Sexta-feira, 27/08/2010, a partir das 17:00 h as equipes começavam a chegar ao Condomínio Moradas do Rio, a 20 km do centro de Aracaju-SE, condomínio às margens do Rio Poxim. Estavam começando os preparativos para a Odisséia Sergipe 2010, prova válida pelo CNA – Circuito Nordestino de Aventuras e RBCA – Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.
Às 21:00 h iniciou o briefing sob a coordenação do experiente Sérgio Bandeira, diretor da empresa Odisséia Atividades Esportivas. Os atletas perceberam que a concepção da prova proporcionaria grandes desafios. Eu estava presente porém não poderia participar da prova pela Equipe Qualidade de Vida por conviver com uma faringite.
Iniciando com uma travessia de 300 m, programada para meia noite daquele dia, a prova exigiria necessidade de superar desafios. Consulta aos sites de meteorologia e de tábuas de marés nos retornava informações de ventos SE entre 18 a 22 nós, temperaturas abaixo de 22 graus Centígrados, maré iniciando a preamar às 23:01 h. Um possível convite a hipotermia. As equipes iniciaram a preparação para tirar proveito dessa primeira etapa. A prova oferecia também desafios em PCs virtuais e presenciais até retornar para o ponto de Largada, agora como PC10. Entre a largada e o retorno, etapas de trekking, natação e mountain bike.
A prova prometia muitas surpresas para os atletas. O experiente Wellington, o grande Nenco, presidente da FSECA, um dos grandes mentores do traçado da prova, alertou todos que a prova não estava fácil mas que seria muito emocionante. Italiano gosta de massa. Corredor de Aventura gosta de degustar o prato preparado por Nenco e Sérgio Bandeira.
A largada aconteceu a 01:00 h do sábado, 28/08, sob o som da tradicional buzina do Sérgio. Valéria, diretora de arbitragem e controle de PCs, estava atenta após certificar-se de que todos os 08 (oito) quartetos e 10 (dez) duplas estavam prontos para iniciar mais uma Odisséia. "Emocionante a largada", muitos atletas me confidenciaram durante a prova.
Largaram, Quartetos:
Alagoas: Ecko Legua, Ospato, Oskaba
Pernambuco: Direction, Puluca / Tucunaré
Bahia: Insanos, Millenium Daventura Makaíra, Gantuá Tia Sônia
Duplas:
Sergipe: Ecotrip Sergisporte, Ecotrip, Maré Alta-Peregrinos, Selva, Qualidade de Vida/Maré Alta, Fênix, Trial/Gazol, Onça Aérea
Pernambuco: Puluca
Bahia: Olhando Aventura
Os PCs 01 e 02 eram virtuais e exigiam grande capacidade de navegação e decisão: caminho mais curto via pequena trilha em mata fechada ou caminho mais longo por trilha mais larga. No PC 03, Polícia Rodoviária Estadual, os atletas realizaram a transição de trekking para mountain bike e, haja pedalada. As equipes estavam próximas à cidade de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do Brasil – vocês sabiam ? – e primeira capital de Sergipe. Há 174 anos que Aracaju é a capital do Estado, justamente no dia 17 de março. É neste dia, que todo ano acontece a famosa corrida São Cristóvão – Aracaju, congregando mais de 1000 atletas nos seu 25 km de muitas ladeiras. São Cristóvão teve, recentemente, prédios tombados pela UNESCO.
No PC 09, bar do Pica Pau, as equipes fizeram a transição mountain bike-trekking e tinham que reencontrar o Rio Poxim, para uma nova travessia e chegar ao PC 10, local da largada.
A primeira equipe a chegar no PC 10 foi a Oskaba (AL) seguida pela Makaíra (BA), chegaram bastante próximas. Ecoléguas (AL) desistiu neste PC 10. Entre as duplas, Fênix (SE) e Onça Aérea (SE), desistiram também. Agora, na prova 07 (sete) quartetos e 08 (oito) duplas e muita emoção pela frente.
No PC 10 a direção da prova distribuiu um novo mapa. Muito interessante para testar a capacidade de planejamento das equipes, planejamento este que teria que ser realizado com rapidez e de forma dinâmica pois não existia aquele tempo pós briefing, com todos tranqüilos, para realizá-lo. Neste momento começou, minha percepção particular, a definição da prova.
A FSECA colocava os resultados parciais no website www.nordesteaventura.com.br. Na ausência de sinal de internet, a FSECA enviava torpedos para BA, SE e PE, notificando os presidentes da FBCA – baiana e FEPECA – pernambucana, além de outros atletas, a performance das equipes durante a prova.
