A temporada de 2010 começou com uma prova desafiadora em Londrina no dia 25/04/2010, tendo como cenário um belo dia ensolarado e um percurso que passava por locais de belíssimas paisagens e trazia muitos desafios para os atletas amantes da aventura.
Os atletas participantes das categorias Aventura e Pro Adventure estavam levando em suas mochilas um rastreador portátil, o que permitia que a organização acompanhasse on-line passo a passo a disputa entre as equipes.
A largada da prova foi às 09:40 horas de MTB com destino ao PC1/AT1 localizado no Parque Daisaku Ikeda (antiga Usina Três Bocas), onde os atletas de todas as categorias chegaram embolados e se amontoaram para assinar a planilha, o que exaltou os ânimos e propiciou uma disputa emocionante no trekking. Ao iniciarem o primeiro trecho do trekking os atletas das diversas categorias se esparramaram por toda a região, procurando o PC2 que ficava em uma mata fechada no alto do morro, e que foi muito difícil de ser encontrado, causando até para os mais experientes atraso no tempo de prova.
Após 5 km de trekking da Aventura Light e 12km da Aventura e Pro Adventure, as equipes retornaram para o Parque, sendo que a categoria light pegou a bike para se direcionar à chegada e a Aventura saiu em direção ao AT/PC 5 situado no Rio Tibagi.
Na Usina, os atletas da Pro, antes de partirem rumo ao AT/PC 5, realizaram um rapel no mirante ao pé do vertedouro da barragem, tendo uma vista privilegiada da região antes da descida. Após a prática do vertical, e antes de iniciar o segundo trecho de MTB, os atletas aproveitaram alguns minutos para se hidratarem e se alimentarem, com Gatorade e Nutry.
O trecho de MTB de 14km até o Rio Tibagi foi sofrido para os atletas, já que era horário de almoço e o sol estava escaldante. Para compensar o calor enfrentado durante este trajeto, os atletas foram privilegiados com 2 km de bóia-cross nas corredeiras do Rio Tibagi, que estava cheio devido às chuvas ocorridas dois dias antes da prova, o que deixou a descida mais rápida e mais emocionante.
Depois da descida mais 3,0 km de Trekking de volta para retornarem às bikes, nesse momento, a categoria Aventura partia para uma perna de MTB de 10Km, enquanto a Pro, para um percurso de 27 Km. Ambos com uma surpresa! A Aventura deveria atravessar um banhado carregando a bike e depois o rio Três Bocas por um cabo suspenso. Muitos arrepiaram!!!! Mas, com certeza jamais vão esquecer esse momento!!!!
A Pro tinha que atravessar o Rio dos Apertados também por um cabo suspenso com a bike à tira colo, foi muito legal ver a reação dos atletas, e depois da travessia todos se mostravam muito animados.
O restante da prova foi só subindo e descendo morros, e aí prevaleceu o melhor preparo físico no final da prova.
Edeval Aranda Milan (Deva)
Vice-Presidente do Clube de Aventura Norte do Paraná –CANP.
Organização do Circuito Pro Adventure
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website