A Extremaventura Vale do Ribeira, disputada no último sábado, dia 25, na cidade de Itaperuçú, exigiu, além de muito esforço físico para superar os mais de 2.500 metros de desnível acumulado durante o percurso, perícia na navegação. Participaram da etapa atletas dos 3 estados do sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e representantes de São Paulo, que encararam um desafio de 65 quilômetros nas categorias Pró, Expedição e Solo Expedição e 52 quilômetros na Aventura Solo e Duplas nas modalidades de orientação, trekking, ciclismo e natação.
A prova teve início às 9h30min no campo municipal, no centro de Itaperuçu na modalidade de trekking. Entre a largada e o PC3 os atletas enfrentaram as primeiras seções de montanha que foi de 987 a 1.148 metros oscilando muito a altimetria. A primeira equipe a chegar no PC2 foi a dupla mista Chauá da categoria Expedição que cumpriu o trajeto em 34 minutos.
No PC subseqüente, 3, a prova se dividiu. Enquanto os competidores da prova longa seguiam para o alto da Serra do Betara em um ciclismo de montanha muito duro os atletas da prova mais curta se dirigiam a região do Pocinho, para realizar a natação. Com as dificuldades do percurso, algumas equipes desistiram enquanto outras "tomaram corte" no PC6 e não seguiram para natação.
Quem conseguiu chegar a tempo no PC6 encarou o caminho do gasoduto Brasil/Bolívia em meio a um capim que em certos momentos chegava na altura da cintura e um caminho "vara mato" sem trilha definida, para então chegar em uma trilha mais aberta e a represa. Com a opção de nadar 1 km ou "varar mais mato" as estratégias eram bem distintas entre as equipes. O único quarteto que optou pela natação foi a Audax II que acabou se beneficiando da escolha. A saída da represa apresentava mais uma dificuldade, encarar a forte subida até seu platô, a descida até o lado oposto da represa e novamente a subida ao platô por uma outra trilha que levava ao PC11, local onde os competidores novamente pegavam suas bicicletas para partir para linha de chegada, montada no mesmo local da largada.
Ao final, vitória da equipe Audax na categoria Pró com o tempo de 10h55min. Nas outras categorias vitória das equipes Santa Rita na Expedição, Edson Murakami na Solo Expedição, Gapianos na Aventura e Eder Biscouto na Aventura Solo.
Classificação final:
Categoria Pró
1º Audax – Curitiba/PR
2º AudaxII – Curitiba/PR
3º Laélia Purpurata - Joinvile/SC
4º Koru - Florianópolis/SC
5 º Life Adventure - Passo Fundo/RS e Guartelá – São José dos Pinhais/PR
6 º All Nature Adventure – Curitiba/PR
Categoria Expedição
1º Santa Rita Adventure – Paranaguá/PR
2º Rendicolla – Palmera/PR
3º Field Power – Ponta Grossa/PR
4º Chauá – Curitiba/PR
5º Transpirando.com – Curitiba/PR
6º Sky Line – Curitiba/PR
7º Troianos – Cantagalo /PR
8º Vou Pra Onde – Curitiba/PR
Categoria Solo Expedição
1º Edson Murakami – Curitiba/PR
2º Guilherme Dutra – Curitiba/PR
3º Ricardo Beraldi – Curitiba/PR
4º Thiago Viensci – Curitiba/PR
5º Fernando Giraldi – Curitiba/PR
Categoria Aventura
1º Gapianos – Curitiba/PR
2º Narf Bornarcim – Palmera/PR
3º Apea Gigante Bike - Passo Fundo/RS
4º Climaseg Farmapalmera – Palmera/PR
5º K2 Adventure Team – Curitiba/PR
6º Embalanews Krafitas I, II, II e IV – Curitiba/PR
7º Webtreino – Curitiba/PR
Categoria Solo Aventura
1º Eder Biscouto – Curitiba/PR
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website