As equipes tinham pela frente trekking, natação (pequena travessia) e canoagem até chegar ao PC 11, bar do Pantanal, no bairro conhecido como Mosqueiro, às margens do lendário rio Vaza Barris. O bar do Pantanal é especialista em frutos do mar. Eu e os fiscais do PC 11, bem como atletas de várias equipes, deliciamo-nos com uma pescada frita com pirão especial. Muito bom.
Neste ponto, as equipes teriam que encontrar vários PCs virtuais, de acordo com o novo mapa distribuído no PC10, realizar o rappel na ponte Joel Silveira (atenção turma, esta ponte sobre o rio Vaza Barris começa a viabilizar um novo percurso Salvador-Aracaju, ao invés da tradicional e movimentada BR 101). Algumas equipes baianas, sob orientação da FSECA, já utilizaram esse trecho, entrando à direita, na BR101, após 8 km da cidade de Estância. Esta é a porte Jornalista Joel Silveira.
Está em construção uma outra ponte interligando o "trecho sergipano" da linha verde, com a praia do Saco, palco, em novembro próximo do Sergipe Praias do Sul Challenge 2010, última prova do CSA – Circuito Sergipano de Aventuras 2009-2010, válida pelo RBCA.
Quando a equipe Qualidade de Vida/Maré Alta (SE) se preparava para o rappel na ponte, seguido de uma natação de 1 km, para através de trekking retornar ao PC 12 (bar do Pantanal, também PC 11), os fiscais fecharam o PC por questões de segurança. Jet skis estavam trafegando em alta velocidade no local já tendo sido advertidos pelo corpo de bombeiros, presente com lancha motorizada.
A prova ainda guardaria alguns desafios aos atletas que deveriam sair do PC 12, remando, fazendo transição para trekking, passando novamente pela histórica cidade de São Cristóvão e depois pedalando para a chegada em alto estilo no local da largada, clube do condomínio, percorrendo os 2,2 km finais da rua interna do condomínio Moradas do Rio.
Uma emoção muito grande no final: na categoria Duplas, um grande "pega" entre as equipes Selva e Maré Alta-Peregrinos que chegaram, praticamente juntas, com Wagner e Erick levando a melhor nos últimos metros de pedalada e colocando a equipe Selva no pódium das três melhores classificadas.
Classificação Final
Quarteto
1º Oskaba (AL) 18h47
2º Millennium Daventura Mkaira (BA) 19h48
3º Gantuá Millennium Tia Sônia (BA) 21h06
4º Direction (PE) 22h21
5º Insanos (PE) 26h00
6º Ospato (AL) Corte 01
7º Puluca Cia de Atletas (PE) Corte 02
8º Eckoléguas (AL) Desistente PC 10
Dupla
1º Ecotrip (SE) 20h
2º Trial Gasol (SE) 20h25
3º Selva (SE) 21h
4º Maré Alta (SE) 21h01
5º Ecotrip Sergisporte(SE)
6º Qualidade de Vida/ Maré Alta (SE)
7º Puluca Cia de Atletas (PE)
8º Olhando Aventura (BA)
9º Fênix (SE)
10º Onça Aérea (SE)
O esporte de Corridas de Aventura em Sergipe está crescendo a cada ano. Ressuscitado em agosto/2008 com a prova Sergipe Adventure onde 03 equipes baianas e 01 alagoana competiram com mais de 120 (cento e vinte) atletas sergipanos, passando pelo Sergipe Adventure Challenge em janeiro/2009 e pelo Qualidade de Vida Aventura 2010, em abril/2010, com programação do próximo evento nos dias 12 (briefing), 13 e 14 com o Sergipe Praias do Sul Challenge 2010, fechando o CSA – Circuito Sergipano de Aventura. A Odisséia Atividades Esportivas também realizou a Odisséia Sergipe em agosto de 2009 e agosto 2010.
O esporte de aventura no Estado de Sergipe ganhou profissionalismo, maior seriedade e comprometimento. Uma prova disso é a fundação da Federação – FSECA e a parceria com a empresa Rocha Cordeiro Estratégias Empresariais, que além de planejar, organizar, realizar e arbitrar corridas de aventura, realiza consultoria em Gestão Empresarial, Reposicionamento de Empresas no Mercado, Ampliação de Marketshare empresarial e treinamentos gerenciais e de liderança utilizando o esporte de aventura.
Acessem o www.nordesteaventura.com.br e conheçam um pouco mais do Esporte de Aventura no Estado.
Parabéns a Sérgio Bandeira, a Nenco, a Valéria, a Andrezza e toda a equipe da Organização da Odisséia Sergipe 2010. Em 2011 tem mais.
Herbert Pinheiro Cordeiro
Diretor de Tecnologia e Marketing da FSECA
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website