A prova inédita e mais radical do XTERRA acontece no dia 5 de junho no coração da maior floresta do mundo, a Amazônia. A região escolhida para a quinta etapa do circuito é de mata primária, nunca explorada, com muitos animais silvestres e clima quente e úmido. Branden Rakita (EUA) e Gonzalo Tellechea (ARG) são alguns dos nomes que vão fazer frente à Alexandre Ribeiro (tetracampeão do Ultraman) e Felipe Moletta na corrida pelo título.
“Diferentemente do percurso da última etapa (Pedra Azul, Espírito Santo), esse não tem subidas, é feito o plano, dentro da mata fechada, e isso é muito legal e diferente. Nunca competi num lugar assim, a umidade e o calor serão os principais desafios. Para quem vai correr pela primeira, a dica é se hidratar um pouco mais, sempre misturando água, isotônicos e refrigerantes”, diz Alexandre Ribeiro.
Na disputa, os 200 atletas inscritos vão encarar 1,5 km de natação no Rio Negro, 30 km de mountain bike e 9 km de corrida pelas trilhas de mata nativa. A competição acontece na base de instrução 4, do Centro de Instrução de Guerra na Selva do Exército Brasileiro (CIGS). Além da emocionante “batalha” na selva, acontecem ainda o Night Trail Run (5 ou 10km de corrida noturna) e XTERRA Kids (corrida para crianças de 1 a 12 anos), na Praia de Ponta Negra.
"Vai ser um evento inesquecível, unindo grandes desafios a belezas naturais do nosso país, como já virou característica do XTERRA. A edição mais especial dos seis anos de história do XTERRA no Brasil, no coração do maior bioma do planeta”, diz o sócio da X3M Sports Business, Bernardo Fonseca.
A operação para levar atletas, staffs e imprensa para o local de largada será, realmente, de "guerra": "O deslocamento de Manaus para a base será feito pelo Exército Brasileiro. Será um esquema especial que mobilizará cerca de 150 militares, além de caminhões, barcos e helicópteros. Tudo para garantir a maior segurança e melhor logística para todos", afirma Bernardo , que foi pessoalmente à Amazônia percorrer os trechos da prova.
Assim, na sexta-feira 04/06 das 8h às 15h à tarde os atletas inscritos deverão comparecer ao CIGS com suas bikes, que serão levadas pelo exército para a base. Logo mais, às 17h eles participam do Simpósio Técnico obrigatório, e já na madrugada de sábado às 4h, o comboio com atletas sai em uma experiência incrível no caminho até a BI-4 passando por uma belíssima mata primária. Chegando à base, haverá o café da manhã e a largada. Terminado o triathlon, todos almoçarão na base e retornam para Manaus, onde acontecem as provas de corrida noturna e kids.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website