Em cada um dos relatos que escrevo sobre Corridas de Aventura não me atenho muito a detalhes da prova em si, pois penso que na maioria das vezes, são informações que só interessam aos participantes diretos, excluindo talvez, alguém que se depare com este texto por chance e deseje adquirir maior conhecimento sobre o esporte. Ou seja, tento contar um pouco dos bastidores e acontecimentos que "regem" estes eventos generalizando um pouco, mas com a intenção máxima de divulgar o esporte, tornando-o um pouco mais acessível às pessoas que não fazem parte do "circo das corridas" mas tem fascínio por elas.
É muito legal de ver que as Corridas de Aventura, apesar de sua obscuridade em termos gerais, geram um enorme interesse nas pessoas que se encontram, quase sempre que por coincidência, dentro de um evento deste tipo. Falo de pessoas como atendentes, porteiros, motoristas, hospedes das pousadas por onde os corredores se alojam, familiares (não os diretos, como esposas e filhos que tem que agüentar o nosso "vício" de qualquer maneira, mas aquele primo que veio te visitar em final de semana "especial" e teve que ir para a corrida com você), amigos, moradores dos inúmeros sítios e fazendas que invadimos, gente caminhando pelas ruas de vilas que cruzamos com nossas bicicletas, freqüentadores e donos de botecos que atendem atletas famintos e quase sempre com cara de louco e todos os outros que são mais ou menos obrigados a agüentar nossos equipamentos sujos, roupas fedidas, tênis enlameados, súplicas por água e comida, invasão de propriedade, pedidos de direção e etc, etc, etc...
Percebe-se que a Corrida de Aventura, apesar de caracteristicamente ser pouco acessível, cativa as pessoas que com ela se deparam. E sem dúvida, são aquelas outras características básicas às corridas de aventura que são as grandes responsáveis por este fascínio das pessoas. Falo aqui da superação dos atletas, do contato e embate com a natureza, do trabalho em equipe e da simplicidade humana em essência que é a Corrida de Aventura. Sim, estes são os "chavões" que sempre utilizamos para promover o esporte, mas que não deixam de ser a mais pura verdade.
Desta vez, vou relatar um pouco da minha satisfação em participar da Expedição Terra de Gigantes, prova realizada na cidade de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro. A primeira prova de que eu participo tendo uma organização carioca me surpreendeu logo de cara pela atenção com os atletas. A atenção a qual me refiro não significa somente propiciar aos atletas participantes conforto e segurança (quesitos na minha opinião, obrigatórios e indiscutíveis) durante uma prova de Corrida de Aventura, mas organizando um evento onde as questões básicas de uma competição esportiva entre equipes são levadas com a maior seriedade possível. Detalhes como check-in rápido e direto, briefing com imagens e informações planejadas e organizadas além de uma boa premiação aos vencedores fazem a felicidade dos corredores de aventura. Entendo que, para organizadores, é extremamente difícil (e caro) organizar uma Corrida de Aventura. Muitos o fazem pelo simples amor ao esporte. Mesmo assim, os detalhes precisam ser observados. Na Expedição Terra de Gigantes, muita atenção aos detalhes mostrou uma organização segura e consciente das necessidades do esporte e seus atletas.
Organização à parte, a "cereja do bolo" foi mesmo o alto nível competitivo da prova. Uma premiação de valor (garantia de presença no Ecomotion) foi a cenoura que as equipes precisavam. Tudo bem que somente uma equipe levou o prêmio para casa, mas para o restante das equipes, ficou a incrível sensação de ter participado de uma competição de verdade, brigada, suada e aguerrida! Pelo que eu vi, ficou com as equipes a sensação de vitória ao batalhar por uma posição que seja, distante do podium, mas que valeu como o primeiro lugar. Mesmo quem chegou em quarto lugar e perdeu para três equipes, acabou superando outras vinte equipes, todas entre as melhores do Brasil, se não em termos de ranking, mas em termos de dedicação e entrega a esta prova específica. A Expedição Terra de Gigantes teve isso de sobra, uma competição árdua e honesta entre as equipes participantes.
Para a equipe Xingu LioFoods, participar da Expedição Terra de Gigantes foi como adicionar mais um tijolo na construção de nossa base. Um tijolo forte e estável, que se mostrou resistente e irá unir o restante dos pedaços desta equipe, que é jovem, mas toda entregue aos seus objetivos.
Prova dura, bonita e extremamente competitiva. Pontos chave: um trekking forte e extremamente técnico, desde a corrida de 14 kilometros sobre uma estrada de ferro abandonada até os 3 kilometros de canyoning que levaram o mesmo tempo que a corrida de 14 kilometros para ser vencido! Depois, um mountain bike veloz seguido por um remo alucinante de tão belo e difícil. Cruzar as ilhas de Angra dos Reis sugando a beleza da natureza do litoral brasileiro é uma experiência única. Desde a foz do Rio Bracuí até a pequena Ilha de Paquetá, foi um deslumbramento por remada, e olha que foram milhares de remadas. O sol forte, as águas verdes e límpidas e a mata atlântica exuberante engrandeceram nosso esforço físico e mental, complementando a equação simples, mas de resultado impressionante que forma uma Corrida de Aventura.
A Equipe Xingu LioFoods arriscou nessa prova. Levamos para ela uma atleta que fez sua estréia em Corridas de Aventura, mas que abraçou a essência da equipe do começo ao fim. Foi amiga, guerreira e alto astral. Deve ter sofrido muito (ela nunca tinha subido em um caiaque em toda a sua vida), mas manteve o sorriso no rosto e comprometimento com a equipe. Deu tudo e foi até o fim, sendo contemplada com um sexto lugar que, como já falei, vale como uma vitória, pois competimos contra fortes equipes que respeitamos e admiramos desde sempre. O restante da equipe só ganhou com isso. Nos unimos para ajudar a corredora estreante, mas também para ajudar uns aos outros. Dividindo responsabilidades conforme a necessidade, sem julgamentos ou reclamações. A cada corrida que passa, cada um da equipe é menos indivíduo e mais equipe. Todos sempre fazendo concessões e sacrifícios em nome do objetivo maior que é construir a equipe.
Agradeço sempre a nossa querida LioFoods, empresa que como poucas apóiam este esporte, tendo até seu PC oficial pela primeira vez em Corridas de Aventura, e que tem como características próprias, as mesmas de uma equipe de aventura: pessoas amigas, fortes, dedicadas e batalhadoras.
Por fim, quero deixar claro que espero ter os grandes Oskalunga, Aroeira, Ultrasport, Guaranis, Selva(s), Trotamundo, Lobo-Guará, Brou, Go-for-It, QuasarLontra, Enigma, Tribus (e todas outras que agora me esqueço), sempre ao nosso lado, ombro a ombro, remo a remo, roda a roda, nas batalhas das Corridas de Aventura.
PAZ A TODOS!
Marcelo Catalan
Equipe XINGU LioFoods
www.xinguaventura.com
www.liofoods.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website