Manzan vence o XTERRA Pedra Azul (ES)

Por Redação - 17.May.2010

O deslumbrante cenário da região de Pedra Azul, nas montanhas capixabas, serviu de pano de fundo para uma das mais emocionantes disputas do XTERRA nos últimos tempos. Alexandre Manzan foi o vencedor do duathlon (3km de corrida, 28km de mountain bike e 8km de corrida), com 2h23min47, com Frederico Zacarias em segundo, com 2h29min02. Manzan saiu na frente da primeira corrida, mas foi ultrapassado no primeiro terço do pedal, depois de cair e fraturar a mão esquerda. O brasiliense saiu para a última corrida quase dois minutos atrás de Zacarias, mas conseguiu recuperar a liderança já no segundo quilometro do trecho final.


© Marcio Rodrigues / fotocom.net


© Alexandre Brum / fotocom.net

“Foi um dos circuitos mais bonitos e mais exigentes nos quais já competi”, resumiu Manzan, que completou 20 anos de triathlon neste sábado. “Antes de dormir ontem (sexta) pensei em muita coisa da minha carreira, em tanto que eu corri, pedalei e nadei, nos lugares que conheci e nos amigos que fiz nesses anos todos”, disse Manzan.

“Levei um tombo no começo da bike e sentia muita dor com a trepidação nas descidas. Senti uma dor insuportável e tive que mudar de tática. Mas o Zacarias, que é um atleta muito forte, conseguiu me ultrapassar. Apostei tudo na última corrida”, completou.

Manzan agora lidera o ranking nacional de 2010, somando o seu primeiro lugar neste final de semana com a segunda colocação no XTERRA Regional de São Lourenço, em março.

Natural de Juiz de Fora, Zacarias estava satisfeito com seu desempenho: “Estou muito feliz com o segundo lugar. Nunca poderia imaginar uma prova tão dura como essa. Mas XTERRA é isso, tem que ser difícil”, falou Zacarias. “Tentei abrir uma boa vantagem sobre o Manzan na bike, porque sabia que ele viria forte na corrida. Mas acabou que não deu”, disse o atleta.

No feminino, Luzia Bello foi a representante única na categoria elite. Nem por isso a triatleta santista baixou o ritmo. “Tentei manter um ritmo confortável mas ao mesmo tempo forte, pois queria melhorar minhas marcas. O percurso de Pedra Azul foi muito exigente não só fisicamente mas também demandou inteligência para saber dosar nos momentos certos”, comentou Luzia. “Acho que agora estou liderando o ranking nacional e é uma coisa muito bacana, mesmo que seja por pouco tempo”, concluiu.

O presidente da FINDES, patrocinador da etapa XTERRA Regional Rota Imperial Pedra Azul, Lucas Izoton, falou das qualidades da região: “É uma área muito rica em fauna e flora, com um cuidado muito especial quanto à preservação. Ficamos a 1100m de altitude, com temperaturas amenas e forte infuência italiana. Espero que todos os participantes desfrutem das belezas daqui”, comentou Izoton.

Duathlon – Profissional Masculino
1. Alexandre Manzan, 2h23min47
2. Frederico Zacarias, 2h29min02
3. Alex Nascimento, 2h40min32

Duathlon – Profissional Feminino
1. Luzia Bello, 3h26min33

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais