Relato: equipe IRON/AKSA no Haka MTB Atibaia - Campos do Jordão

Por Taka - 11.Jun.2010

Quando fechamos a equipe Iron (Taka e Marquinho) para fazer o Haka MTB Atibaia – Campos do Jordão, foi apenas para curtir 3 dias de pedal em meio à maravilhosa paisagem da Serra da Mantiqueira juntos com amigos que encontraríamos na prova. A princípio faríamos todo o percurso juntos, mas conforme sugestão do Léo, resolvemos que era melhor revezarmos e montamos a nossa estratégia.

No 1º dia ficou resolvido que faríamos a troca na cidade de Piracaia.

Após entregarmos os documentos obrigatórios e a ação social, por volta das 9:00 foi dada a largada no Parque Edmundo Zanoni em Atibaia com os atletas seguindo para as cidades de Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis e por fim, Monte Verde, onde seria montado o acampamento base.

Como havíamos combinado, Marquinho foi até Piracaia percorrendo 33km dos 98km totais. Fizemos a troca e parti para os 65km restantes, dos quais tranqüilos 25km de asfalto até a cidade de Joanópolis de onde começaria o trecho mais difícil do 1º dia com 40km e 600m de altimetria a serem vencidas.

Foi neste trecho que conheci a Adriana, toda de rosa, perdida e sem o race book, e fomos juntos com a única preocupação de chegar a Monte Verde antes da chuva que anunciava, cair. Após vencer muitas subidas cruzamos o pórtico de chegada montado na entrada da cidade e o alívio por não ter pegado a chuva.

Mas quem achava que as dificuldades do 1º dia haviam terminado se enganaram. Enfrentar o frio de Monte Verde com uma madrugada de 0˚C em barracas não foi menos difícil que as intermináveis subidas. O que nos animou foi ter visto os nossos nomes na lista em 2º entre as duplas masculinas, no dia em que o peso da pontuação era a maior (3).

No 2º dia (75km totais) novamente Marquinho iniciou a prova de Monte Verde até Gonçalves e coube a ele pegar o trecho mais difícil e longo do dia, 50km, onde teve que encarar algumas subidas e descidas fortes entre elas a "subida do asfaltinho", uma subida íngreme e bastante técnica. De Gonçalves a São Bento do Sapucaí, coube-me tentar recuperar o tempo perdido nas subidas, pois este trecho de 25km com muitas descidas e trechos planos e quase nenhuma subida era perfeita para isso. Com cada um fazendo a sua parte nos respectivos trechos, terminamos em 2º entre as duplas masculinas.

Após vermos os resultados do dia, somatória dos pontos e pesos (3º lugar no 1º dia, 2º lugar no 2º, e 1º lugar no último) estávamos em 1º na geral da dupla masculina. A partir disto traçamos a estratégia para o último dia. Eu faria todo o percurso, com a preocupação de chegar ao mínimo em 6º com algumas combinações de resultado ou na frente da equipe que estava em 2º.

Se na 1ª noite o frio foi a fator preocupante, desta vez a chuva e o vento vieram para atrapalhar.

No 3º e último dia de prova, 35km até Campos do Jordão, largamos debaixo de chuva e logo na 1ª subida todos se viram obrigados a empurrar as bikes morro acima devido à lama e depois muito cuidado para um downhill extremamente técnico em condições secas, muito pior nas condições que enfrentávamos.

Passado este trecho mais técnico, chegando a Sapucaí Mirim onde havia um PC, fui obrigado a parar para limpar a corrente, câmbios e cubos e lubrificá-los para poder concluir a prova. E neste momento, fui passado por alguns atletas incluindo as duplas masculinas que disputavam o pódio.

Saí atrás de todos e logo vi que não seria necessário acelerar o ritmo, pois, todos estavam com problemas mecânicos causados pela chuva e lama o que ajudou a recuperar as posições perdidas até chegar à equipe Goiabada Power (Márcio e Ale) e a Adriana, e juntos encaramos o trecho mais difícil de 20km em subida, com mais lama, até a chegada em Campos do Jordão.

Saldo final de toda esta aventura: frio, chuva, lama, visual fantástico, adrenalina, endorfina, lugares novos, velhos amigos, novos amigos, muita curtição e para fechar literalmente com chave de ouro, 1º lugar na categoria dupla masculina!!!

Ao amigo Marquinho, obrigado pelo convite e parabéns pela determinação e até daqui a pouco, como costuma dizer.
Parabéns a todos os atletas que concluíram esta difícil prova, apoios, staffs e ao Léo pela excelente prova.
IRON/AKSA (Taka e Marquinho)

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais