estas modalidades com indumentária apropriada e acompanhamento de instrutores.

"Amanhã quero vir outra vez, pode?", disse Julia Pereira Lopes, estudante de 7 anos após passar pelo esqui, caiaque, rapel, montan bike e escalada. Julia vistitou a feira acompanhada de sua mãe, a engenheira agrônoma Paula Pereira Lopes. "Eu me senti num parque levando minha filha".

Também foi possível comprar roupas, equipamentos e acessórios para prática de esportes de aventura. Conceituadas marcas apresentaram o que há de melhor no mercado e um dos destaques foi o retorno das marcas tradicionais Curtlo e Kailash nesta edição 2010.

Quem gosta do estilo de vida ao ar livre também tem sonhos de consumo bem definidos. Eles puderam ser vistos de perto no espaço Future Adventure, destinado ao mercado de aventura de luxo. O local contou com grifes exclusivas, além de veículos preparados para atender os mais altos padrões de consumo como barcos, helicópteros, glamourosos carros off-road e motos.

Atentas às necessidades dos aventureiros, as empresas preparam para lançar seus principais produtos durante a Adventure Sports Fair. Como a Hidro 2 que preparou uma novidade para os surfistas: uma prancha stand-up paddle feita de plástico polietileno.

Por fim, entre uma diversão e outra, foi possível participar das palestras organizadas pela Brazilian Adventure Society, nas quais os aventureiros contaram suas histórias pelo mundo e explicaram a parte técnica das viagens.

Acessibilidade e responsabilidade social - Adventure Sports Fair é inteira planejada para atender todos os públicos. Até mesmo os portadores de necessidades especiais puderam contar com uma estrutura acessível no evento. Tudo foi planejado para causar o menor impacto ambiental possível. No evento, o projeto Adventure Attitude fica responsável por realizar a coleta seletiva de lixo, além de conscientizar o público da importância de proteger o meio ambiente.

Mas um outro projeto totalmente voltado nesse público deveria ter sido incluído. A organização poderia ter aproveitado o dia mundial sem carro, realizado na mesma semana, e incluído a proposta de utilizar meios alternativos de locomoção para os visitantes da feira. "No 'maior evento de esportes e turismo de aventura do hemisfério sul' não tem um bicicletário! Minha bike ficou na frente da entrada do pavilhão Anhembi, amarrada num tubo (corrimão, parapeito, sei lá...), onde outras várias bikes estavam, comentou o fotógrafo Fernando Monteiro.

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais