Nem o mau tempo conseguiu estragar a festa do XTERRA Regional lhabela, que aconteceu neste sábado, na Praia do Perequê, no Litoral Norte de São Paulo. Na verdade, a chuva que caiu durante quase toda a competição serviu como atrativo a mais para os participantes, que tiveram que enfrentar muita lama para cruzar a linha de chegada.
A edição de 2010 da prova de triathlon mais tradicional e técnica do Circuito foi vencida pelo paranaense Felipe Moletta. O atleta de 24 anos foi seguido pelo paulista Rodrigo Altafini que ficou em segundo lugar e pelo mineiro Frederico Zacharias, que terminou na terceira colocação. Entre as mulheres, a paulista Carla Prada levou a melhor. A local de Santos, Luiza Bello e a também paulista, Sabrina Gobbo, ficaram com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.
Largada em Ilhabela
© fotocom.net
Carla Prado
© fotocom.net
Felipe Moletta
© fotocom.net
Depois de enfrentar 1,5 km de natação, 29 km de moutain bike, 9 km de corrida, duas quedas e muitas dores, o oficial do corpo de bombeiros do Paraná e triatleta profissional, Felipe Moletta sagrou-se campeão da elite do XTERRA pela primeira vez.
"Foi uma prova bastante dura, exatamente como tem que ser um |XTERRA. Ilhabela sempre guarda surpresas para os atletas e esse ano a chuva foi um desafio a mais. Sem dúvida é um dos melhores percursos do circuito", disse Felipe Moletta, um dos jovens talentos do triatlon brasileiro, que venceu sua primeira prova como profissional no XTERRA, depois de rondar por um bom tempo o degrau mais alto do pódio.
"Adoro Ilhabela. Foi aqui que fiz minha primeira prova no triatlon, em 2005, quando venci a categoria de 19 anos", recorda o paranaense, que sofreu com duas quedas na bike que lhe renderam arranhões, hematomas e problemas mecânicos na bicicleta.
O segundo colocado, Rodrigo Altafini, que até esta etapa ocupava a quinta colocação no ranking do XTERRA, fez uma emocionante disputa com Moletta. No fim, o atleta de 36 anos se disse satisfeito com a segunda colocação.
"Fiquei um pouco desanimado depois de não completar o XTERRA Brasil em Mangaratiba. Felizmente esse bom resultado me motivou novamente. Participo do XTERRA em Ilhabela desde 2005 e é uma prova muito especial", disse Rodrigo Altafini, segundo colocado, que trouxe a mulher e a filha para participar do Night Trail Run e do Kids Run.
O público também não se intimidou com a chuva e compareceu em grande número para apoiar os atletas. Uma das mais aplaudidas foi a campeã da categoria profissional feminina, Carla Prada, que tem uma casa na Ilha.
"Achei a prova de mountain bike extremamente difícil, vi muita gente caindo por causa da lama. A natação também foi bem técnica, porque havia muita corrente e o mar estava bem balançado. Dedico essa vitória aos meus filhos, que estavam hoje aqui torcendo por mim. Não tem nada melhor do que isso, independentemente de colocação na prova", disse Carla Prada, campeã da elite feminina do XTERRA Regional Ilhabela.
A prefeitura de Ilhabela é uma das parceiras do XTERRA desde a primeira prova, em 2005, quando competição veio para o Brasil. Para promover o esporte na ilha e prestigiar o evento, o Secretário de Esporte, Lazer e Recreação, Luiz Lobo participou da prova de revezamento e fez bonito. Sua equipe terminou na terceira colocação.
"Achei o percurso mais difícil do que em 2006, quando fiz pela primeira vez. O terreno estava bastante escorregadio, caí sete vezes. Foi uma prova técnica e estou feliz com meu desempenho. Queria fazer a corrida para 45min e acabei completando em 41min", comentou o Secretário de 44 anos. "Ilhabela tem condições ideais para o XTERRA. Foi aqui que ele começou no Brasil e gostaríamos de trazer de volta para cá a etapa do Global Tour. A organização está de parabéns pelo belo evento", completou.
O XTERRA Ilhabela foi a primeira do circuito brasileiro da prova e por isso se tornou especial para o público e para os atletas, que sempre encontram o cenário perfeito para a corrida. O organizador, Bernardo Fonseca, sócio da X3M Sports Business acredita que a ilha já seja um lugar que faz parte do XTERRA.
"É nosso quinto ano em Ilhabela e sempre somos muito bem recebidos. O XTERRA vem crescendo em estrutura nos último anos e queremos continuar aqui na Ilha, onde tudo começou", afirmou Bernardo Fonseca. "XTERRA e Ilhabela tem tudo a ver. A Ilha tem 92% de área preservada e nossa filosofia é de interagir sem distruir, essa é a verdadeira ecologia. Usamos apenas trilhas pré-existentes e recolhemos todo o lixo do percurso", disse.
Elite Masculino
1º -Felipe Moletta – 2h 30min 36seg
2º - Rodrigo Altafini – 2h 3min 56seg
3º - Frederico Zacharias – 2h 40min 4seg
Elite Feminino
1º - Carla Prada – 3h 22min 22seg
2º – Luzia Bello – 3h 24min 51seg
3º- Sabrina Gobbo – 3h 33min 40seg
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website